Atos 26 – Quando o nosso passado não vale, mas o presente condena


Atos 26 – Quando o nosso passado não vale, mas o presente condena


A minha vida, pois, desde a mocidade, o que tem sido sempre entre o meu povo e em Jerusalém, sabem-na todos os judeus.” Atos, 26.4.

Paulo, está se defendendo mais uma vez das falsas acusações que fizeram contra ele, porém, ele desabafa, “a minha vida, todos sabem desde a minha mocidade”, ele aqui desabafa um pouco da frustração de ser acusado injustamente, onde ele revela que aqueles homens que queriam matá-lo, o conheciam desde jovem. Conheciam tudo o que ele tinha feito entre os judeus e para os judeus.
Paulo muitas vezes se livrou de algumas situações porque era cidadão romano. Ele tinha dupla cidadania, judeus e romano. Devido a sua cidadania romana, ele tinha “regalias”, não poderia ser condenado sem um julgamento onde pudesse se defender e apelar para o imperador. Não poderia ser torturado sem motivo, entre outras coisas, porém, ele também era judeu, e vivia a tradição dos judeus fielmente.
Aqui ele desabafa, sua fala, nos dias de hoje seria, “eles me conhecem desde a juventude, sabiam tudo o que eu fazia contra os que pregam o evangelho, e depois souberam tudo o que aconteceu, e ainda assim, inventam mentiras a meu respeito, todos me conhecem”. Esse era o verdadeiro sentimento que Paulo sentia, a traição da parte dos judeus e sacerdotes que, no passado o usaram para matar inocentes que não concordavam com o que esses “poderosos” da nação diziam e faziam.
Paulo confessa que foi fariseu, uma raça de pessoas hipócritas, como disse Jesus. Pessoas que cumpriam as tradições do povo judaico, só para terem visibilidade. Jesus os chamou de sepulcros caiados, ou seja, nojentos e podres por dentro, que cuidavam somente da parte exterior para todos verem, mas não se preocupavam com a parte interior, que é o que importa a Deus. O Senhor conhece os corações e sabe exatamente o que cada ser humano pensa.
Não importa o que houve no passado, para o Senhor o tempo do passado ficou para trás, quando nos arrependemos e pedimos que o Senhor cuide, não precisamos mais nos preocupar.
Porém, sempre existe alguém, quer “ver para crer”, e aquela pessoa que diz entregar nas mãos de Deus, mas quer dar seu próprio jeito.
Com Deus não é assim que funciona. Deus não é empregado para receber ordens, nem ouvir gritos, Ele é nosso Pai e amigo, está ao nosso lado, quer conversar com vocês, como conversamos com pessoas ao nosso lado. Ele cuida de nós, nos uni a Ele e aos demais irmãos.
Paulo, quando inicia sua defesa, diz isso, que todos ali o conheciam, porém, mesmo que eles estivem inventando aquela mentira, Deus nunca o abandonaria.
Mesmo em meio às acusações, Paulo nunca deixou de falar de Deus e do amor de Deus, pela humanidade. Ele testemunha a mudança de vida que teve ao se encontrar com Cristo no caminho para Damasco, e mostra a todos com sua história de vida e relacionamento com o Pai, como a vida com Cristo é maravilhosa, embora tenha enfrentado dificuldades e perseguições na caminhada, Paulo, mostrou que vale a pena viver ao lado de Jesus.
O rei e o governador que ouviam seu testemunho, viram que as acusações não era verdadeiras, mas aqueles acusadores, se enchiam de raiva cada vez mais, pois sabiam que suas mentiras não estavam surtindo o efeito que eles queriam, a morte de um filho e servo fiel ao Senhor.
O passado de Paulo não valia mais nada para aqueles sacerdotes e judeus que o queriam morto, pois, Paulo havia “mudado de lado”, ele tinha reconhecido que estava fazendo o mal e não o bem, e indo contra as Escrituras, mas existem homens, que preferem permanecerem em seus erros porque não terão “regalias e mordomias” que estão acostumados. Não terão poder.
Vemos hoje, quantos homens se dizem “homens de Deus”, mas pregam o que desejam para terem reconhecimento e fama? Enganam o povo que está sedento por Deus, e muitas pessoas não conseguem perceber a enganação que vivem.
Precisamos, como corpo de Cristo, como irmãos em Cristo, abrir os olhos uns dos outros para não permitirmos que ninguém seja enganado. Precisamos ter o cuidado para alertar as pessoas que elas estão idolatrando homens que querem somente ter poder e influência, e não ensinam a amar a Deus. Não permitem que as pessoas conheçam o verdadeiro Deus, somente ensinam sobre um deus de medo, ira, raiva, condenação. O Senhor Deus não é carrasco, Ele não é medo, Ele é amor.
Precisamos saber respeitar e amar as pessoas, viver o respeito que queremos receber, viver o amor que queremos sentir e receber, e acima de tudo amar e honrar o Senhor nosso Deus.
Deus é Pai e os ensina a viver bem, só precisamos estar dispostos a aprender, e então, o passado ficará no passado, e o presente não condenará, mas nos preparará para a vida eterna ao lado do Pai.

Comentários

Postagens mais visitadas