Atos 17 – Transformar Vidas


Atos 17 – Transformar Vidas


Estes que tem transformado o mundo chegaram também aqui.” Atos 17.6b.

Paulo e Silas pregavam o evangelho por onde passavam, anunciando o amor de Deus e que se nos arrependermos de nossos pecados, somos perdoados e salvos quando aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador.
Ali naquela cidade, como em todas as demais pelas quais Paulo passava, ele pregava o amor de Deus, pois ele queria que as pessoas também tivessem e vivessem o amor do Pai, e assim cumprindo também uma ordenança de Cristo, de pregar o evangelho a toda criatura até os confins da terra.
Porém, como em todas as outras cidades as quais ele visitava, haviam homens que movidos de inveja, iniciavam a perseguição.
O interessante nessa cidade, é que eles não foram somente perseguidos, porém, aqueles homens que não aceitavam a Palavra de Deus, eles afirmaram que “estes que tem transformado o mundo chegaram também aqui”. Ou seja, eles já tinham ouvido falar sobre Paulo e os irmãos que pregavam sobre Jesus, e assim, eles sabiam que muitas pessoas aceitavam Cristo como Senhor e seguiam seus ensinamentos, transformando a vida das pessoas, por isso eles dizem, que tem transformado o mundo, Jesus é o único que pode transformar o mundo, transformar a vida das pessoas perdidas, dar a salvação a humanidade.
Vemos mais uma vez que a perseguição aos irmãos se dá devido a inveja de alguns, inveja porque virão como eles conseguiam expressar o amor de Deus e por verem como as pessoas eram tocadas pelas palavras que eles proferiam. Aqueles homens viram como as pessoas tinham sede e ânsia por ouvirem e aprenderem mais, e isso despertou neles a inveja porque eles não conseguiam tocar a vida das pessoas como Paulo fazia quando falava do amor de Deus.
Também vemos que há diferença entre as pessoas, entre aquelas que querem ouvir e ter certeza se o que estão ouvindo é a verdade ou não, e entre aquelas que não aceitam que outros tenham conhecimento a mais que eles. Em Atos 17.11-12, vemos que os irmãos de outra cidade, não só ouviam Paulo pregar, como também buscavam pesquisar e ler as escrituras para saberem se o que ele dizia era verdade, e quando liam as escrituras e viam que o que ouviam era a Palavra de Deus deixada para eles através dos profetas havia se cumprido, eles criam e glorificavam ao Senhor por terem a chance de serem salvos. E assim, eles se convertiam e se entregam a Cristo aceitando Jesus como Salvador e Senhor, pois viam nas escrituras que a promessa do Messias havia se cumprido.
Precisamos ter esse cuidados, não somente ouvir alguém falar, mas também, ler a palavra de Deus e entender, compreender, não ao nosso modo, mas pedir a Deus a sabedoria vinda d’Ele para que possamos compreender a Palavra e assim termos o entendimento em Deus da Bíblia e podemos saber se o que temos ouvido de muitos que pregam, é a verdade.
Nós homens, seres humanos, não temos a verdade absoluta, pois não sabemos de tudo, não conhecemos tudo, porém, quando buscamos a Deus, o Senhor nos dá sabedoria e entendimento em Sua Palavra para que possamos compreender e entender o que Ele deseja para nossa vida, a felicidade, paz, e a nossa salvação.
Quando nos rendemos a Jesus e seguimos seus ensinamentos, tentando não cometermos mais erros, nos revoltamos com o pecado. Uma vez que nos rendemos a Cristo, e temos a consciência do que é errado e certo, procuramos viver da maneira correta, procuramos nos abster dos erros e tentações, tentamos viver uma vida sem manchas, e o pecado, o erro nos revolta, nos entristece, nos corrói. Paulo, enquanto estava em Atenas, se sentia assim, revoltado por ver o pecado reinando naquela cidade e na vida daquelas pessoas, eles se entristecia por ver tantas pessoas trilhando um caminho oposto da felicidade que Deus o nosso Pai desejava para elas.
Ele começa a falar aqueles cidadãos sobre o Senhor Jesus, e ele diz que percebia como aquele povo era religioso, porém, ser religioso não significa ser salvo. A religiosidade não salva ninguém, pois são somente doutrinas e costumes e tradições criadas pelo homem muitas vezes, e que não leva ao caminho da salvação. Por isso precisamos estudar a Palavra de Deus, precisamos buscar em Deus entendimento para compreender as Escrituras e assim ouvir o Senhor falar conosco. Não podemos deixar sermos enganados por qualquer um que diz pregar, precisamos estudar e buscar a Deus. A salvação é individual, e embora necessitamos da comunhão com os irmãos, cada um precisa buscar a Deus para que possa ter intimidade com o Pai.
Paulo se surpreende ao ver que além de muitos deuses que aquele povo servia, eles haviam levantado um altar ao ‘deus desconhecido’, pois, eles tinham medo de ter esquecido de algum deus e serem castigados por isso, Paulo, então, aproveita essa oportunidade e prega para eles o Deus que eles não conheciam, e começa a apresentar Jesus. Muitos ali ouviram e abriram seus corações para receberem a Cristo como Senhor, pois eles estavam sedentos pela verdade, sedentos em busca da água da vida que salva. Paulo, mais uma vez foi usado para transformar vidas que estavam perdidas sem direção. E é assim que devemos ser, devemos ser instrumentos para transformar a vida das pessoas que estão perdidas sem direção. Quando nos deixamos ser usados pelo Senhor, tocamos as vidas das pessoas ao nosso redor e temos a oportunidade de testemunhar do amor de Cristo em nossa vida e de como nós mesmo fomos transformados e somos transformados a cada dia vivendo com Jesus.
Quando somos usados por Deus e testemunhamos o agir e o poder de Deus em nossa vida, nós podemos transformar os que nos rodeiam e cercam. Ser usado pelo Senhor, é ser usado para transformar vidas e o mundo em que vivemos. Precisamos fazer a diferença, precisamos ser instrumentos de transformação.

Comentários

Postagens mais visitadas