Atos 13 – Capacitados por Deus


Atos 13 – Capacitados por Deus

Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e Saulo para a obra que os tenho chamado”. Atos 13.2.

Quando somos chamados por Deus para fazer a obra, Ele nos capacita, “e o enchi do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício”, Êxodo 31.3.
O Senhor nos capacita para fazermos o que é necessário para o crescimento do Reino de Deus. Mesmo quando pensamos que não somos capazes, Deus nos dá a sabedoria e entendimento para cumprir o propósito em nossas vidas. “Certamente Eu serei contigo”, Êxodo 3.12. Quando Deus chama Moisés para libertar o povo do cativeiro no Egito, Moisés diz que não tem capacidade, “Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! Eu não sou eloquente, nem o fui dantes, nem ainda depois que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua”, Êxodo 4.10. Moisés achava que não era capacitado para cumprir a obra de tirar o povo do Egito, mas Deus o capacitou.
Vemos muitos exemplos de homens que foram capacitados por Deus para cumprir os desígnios do Senhor. Josué, Davi, Daniel, Paulo, e muitos outros. Todos confiaram plenamente no Senhor Jesus e cumpriram a ordem do Senhor de anunciar a palavra de Deus.
Paulo quando foi chamado, aguardou três dias para que Ananias o visitasse, e esse quando ouve de Deus que deveria ir ao encontro de Paulo (que ainda se chamava Saulo), teme, pois sabia que a igreja era perseguida, mas Deus diz a Ananias, “este é para mim um vaso escolhido… pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome”, Atos 9.15-16.
Deus capacitou Paulo para ser um pregador do evangelho aos gentios, aos povos que não eram de Israel, ele foi um homem escolhido por ter conhecimento e facilidade de falar à autoridades, reis, pessoas de classe alta e baixa. Paulo sabia o que era ter riqueza e viver na pobreza, ele sabia como falar aos grandes e pequenos, e ele não fazia acepção de pessoas. Inspirado e guiado pelo Espírito Santo do Senhor, ele pregou em muitos lugares, e muitas pessoas receberam a salvação através das pregações que Paulo fez guiado pelo Espírito Santo. Ele se deixou ser usado pelo Senhor, capacitado para fazer o seu papel de pregar a salvação as pessoas que necessitavam ouvir.
Cheio do Espírito Santo e guiado pela autoridade que recebeu de Cristo para pronunciar a salvação, Paulo repreende um homem que estava sendo usado pelo Diabo para desviar as pessoas da fé em Deus, e esse ato de repreensão e manifestação do poder de Cristo faz com que pessoas se salvem, “Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhando-se da doutrina do Senhor”, Atos 13.12.
Também quando Paulo e Barnabé pregam na sinagoga, muitos ali se rendem aos pés de Cristo. As pessoas estão sedentas para receber da água da vida que é Jesus. Pessoas buscam algo que preencha o vazio em suas vidas, e se não tiver quem mostre o que realmente pode preencher esse vazio, elas acabam em caminhos errados. Vemos muitas vidas perdidas nas drogas, alcoolismo, e tantas outras coisas ruins, essas pessoas estão buscando algo para preencher o vazio que sentem em suas vidas, buscam muitas vezes em outras pessoas, e se frustram, se decepcionam, alguns se suicidam porque são traídos, enganados, e o vazio aumenta trazendo dor e sofrimento. Tudo isso porque não há quem mostre Jesus a essas pessoas. Somente Jesus pode preencher esse vazio e dar felicidade, verdadeira alegria e paz ao coração e sentido a vida. Paulo, quando prega ali na sinagoga, apresenta Jesus àquelas pessoas, e quem ali se alegra por ter recebido a água da vida, pede por mais, e mais pessoas se juntam para ouvir, para conhecerem a Jesus, para receberem da água da vida. Mas, pessoas que se deixam ser usadas pelo inimigo, com inveja, blasfemando contra a pregação, tentavam desviar a fé daqueles que realmente buscavam a Deus, e hoje vemos muito disso acontecendo. Quantas pessoas perderam a vontade de ouvir de Deus por causa de enganadores? Por causa de aproveitadores? Homens que se levantam usando em vão o nome de Deus, (não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. Porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o Seu nome em vão. Êxodo 20.7), para ganhos próprios, desviam a fé daqueles que realmente querem buscar ao Senhor, os levando para caminhos obscuros e fazendo-os duvidarem da Palavra de Deus.
Precisamos ter cuidado para falar do Amor de Deus, da Palavra de Deus, precisamos viver aquilo que pregamos, e mostrar que ser cristão, que servir a Deus, é muito mais que simples palavras vazias, promessas sem cabimento, profecias sem fundamento. Servir a Deus, é ser leal e fiel a Sua Palavra, aos Seus ensinamentos e acima de tudo, ser fiel a Deus assim como Deus é fiel para com Seus filhos.
Se deixe ser usado por Deus, não tenha medo, o Senhor nos dá dons e nos capacita para usarmos.





Comentários

Postagens mais visitadas