Atos 8 – Salvação para todos



Atos 8 – Salvação para todos

No entanto os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra”. Atos 8.4.
Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” Marcos 16.15.

Após a ascensão de Jesus aos céus, os apóstolos continuaram em Jerusalém, assim como todos os discípulos e àqueles que se convertiam, porém, a ordenança de Cristo era que o evangelho da Salvação deveria ser pregado em todo o mundo, a todos os homens. Assim, quando a igreja começou a ser perseguida e todos os discípulos espalhados, eles entenderam que deveria pregar o evangelho a todos. Eles entenderam que a salvação não era somente para os judeus, como muitos pensavam.
Filipe, era um dos discípulos que pregavam a Palavra de Deus, usado pelo Senhor para levar a salvação às pessoas que precisavam ouvir a verdade sobre Jesus e ter a chance de serem salvas. Vemos no texto o exemplo de um homem que enganava o povo com magia, e que ele se achegou a Filipe e até foi batizado, porém, não se converteu. O texto nos relata que ele quis comprar o Espírito Santo, “Quando Simão viu que pela imposição das mãos dos apóstolos se dava o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos, receba o Espírito Santo”, Atos 8.18-19.
Esse Simão, não havia compreendido que o Espírito do Senhor, entra em nossa vida quando o recebemos de coração, quando nos entregamos totalmente ao Senhor, não é porque alguém impõe a mão sobre outra pessoa, mas sim, quando reconhecemos verdadeiramente e coração aberto e disposto a ter Jesus como nosso Senhor e Salvador. Hoje em dia vemos muitos falsos pregadores e profetas e afins, que querem vender Deus. Vendem o Espírito Santo, vendem um deus de prosperidade, vendem um deus de milagres, porém, não pregam o Verdadeiro Deus que salva. Esse Simão apresentado no texto, é o retrato de muitos falsos pastores, profetas, pregadores e tantos outros que dizem vir em nome do Senhor, porém, querem lucro para si mesmos. Pedro, guiado pelo Espírito do Senhor, repreende Simão e diz para ele se converter e se arrepender do pecado que estava cometendo. Devemos alertar as pessoas que se deixam enganar por falsos pregadores, para que eles tenham seus olhos abertos e possam enxergar o verdadeiro Deus.

Filipe foi usado por Deus para pregar ali naquela cidade, e depois, guiado pelo Espírito do Senhor, também foi usado para ensinar explicar as Escrituras a outras pessoas. Vemos o encontro de Filipe e o eunuco, onde o mesmo, já reconhecendo o Deus único, voltava de Jerusalém, onde tinha ido adorar, devido à festa da colheita, a celebração onde os apóstolos e a igreja reunida recebeu o Espírito Santo. Filipe se aproxima e pergunta se o eunuco entendia o que lia, ele dá uma resposta que nos faz pensar, “Ele respondeu: pois, como poderei entender, se alguém não me ensinar?”, Atos 8.31.
Como as pessoas podem conhecer a Jesus, se ninguém pregar? Como as pessoas poderão mudar o modo de agir se ninguém ensinar a verdade e os ensinamentos do Senhor?
Hoje vemos que muitos são enganados, porque não há quem ensine! Muitos que sabem, que aprenderam, não estão ensinando, estão se calando. E isso, leva as pessoas sedentas por Deus, a caírem em falsos ensinamentos. Como filhos de Deus, devemos testemunhar e pregar o amor de nosso Pai Celestial que nos ensina e nos orienta, precisamos pregar o amor de Cristo que morreu na cruz para nos salvar, para salvar a todos os homens.
Não podemos nos calar, devemos cumprir nosso dever e a ordenança de nosso Senhor Jesus, pregar o evangelho a todos os homens, em toda a terra.




Comentários

Postagens mais visitadas