Atos 10 – A Salvação é para todos


Atos 10 – A Salvação é para todos

Não chame tu comum ao que Deus purificou”. Atos 10.15.
Então Pedro, tomando a palavra, disse; Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas. Mas que Lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, O teme e pratica o que é justo”. Atos 10.34-35.

Os judeus achavam que a salvação era somente para Israel. Embora Jesus tenha deixado a ordem de ir e pregar o evangelho a toda criatura (Marcos 16.15), eles não entendiam que o pregar a toda criatura, era a todos os homens, em todas as nações, e não somente aos judeus espalhados na terra. Pedro, foi chamado por Deus para ir até a casa de um homem que como muitos judeus, ele não julgava merecedor, pois ele mesmo diz que para ele e muitos judeus, Cornélio e os seus, eram tidos como comuns e imundos (gentios), “e disse-lhes: vós bem sabeis que não é lícito a um judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem devo chamar comum ou imundo”. Atos 10 28.
Os judeus não se misturavam com estrangeiros, devido a história de Israel, que muitas vezes se deixaram contaminar com as maldades de estrangeiros em seu meio, foi dado uma ordenança de que os judeus não deveriam se misturar com estrangeiros, em Neemias vemos que quando os judeus retornam do cativeiro, muitos deles haviam se casado com estrangeiros, e esses estrangeiros levavam consigo imagens e idolatria, e isso já havia causado a ruína e destruição do reino de Israel, depois de Judá. Mas agora, na época de Jesus, não havia mais isso. Agora Israel era uma nação, e os judeus seguiam a Lei de Deus, e dentro de “seguir” a Lei de Deus, foi criado seitas, fariseus, prosélitos, e outros que queriam ser “mais santos” que os demais. Que julgavam os outros por não darem esmolas aos pobres, ou por não ofertarem mais que alguns, e ser fiel a Deus não estava sendo feito, mas homens estavam querendo comprar a santidade perante o Senhor.
Jesus veio para libertar o povo do cativeiro da falsidade, da hipocrisia, e do pecado. Muitos faziam sacrifícios conforme a lei ordenava, porém, era somente um ritual, pois em seus corações, não havia o verdadeiro arrependimento, e Jesus veio para trazer a paz e a salvação.
Cornélio, era um homem da coorte Italiana, mas temente a Deus. Ele conheceu o Deus Vivo e se converteu, mas não conhecia a Jesus, e precisava de alguém que o ensinasse sobre o arrependimento e Salvação em Cristo. “pois como poderei entender, se alguém não me ensinar?” Atos 8.31. Assim como aquele eunuco etíope que fora em Jerusalém adorar a Deus e lia o livro do profeta Isaias, mas não compreendia porque não havia quem o ensinasse, assim também Cornélio e sua família, não tinham quem ensinasse a eles o caminho da Salvação. O arrependimento e aceitar a Jesus como Senhor e Salvador.
Pedro é levado ali, guiado por Deus, para levar a salvação àquela casa e família e pessoas que se reuniram para ouvir a verdade, para conhecerem o caminho que leva ao Deus Vivo. Assim, Pedro e os irmãos que o acompanhavam, viram e entenderam que todos os homens, sem exceção merecem ouvir de Jesus e receber a salvação, se assim se arrependerem e aceitarem a Cristo como Senhor e Salvador. Deus manifestou seu poder ali naquela casa, para provar e mostrar que todos os homens são filhos de Deus por adoção quando recebem Jesus em suas vidas. E que não devemos julgar quem merece ou não ouvir sobre a salvação. Nós somos homens, seres humanos com falhar e pecadores como todos os demais, mas somos agraciados por termos recebido a graça da Salvação em Cristo, e devemos pregar o evangelho a todos os homens em toda a terra.


Comentários

Postagens mais visitadas