Atos 12 – Deus é Soberano



Atos 12 – Deus é Soberano.

A perseguição à igreja aumentava cada vez mais. Judeus que não aceitavam a palavra da verdade, da salvação em Cristo Jesus, procuravam matar os apóstolos e discípulos, e com isso os irmãos se espalhavam, levando a salvação a outros povos e também sofriam por viverem em Jerusalém. Nesse contexto, Pedro e Thiago são presos, Thiago é morto à espada, o texto diz que Herodes (Agripa I), viu que agradava aos judeus e por isso decidiu prender Pedro para o entregar ao povo na Páscoa.
Herodes foi um perseguidor de Jesus, seu avô, Herodes o Grande, foi o responsável por Maria e José terem fugido para o Egito quando Jesus ainda era bebê, pois queria matar Jesus com medo de perder o trono de Israel. Após anos da ressurreição de Cristo, Herodes (nome dado aos reis da linhagem de Herodes o Grande), agora persegue a igreja de Cristo e aos apóstolos.
Pedro, era bem vigiado, “havendo-o prendido, lançou-o na prisão, entregando-o a quatro grupos de quatro soldados casa um para o guardarem”, Atos 12.4.  Dezesseis soldados para cuidarem de Pedro. Podemos ver o medo e receio que o rei e os demais judeus (principais sacerdotes, fariseus e outros) tinham de Pedro e dos apóstolos. Mas também podemos ver como o Senhor age na vida daquele que O amam e não tem vergonha ou medo de dizer e testemunhar que pertencem ao Senhor.
Pedro é liberto por um anjo. O Senhor enviou o anjo para o libertar, pois Pedro ainda tinha um propósito a ser cumprido e muitas pessoas ainda precisavam ouvir sobre Jesus e como o Senhor age e protege e livra do mal àqueles que se entregam para viver com Cristo.
Não podemos ter medo do que irá acontecer. Claro, somos seres humanos, temos medo, sentimos medo, porém, quanto temos Cristo em nossa vida, sabemos que Deus está conosco nos protegendo, e que o que quer que aconteça, o Senhor estará ao nosso lado. Jesus sofreu na cruz por nós, derramou seu precioso sangue, deu a vida por nós, e nós o que fazemos para agradecer? Somos gratos?
Sofrer por amor de Jesus é um pequeno preço a ser pago, porém, não é o sofrimento que o Senhor deseja para nós, porém, o mundo que jaz no maligno, nos faz sofrer por provarmos que amamos a Jesus. O mundo, nos oferece muitas coisas, porém, nem todas as coisas são boas para nossa vida, e com isso, temos que escolher, negar a Cristo ou negar o mundo. Podemos viver em paz aqui? Sim. Mas também, temos que saber que uma hora, seremos perseguidos, ultrajados, maltratados, receberemos preconceito, pois o mundo anda contra o caminho do Senhor. E precisamos estar prontos para enfrentarmos essas coisas. Também temos que saber que o Senhor nunca nos abandona e está sempre ao nosso lado, em todos os momentos.

Também vemos no texto a história de Herodes Agripa I, que após o desaparecimento de Pedro, e outros eventos que o irritavam, ele se ajuntou para uma celebração na qual ele proferia palavras ao povo. E alguns começaram a dizer que ele parecia um deus. Herodes, que conhecia a lei dada a Moisés, pois era rei na Judéia, Cesaréria, não corrigiu o povo, pelo contrário, gostou de receber aquele título e ser chamado e adorado como deus. Então, o Senhor, o castigou. Ele foi ferido e morreu uma morte horrível.
Não podemos querer ter o lugar de Deus, Deus é Deus. O Senhor, o Criador. Deus nos respeita e aceita as nossas escolhas, porém, também exige ser respeitado.
A pessoa não quer acreditar em Deus, o Senhor respeita essa escolha da pessoa, porém, nunca devemos querer tomar o lugar de Deus. Assim aconteceu com Lucífer, que quis tomar o lugar de Deus e foi expulso do céu, e ele põe esse desejo no coração do homem para afastar o homem do Senhor. O desejo de ser igual ou superior a Deus é o que nos faz nos afastarmos cada vez mais do Senhor.
Temos o exemplo de muitos homens que negavam a Deus, mas, também temos os exemplos de muitos homens durante o decorrer da história que quiseram se igualar a Deus e sofreram mortes terríveis. Nunca devemos blasfemar contra o Senhor, pois esse é o único pecado sem perdão. A blasfêmia contra o Espírito Santo.
Herodes quis ser um deus, quis o lugar de Deus, e sofreu a consequência de seu pecado e arrogância. Precisamos ter cuidado para não cometermos o mesmo erro.
Deus usa muitas formas de propagar a sua mensagem, de fazer a palavra da salvação ser levada aos homens para que eles possam ouvir, e se arrepender de seus pecados. Esses acontecimentos mostrados em Atos 12, fez a palavra do Senhor ser propagada e muitos creram porque viram o que acontecia, viam o agir do Senhor na vida dos apóstolos e discípulos.
Temos deixado Deus agir em nossa vida para que a Palavra do Senhor seja pregada?
Precisamos avaliar nossa vida e nossa intimidade com Deus para que possamos ser usados por Ele para levar a salvação a todos que necessitam.

Comentários

Postagens mais visitadas