Atos 16 – Usados por Deus


Atos 16 – Usados por Deus

De noite apareceu a Paulo esta visão: Estava ali em pé um homem da Macedônia, que lhe rogava: passa à Macedônia e ajuda-nos. E quando ele teve esta visão, procurávamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho.” Atos 16.9-10.

Paulo e Silas estavam pregando o evangelhos em várias cidades, e vemos que eles juntamente com Timóteo, seguiam pregando a muitos e visitando as igrejas que já haviam sido iniciadas por meio da pregação. Interessante que vemos que ao levarem Timóteo com eles, Paulo pede que ele passe pela circuncisão, já que sua mãe era judia e seu pai grego, pois Paulo sabia que alguns judeus poderiam contender ou criar certa desavença por Timóteo não ter sido circuncidado, tradição dos judeus, já que sua mãe era de origem judia. Para evitar desentendimentos entre os irmãos e mais discussões, Timóteo aceita esse pedido e é circuncidado. Muitas vezes, precisamos fazer algumas coisas, desde que não vá contra a Lei do Senhor, para evitarmos desavenças entre os irmãos em Cristo, não porque eles estão certos ou algo do tipo, mas para evitar discussões desnecessárias que não nos edificam. Um exemplo de que algumas vezes, é melhor evitar contendas para que a Obra do Reino de Deus não tenha nada para atrapalhar.
Assim, Paulo, Silas e Timóteo seguem visitando as igrejas e confirmando os irmãos em Cristo Jesus, ensinando-os e orientando a permanecerem nos caminhos do Senhor. O texto mostra que eles tentaram seguir para um determinado lugar, porém o Espírito Santo não permitiu. Não porque o Senhor não queria que a salvação fosse pregada naquele lugar, mas porque eles precisavam ir para outro local onde eles deveriam trabalhar. Quando nos deixamos ser usados pelo Senhor, Deus nos mostra o que Ele planejou para nossa vida. Paulo tem uma visão, um aviso do Senhor para onde eles precisavam seguir e então, pregar o evangelho.
Ali naquela região, pessoas precisavam ouvir a Palavra de Deus. Muitas vezes queremos ir para um lugar porque é um lugar bonito, famoso, com certo reconhecimento, mas nem sempre esse lugar é onde precisamos estar e pregar. Muitos querem ser chamados para pregar em lugares “de luxo”, cidades esplêndidas, mas e aqueles lugares onde há guerra? Fome? Como temos visto, exilados e refugiados? Também precisamos pregar nesses lugares. Quando nos entregamos para fazer a obra do Senhor, Ele nos mostra onde nós devemos estar e onde precisam de nós.
Paulo é levado à Macedônia para pregar àquele povo que necessitava ouvir da salvação. Através da pregação que uma pessoa ouviu, toda a sua casa se converteu. Vemos a conversão de Lidia, ela creu, e levou todos da sua casa para ouvirem a palavra da salvação, assim, dando a oportunidade a todos de serem salvos.
Vemos a jovem que era usada para ganhos de pessoas gananciosas. Aquela jovem estava endemoniada, e aqueles senhores para os quais ela trabalhava, não se importavam dela viver dessa forma horrenda, mas queriam somente ganhar dinheiro, se aproveitavam do tormento que aquela jovem vivia para terem lucro. Deus permitiu que ela perseguisse a Paulo por alguns dias, e assim, ela pôde ser liberta do espírito imundo que a atormentava. Paulo usou a autoridade do Nome de Jesus para libertar aquela jovem e levar a salvação para ela.
Devido a isso, eles foram presos, e muitas pessoas dizem, “por que Deus permitiu que eles fossem presos se eles estavam fazendo a obra de Deus? Que Deus é esse que permite isso acontecer?”, naquela prisão, muitas pessoas precisavam testemunhar o agir de Deus na vida daqueles irmãos, para assim alcançarem a salvação. O texto nos relata a conversão do carcereiro, porém, podemos entender também, que os presos ali tiveram a oportunidade de receberem a salvação, pois virão o agir de Deus. “Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam.” Atos 16.25. Os presos escutavam os hinos e as orações, testemunharam a alegria deles, embora estivessem presos e acusados injustamente. Paulo e Silas mostraram que devemos perseverar e confiar no Senhor em todo o tempo e em qualquer situação, não importando onde estamos ou o que enfrentamos, quando nos colocamos na mãos do Senhor, Deus cuida de nós.
De repente houve um tão grande terremoto que foram abalados os alicerces do cárcere, e logo se abriram todas as portas e foram soltos os grilhões de todos.” Atos 16.26. Os presos que ouviam os cânticos e orações de Paulo e Silas, testemunharam o poder de Deus em favor de Seus servos. Eles viram e sentiram o que Deus estava fazendo para seus servos, libertando-os dos grilhões, e eles também foram libertos. Isso mexeu com eles e com certeza o espanto e admiração foi grande, e todos queriam entender o que estava acontecendo, tanto que o texto afirma que nenhum deles fugiu, pelo contrário, continuaram onde estava, dentro do cárcere, “Mas Paulo bradou em alta voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, porque todos aqui estamos”. Atos 16.28. Todos ficaram ali, por medo do que houve, talvez, por quererem saber mais, por desejarem ouvir mais sobre o Deus que Paulo e Silas serviam e os libertara dos grilhões. Pessoas ali naquele lugar precisavam ouvir do amor e salvação em Jesus, inclusive aquele carcereiro, que após ouvir sobre Jesus e a salvação, levou Paulo e Silas a sua casa para que sua família também fosse salva ao receberem Cristo em suas vidas.
Mesmo sofrendo açoites, humilhação, Paulo e Silas glorificaram a Deus, e o Senhor os usou para salvar vidas naquela prisão, naquela cidade.
Quando nos entregamos de todo o coração a Deus para sermos usados para a obra do Reino de Deus, o Senhor nos mostra o que Ele deseja que nós façamos, e nos capacita, em sabedoria, entendimento, força, fé. Quando confiamos que Deus está conosco, nos guiando onde devemos ir e no que precisamos fazer, tudo acontece, e não importa a situação que enfrentamos, o Senhor sempre estará ao nosso lado nos protegendo, fortalecendo, sendo a nossa rocha, o nosso refúgio, o nosso socorro bem presente na angústia, e nossa luz na alegria.
Entreguemos nossa vida a Deus, e tudo o mais Ele fará.

Comentários

Postagens mais visitadas