Atos 5 – As consequências do pecado e de viver na presença do Senhor



Atos 5 – As consequências do pecado e de viver na presença do Senhor

Enquanto o possuías não era teu? E vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus… Por que é que combinaste entre vós provar o Espírito do Senhor? … imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou.” Atos 5.4;9-10.

Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé, levita, natural de Chipre, possuindo um campo, vendeu-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos. Atos 4.36-37.

Ananias e Safira tentaram enganar a Deus. Eles acharam que mentindo aos apóstolos não seria descobertos. Porém, esqueceram que Deus sabe e vê tudo.
Barnabé era um homem bom e dedicado a obra de Deus, e muitos irmãos que se convertiam ajudavam uns aos outros, apoiando e ajudando as viúvas, órfãos, aos necessitados. Assim como Barnabé, outros irmãos também ofertavam para ajudar os apóstolos e os necessitados. Davam muitas vezes valores de venda de algum bem, que não os faria falta, Jesus nos ensina que devemos ajudar o próximo, porém, se tivermos duas capas, doamos uma, se no entanto, tivermos somente uma capa, não devemos passar necessidade dando a mesma. Podemos dividi-la! Esse é o ensinamento de Cristo. Não passar necessidade para dizer que fazemos algo grande, se não do que dispor, abrir mão, podemos tentar dividir, assim ninguém fica desamparado.
Ananias e Safira, no entanto, mentiram. Eles tinha um terreno, uma posse, o que não é errado, pois Deus nos abençoa para conquistarmos nossos desejos e sonhos, desde que nos dediquemos a lutar e trabalhar para tal. Ambos, porém, após venderem a propriedade, acordaram em si que mentiriam para os apóstolos. A mentira era dizer que o valor que estavam entregando como oferta, era o valor pelo qual ele tinham vendido o terreno, e não era. O Espírito Santo do Senhor alertou Pedro para a mentira que ambos contariam, e Pedro os confrontou, não porque queria que ambos entregassem o valor todo da venda, como o próprio Pedro diz, enquanto o possuías, (ou seja, possuía o terreno), não era teu? E vendido, não estava o preço em teu poder? (Atos 5.4). Aqui vemos que Pedro não queria o dinheiro da venda, nem havia pedido. Deus não precisa de dinheiro, Deus não precisa de nada. O dízimo, a oferta que damos à igreja, é para a manutenção da obra de Deus, ou seja, a igreja tem gastos com água, luz, telefone, internet, limpeza, manutenção (banheiros, prédio, aluguel, etc). E também para sustentar àqueles irmãos que estão no campo pregando a Palavra de Salvação.
Pedro aqui deixou claro para Ananias que o dinheiro era dele, e que ele poderia fazer o que bem quisesse, não precisava entregar tudo, poderia entregar uma parte, ou se caso ele não pudesse, não precisaria entregar nada, pois Deus saberia o motivo da decisão dele. O erro foi que Ananias e Safira queriam mostrar as outras pessoas que eles também, assim como muitos, abriram mão de uma propriedade e entregou tudo para ajudar a igreja, mas em seus corações, eles não queriam ajudar por amor aos irmãos, eles queriam receber elogios, honra, reconhecimento. A soberba em serem reconhecidos e apontados como pessoas que ajudaram com tudo o que tinham, falou mais alto do que realmente darem uma oferta de amor para a obra de Deus. Eles agiram como Caim. Caim não ofertou de coração a Deus, o que fez sua oferta ser rejeitada, assim também a oferta de Ananias e Safira, fora rejeitada, porque estava cheia de soberba e era uma mentira.
Deus não quer as posses que temos, Ele quer nosso coração puro e reto diante d’Ele, pronto a ouvir e seguir seus conselhos para termos uma vida boa e feliz, repleta de benção.
Ofertas, dinheiro, propriedades, nada disso importa para Deus, pois Deus não pode ser comprado. E hoje vemos muitos que se dizem pregadores, vender um deus de bênçãos. Deus abençoa àquele que o busca de todo o coração com sinceridade de espírito e pronto a ser usado pelo Senhor.
E vemos o agir de Deus na nossa vida quando nos dispomos a vivermos segundo seus ensinamentos, quando o anjo do Senhor vai até a prisão e liberta os apóstolos do cárcere. O Senhor cuida de todo aquele que n’Ele crê. Os apóstolos foram açoitados e ameaçados a não falarem mais em nome de Jesus, porém, continuaram mesmo não se importando com o que aconteceria. Deus quer adoradores que O adorem em espírito e em verdade, que tenham o coração voltado para o amor de Deus para com os homens, para anunciar a Salvação que só temos em Jesus o Senhor.
Precisamos sempre nos lembrar, que a honra e glória pertence a Deus, e que nós, devemos ter o coração puro e reto diante do Senhor, e pedirmos sempre para que Deus possa nos purificar, pois somos pecadores, porém, temos o Espírito Santo do Senhor habitando em nós para nos livrar do mal e nos alertar a andarmos sempre no caminho certo que nos leva a Deus.


Comentários

Postagens mais visitadas