Atos 15 – Somente Jesus salva


Atos 15 – Somente Jesus salva

Agora pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?” Atos 15.10.

Hoje em dia vemos muitos que dizem pregar a Palavra de Deus, impor sobre as pessoas jugos e rituais desnecessários e que muitas vezes não condiz com os ensinamentos do Senhor.
Vemos que alguns irmãos que haviam crido, “mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés”, Atos 15.5. Ou seja, aqueles homens que participavam da seita dos fariseus, - homens que eram prepotentes e se achavam melhores que os outros por ofertarem mais, por darem muitas esmolas aos pobres, e tantas outras coisas que faziam – achavam que deveriam obrigar os gentios, ou seja, as pessoas que não eram judias, a se circuncidarem, um ritual que pertence somente ao povo de Israel. Deus quando faz o pacto com Abraão, Ele determina a circuncisão para separar a linhagem de Abraão dos demais povos daquela época e assim, a nação que se iniciaria com Isaque ter um pacto com o Senhor, pois todos os povos naquela época tinham algum ritual, e o ritual determinado por Deus era a circuncisão como meio mostrar que aquele povo era separado por Deus e para Deus.
No entanto, Jesus quando veio para nos salvar, e salvar todos os homens, os rituais caíram por terra. A nação de Israel tem como pacto eterno com o Senhor a circuncisão, que pertence aos judeus, descendentes de Abraão, e nós gentios, não precisamos passar por esse ritual, pois o Senhor que um coração circuncidado e não somente um ritual feito para cumprir uma tradição.
Jesus é que nos purifica e nos salva, não é a circuncisão que determinará quem será salvou ou não, não é o batismo que determinará quem será salvo ou não, mas, aquele que aceitar o unigênito Filho de Deus, Jesus, como seu salvador, esse será salvo.
Assim como o batismo é um símbolo de que aquele que aceitou a Cristo como salvador, morreu para o mundo e nasceu para Cristo, assim a circuncisão também é o símbolo que todos os descendentes de Abraão pertence a Deus, porém, é uma tradição do povo judeu, e aqueles homens não entendiam isso, como muitos também não aceitavam que os gentios podiam e mereciam ouvir sobre a salvação assim como os judeus.
Pedro pergunta porque àqueles homens estavam tentando Deus querendo impor rituais e coisas que o próprio Deus não obrigava os gentios a fazerem, e especialmente, porque eles estavam tentando Deus colocando empecilhos para que os gentios recebessem a salvação.
E temos visto muito disso hoje, homens que se dizem de Deus, colocando empecilhos para que as pessoas e aproximem de Deus. Exigindo rituais e jugos sobre os outros dizendo que se não fizerem determinada coisa, ou não usarem determinada roupa, não serão salvos. Quem morreu na cruz? Foi uma calça ou saia? Foi um cabelo comprido ou curto? Foi a barba? Foi um véu? Foi uma toalhinha suada? Água abençoada?
Jesus morreu na cruz. Jesus foi sacrificado como cordeiro imaculado, sem mancha, sem pecado, sem erro nenhum cometido, um cordeiro puro que levou sobre ele a culpa de todo pecado da humanidade. E ressuscitou no terceiro dia, vencendo a morte eterna e nos dando a vida eterna ao lado do Pai.
Cada vez que alguém diz: se cortar o cabelo, a pessoa vai para o inferno. Se mulher usar calça, vai para o inferno, se pintar a unha está em pecado, e tantos outros absurdos que ouvimos hoje, cada vez que isso acontece, o sacrifício de Jesus na cruz está sendo jogado fora, está sendo desprezado, pois não são coisas terrenas que nos salvam, mas o Sangue derramado de Cristo na cruz.
Sabe se vestir, se comportar, agir, testemunhar de Deus, é algo que devemos fazer sim, e a Bíblia nos ensina, por isso Deus nos deixou a Sua Palavra, para nos orientar e ensinar, e não para nos fazer juízes dos outros irmãos, e muito menos para desprezarmos o sacrifício de Jesus na cruz para nos remir do pecado. Somente Jesus salva.
Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14.6.
O caminho que leva a Deus, é Jesus, por isso aceitá-Lo como salvador nos dá a vida eterna, pois Ele nos mostra o caminho que nos leva para os braços do Pai. Ele é a verdade, que nos mostra que rituais, sacrifícios vãos, tradições, são finitos, podem acabar, porém, Ele nunca acabará, Ele é eterno. E a vida, pois em Jesus recebemos a vida eterna ao lado do Pai, não conheceremos a morte eterna de sofrimento e ranger de dentes onde o caminho da perdição acaba.
Jesus é o único que salva, nada mais, ninguém mais, somente Jesus é o Salvador. 


Comentários

Postagens mais visitadas