Atos 11 – A graça de Deus é para todos


Atos 11 – A graça de Deus é para todos

Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que dera também a nós, ao crermos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu, para que pudesse resistir a Deus?” Atos 11.17

Jesus disse, “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir”. Mateus 5.17. “Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento.” Lucas 5.31-32.

Os judeus, os que eram da circuncisão, o que era isso? Eram judeus que seguiam a lei de Moisés, o pacto feito por Abraão, onde todo a criança, nascido homem, deveria ser circuncidado ao oitavo dia. Para os judeus, somente eles, judeus, circuncidados, mereciam a salvação, somente eles deveriam ouvir sobre Jesus. Eles achavam que Jesus tinha vindo para salvar a Israel, e somente Israel. “Aqueles, pois, que foram, dispersos pela tribulação suscitada por causa de Estevão, passaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra , senão somente aos judeus”. Atos 11.19.
Quando Pedro vai a casa de Cornélio, cidadão italiano, os judeus e demais apóstolos, se contrariam, pois, Pedro foi a casa de um imundo, um incircunciso, um gentio. Alguém que não eles não deveriam interagir. Eles ainda não tinham o entendimento e compreensão de que Jesus veio para salvar o mundo todo, todos os homens, a humanidade.
Pedro então, conta a eles o que aconteceu. A visão que teve, onde Deus o repreende para não chamar de imundo ou comum o que foi purificado pelo Senhor. O que isso significa? Que quando a pessoa se converte, reconhece que Jesus é o Senhor e O aceita como salvador, essa pessoa é purificada de todo pecado, e se torna um filho de Deus através de Jesus. Então, não podemos chamar ninguém de imundo ou comum. Não temos o poder de conhecer o coração das pessoas, somente Deus conhece o coração, “Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, e provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”, Jeremias 17.10.
Somente Deus conhece o coração do homem, e assim, Ele nos purifica quando nos arrependemos de nossos pecados, e nos entregamos a Cristo.
Os apóstolos e discípulos e irmãos da igreja naquele tempo, ainda não entendiam que a ordem de Cristo de “portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado”. Mateus 28.19-20. Era para pregar o evangelho a todos os homens sem exceção, sem fazer acepção de pessoas. Não era somente pregar aos judeus espalhados pelas nações, mas sim a todos sem deixar ninguém de fora. E como eles se concentravam somente em pregar para os judeus e continuavam somente em Jerusalém e Judéia, Deus permite que a perseguição os faça serem espalhados pelas cidades e países. Eles foram dispersos, e assim, então, eles começaram a pregar. E nesse contexto, Deus mostra aos apóstolos, que também os gentios merecem a salvação, a graça do amor de Deus para conosco, esse amor que Jesus mostrou e provou na cruz, morrendo em nosso lugar para nos salvar da perdição.
Pedro então, quando conta a todos o poder de Deus manifestado ali na casa daquele homem, ele fala aos demais, “Se Deus lhes deu o mesmo dom que dera também a nós, quem era eu para que pudesse resistir a Deus?”, e hoje vemos muitas pessoas resistindo a Deus. Pessoas que não querem deixar o orgulho de lado, pessoas que querem mandar em Deus, dizendo “eu ordeno que tal coisa aconteça”, “eu não aceito que tal coisa aconteça”, e tantas outras falar que temos ouvido nos dias de hoje. Deus não recebe ordem de ninguém para ouvir de um homem “eu não aceito” ou “eu ordeno”, quem somos nós para resistir a Deus? Quem somos nós para dar ordens a Deus?
Senhor, incute-lhes temor! Que as nações saibam que não passam de meros homens”. Salmos 9.20
Precisamos nos lembrar que somos meros homens, que não temos poder nenhum, que sem Deus não somos nada, e que não podemos mandar em Deus. Deus é Pai, mas Ele é o Senhor, o Criador, o Dono de tudo e todos. E embora Deus seja o Soberano, Ele nos dá a liberdade de vivermos como quisermos, fazendo as nossas escolhas, porém, não podemos confundir a liberdade que Ele nos dá, com poder de querer mandar em Deus. Deus respeita nossas escolhas, mas Ele também nos mostra que Ele tem todo o poder, e quando O desrespeitamos, Ele nos faz enfrentar as consequências. Sabe aquela lei da física, “toda ação tem uma reação?”, então, toda escolha trás uma consequência, e se escolhemos enfrentar o Senhor, as consequências são muito grandes. Deus é amor, mas também é justiça, e a justiça de Deus, é tremenda, maravilhosa, e grande em temor, pois Deus é Deus.
Não devemos, fazer acepção de pessoas, não devemos ir contra os propósitos de Deus na vida no homem, não devemos enfrentar Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas