Atos 2 – O dom de Línguas



Atos 2 – O dom de Línguas

E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Atos 2.4.

“Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se admiravam dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses que estão falando? Como é, pois, que os ouvimos falar cada um na própria língua em que nascemos?” Atos 2.6-8.
“Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia, e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes – ouvímo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus.” Atos 2.9-11.

O dom de línguas é dado a nós por Deus para pronunciarmos a Sua Palavra salvadora a todos os homens. Nessa ocasião, quando os apóstolos e os irmãos em Cristo estavam reunidos celebrando o dia de Pentecostes, receberam o Espírito Santo, o Consolador, prometido por Cristo.

Mas o que é o Pentecostes?
Pentecostes é a celebração do Shavuoth, que significa “semanas”. Para os judeus o Pentecostes é a celebração em agradecimento da colheita, e durava sete semanas. Essa celebração se iniciava após a Páscoa, “Pesah, festa da libertação do Egito”, e no quinquagésimo (50) dia, as família ofereciam os seus dons derivados da colheita. Em Levítico 23.34-44 são indicados os detalhes desta festa.

O dom de línguas foi dado àqueles homens durante a celebração da festa da colheita, realizada pelos judeus desde que se tornaram uma nação após a saída do Egito, seguindo a Lei dada por Deus a Moisés. Naquela ocasião, havia muitos homens reunidos em Jerusalém, os próprios judeus que ali viviam, e os judeus que viviam em outros lugares distantes, mas que vinham à Jerusalém para a celebração da tradição. Assim como também, haviam muitos outros homens de povos diferentes e distantes. O texto relata ao menos dezesseis povos diferentes presentes nessa celebração, e cada um ouviu o que os servos do Senhor pregavam sobre o Cristo Salvador em sua própria língua.
Não foram línguas estranhas que os apóstolos estavam falando. Aos apóstolos e irmãos em Cristo foi dado o dom de falar um idioma diferente para que aqueles gentios, (homens que não eram judeus), pudessem ouvir a Palavra Salvadora de Jesus Cristo nosso Salvador. E cada um ali se admirou ao perceber que entendiam o que os judeus falavam no idioma de sua origem. O verso 11 diz; “ouvímo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus.” Ou seja, não era uma língua estranha, era o idioma de cada povo representado ali por aqueles homens estrangeiros que estavam sendo falados pelos apóstolos. E quando Pedro faz o discurso, pregando sobre Jesus, aqueles homens que receberam o dom de línguas foram usados para que os estrangeiros pudessem entender a Palavra de Deus.
Os apóstolos estavam reunidos ali em uma celebração tradicional para o povo judeu, porém, estavam em comunhão com Jesus, em oração, reunidos para falar do Amor de Deus as pessoas. Jesus diz, “ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”, (Marcos 16.15). Essa ordem de ir por todo o mundo deveria e deve ser cumprida, e como será cumprida? Você, brasileiro, que fala o português, ir para a China e falar em português, algum chinês entenderá o que está dizendo? Não. Porque eles falam mandarim (chinês). Ou seja, para você ir para a China, você precisa aprender o idioma do país. E foi exatamente isso que aconteceu naquele dia, pois os judeus começaram a serem perseguidos por pregar e se espalharam pelo mundo, e com o dom da língua que eles receberam, o evangelho pode ser pregado em toda a terra.
Em Marcos 16.17 diz, “E estes sinais acompanharão aos que crerem; em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas”. Ou seja, para que possamos pregar o evangelho a todos os povos, devemos falar suas línguas para que os mesmos possam compreender o que pregamos.
Deus deu um dom a cada um de seus filhos. “A outro a operação de milagres, a outro a profecia, a outro o dom de discernir espíritos, a outro a variedade de línguas, e a outro a interpretação de línguas, I Coríntios 12.10. Há dom para música, para ministério, para interpretação, para oração, e o dom de línguas que acompanha o ministério reservado por Deus para aqueles que estão verdadeiramente dispostos a serem usados pelo Senhor. 
Quando missionários são enviados para o campo? Esses irmãos recebem o dom de língua para que possam aprender aquele idioma e ali naquele lugar pregar o amor de Deus. E tem aqueles irmãos que recebem o dom de interpretar as línguas para traduzir àquelas pessoas que precisam ouvir a Palavra. A própria Palavra de Deus diz nem todos falam ou interpretam, pois a cada um é reservado o dom que o Senhor nos capacita para cumprir (I Coríntios 12.30). Não devemos nos entristecer, pois os dons são como os membros do corpo, se todos os membros fizessem o mesmo trabalho, como poderíamos viver? Assim também é o dom espiritual dado por Deus a nós, cada um tem uma função para o crescimento do Reino de Deus.







Comentários

Postagens mais visitadas