Atos 9 – Escolhidos para um propósito


Atos 9 – Escolhidos para um propósito.

Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel; pois eu lhe mpstrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome.” Atos 9.15-16.

Saulo, como era chamado, (seu nome de nascimento), participou e consentiu na morte de Estevão, o primeiro mártir, o primeiro a morrer por pregar o nome do Senhor Jesus. Saulo estava ali no momento da morte de Estevão, e nada fez para impedir. E ainda vemos no início do texto que ele pede para os principais sacerdotes cartas que lhe dê autoridade para prender os seguidores de Cristo. Nesse contexto de sua vida e atitudes, Saulo tem um encontro com Jesus.
O Senhor Jesus aparece para Saulo no caminho de Damasco, onde somente Saulo viu a luz que o cegou, a glória do poder de Cristo. Os soldados que o seguiam somente ouviram a voz do Senhor Jesus, “os homens que viajavam com ele, quedaram-se emudecidos, ouvindo, na verdade, a voz, mas não vendo ninguém”. Atos 9.7. Aqueles soldados ouviram a voz do Senhor, porém, não viram nada. Saulo teve esse encontro com Jesus, ele viu a glória de Cristo, a luz brilhante que o cegou, com um propósito, para que ele cresse que Jesus é o Filho de Deus. “Ele perguntou: quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues”. Atos 9.5. Saulo, achava que os seguidores de Jesus estavam somente fazendo algazarra, pregando uma mentira, porém, Jesus pareceu para ele para provar que Ele é real. O encontro de Saulo foi para mostrar a ele (Saulo) que Jesus é o Cristo, o Redentor. Quando Ananias recebe a ordem do Senhor para visitar Saulo, ele teme. Com razão. Saulo era perseguidor de todos os seguidores de Cristo, e todos sabiam que ele tinha autoridade vinda dos principais sacerdotes para pender a todos que proclamassem o nome de Jesus. Isso era para a igreja, um tormento, pois os irmãos tinham medo do que poderia acontecer, especialmente depois do que havia acontecido a Estevão.
Ananias ainda questiona o Senhor, “respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca desse homem, quantos males tem feito aos teu santos em Jerusalém?”. Atos 9.13.
Não é errado ter medo. Somos seres humanos e sentimos medo. Sentimos receio do que pode acontecer. Saulo, assim como muitos, perseguiam a igreja de Cristo e os irmãos, e todos aqueles que se convertiam. Muitos males foram executados contra os seguidores de Cristo naquela época. Ananias tinha razão em sentir medo, e ele não errou em questionar o Senhor, pois o Senhor quer ter essa relação conosco, de perguntarmos e mostrarmos o que estamos sentindo, não é questionar o porquê das coisas, mas perguntar a Deus para entendermos o propósito que o Senhor tem para nós. Ananias era um discípulo e seu propósito naquele momento, foi de ir ao encontro de Saulo e mostrar a ele que o perdão e amor de Deus é maior do que tudo. Ele estava com medo, porém, o medo não o impediu de cumprir o propósito que o Senhor reservou para ele cumprir na vida de Saulo. “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel; pois eu lhe mpstrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome.” Atos 9.15-16.
Deus escolheu Saulo para ser um pregador do evangelho para povos estrangeiros e para Israel. O propósito na vida de Saulo ia muito além do que ele mesmo poderia enxergar. Cada um de nós tem um propósito na vida, devemos estar dispostos a cumpri-lo. Saulo estava disposto a cumprir o que ele achava correto, ele achava que aqueles homens estavam indo contra a Lei de Deus, dada a Moisés, porém, ele (Saulo), estava errado. Aqueles apóstolos e discípulos, estavam cumprindo as escrituras e ordenanças de Cristo ao pregar a salvação. Saulo só precisa enxergar a verdade, e Jesus conhecendo o coração dele, (como conhece o coração de todos), Jesus apareceu para Saulo ali no caminho para Damasco, para que Saulo entendesse e enxergasse a verdade, que o Cristo foi crucificado e ressuscitou e agora está assentado a direita do Pai Celestial.
Após a sua conversação, Saulo passou a ser perseguido. Primeiro, pelos próprios homens que diziam servir a Cristo, que com medo de que ele estivesse mentindo para se aproximar deles, tramaram matá-lo. Mas, Jesus está sempre ao lado daquele que o recebe de coração aberto e disposto a ser transformado e servir ao Pai, e os irmãos que acreditavam na conversão de Saulo, o ajudaram a escapar e voltar para Jerusalém, onde ele também achou resistência e muitos duvidavam de sua conversão. Isso também nos ensina que, nós não somos ninguém para dizer ou julgar quem se converteu de verdade ou não, somente Deus conhece o coração dos homens. “Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”. Jeremias 17.10.
Deus mostrou a Saulo o que era ser perseguido por amor a Jesus, ele, antes, perseguia a todos que invocavam o nome de Jesus, e agora, ele também era perseguido, não por vingança, mas para que ele fosse exemplo aos irmãos da igreja, exemplo de que todos merecem receber a salvação em Cristo Jesus, exemplo que Jesus transforma vidas quando é aceito como Salvador e Senhor, exemplo de que o amor de Cristo pode mudar a vida e fazer a pessoa ser uma nova criatura. “Pelo que se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”. 2 Coríntios 5.17.



Comentários

Postagens mais visitadas