Mateus 5. 17-20 – Cumprir a promessa

 


Mateus 5. 17-20 – Cumprir a promessa

Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.”

Deus sempre cumpre a Sua palavra, temos muitos exemplos na Bíblia que relata as promessas, as profecias e o cumprimento delas. Ainda hoje a Palavra de Deus se cumpre em nossas vidas e na vida de todas as pessoas que vivem nesse mundo, mesmo que elas não creiam ou não queiram crer.

Hoje em dia ouvimos muito as pessoas dizendo que “está chegando o fim”, ou “Jesus está voltando”, devido as maldades e atrocidades que acontecem, mas a verdade é o que o fim se aproxima desde o momento em que Deus prometeu que os salvos viveriam no céu com Ele, e Jesus não está voltando, Ele voltará! O caminho do céu até aqui não é tão distante para Ele ainda estar no meio do caminho , Ele voltará na hora determinada pelo Pai.

Nesse texto, Jesus afirma que Ele veio cumprir a promessa de Deus, ou seja, a promessa de sua volta ainda se cumprirá, e aguardamos por isso. Mas aqui, quando Jesus inicia seu ministério e começa a ensinar, Ele esclarece algo muito importante, que nos dias de hoje ou é ignorado ou é ensinado errado, Jesus não veio destruir a Lei, Ele veio cumprir a Lei e a promessa!

Não me lembro o nome da música, mas escutei uma cantora gospel (que acredito deva refletir na letra da música que canta), onde ela diz que Jesus destruirá tudo e fará de novo. Jesus não destrói nada. Vamos refletir na Palavra de Deus, “o ladrão vem senão para matar, roubar e destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”, João 10.10. Quem é o ladrão? O Diabo. Ou seja, quem destrói é o Diabo, Cristo não destrói nada. Jesus salva!

Precisamos ter cuidado com os ensinamentos que são distribuídos sem responsabilidade e que tem levado as pessoas a pecarem e serem enganadas. Jesus é Deus e Deus não destrói, Ele veio para nos salvar.

Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da Lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Qualquer pois que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menos no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reio dos céus.” Mateus 5.18-19.

Hoje temos ouvido tantos ensinamentos errados, tantas heresias que distorcem a Palavra de Deus, e isso faz com que as pessoas sejam levadas ao erro. Muitas, enganadas por falsos mestres, acabam culpando Deus por não alcançarem o que desejam, ou por se frustrarem ao ouvirem “profecias” falsas e se distanciam de Deus. O sangue dessas pessoas será cobrado das mãos desses falsos mestres. Porém, nós, que somos filhos de Deus, precisamos nos impor e falar a verdade. Impor não com violência ou ignorância, como muitos fazem, erroneamente também, mas pregar a verdade, mostrar a verdade e o verdadeiro Cristo. Não podemos permitir que falsos mestres continuem levando almas para o inferno com heresias e falsos ensinamentos, levando as pessoas a duvidarem de Deus.

Muitos hoje somente pregam o novo testamento e texto avulsos, sem contexto, sem nexo, usando os versículos para benefícios próprios e não para pregar a salvação. Ignoram o Antigo Testamento, a base da nossa fé e ensino de Deus para nossa vida. Onde no passado, o povo recebeu os ensinamentos de como conviver em sociedade, como ser justo, como viver corretamente, como adorar e louvar ao Senhor, como ter intimidade com o Pai. Ignoram os ensinamentos dos profetas que tanto sofreram para levar a Palavra do Senhor ao povo, que nos ensinam tanto com os exemplos dos que viveram antigamente. Jesus não aboliu a Lei nem o Antigo Testamente, Ele veio para cumprir a Lei e as promessas feitas pelas profecias que Deus revelou aos profetas. O texto em Lucas 16. 19-31 onde Jesus conta a parábola do Rico e Lázaro, é o exemplo de que devemos ensinar e refletir no Antigo Testamento também, disse-lhe Abraão: eles têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. Devemos ouvir o que foi dito a Moisés e aos profetas, devemos refletir no que Deus ensinou ao povo no passado, pois temos muito a aprender. Jesus veio para mostrar que provar que a promessa de Deus se cumpre. Ele veio para ser o último sacrifício pelos nossos pecados e assim nos guiar no caminho da salvação que nos leva para junto do Pai novamente, pois estamos destituídos da glória de Deus devido ao pecado (Romanos 3.23).

A Lei serve para nos condenar? Sim. A Lei nos diz o que é certo a ser feito, e que o errado deve ser punido. Ou seja, ela nos condena ao cometermos o pecado. Se você matar alguém, deve ser punido por esse crime, a Lei ela nos adverte e pune quando erramos, porém, a Lei também nos guia, pois ela nos diz o que não deve ser feito para que não sejamos punidos. Não matarás, não adulterarás, não dirás falso testemunho, não cobiçarás o que pertence a outrem, não roubarás. Ela nos diz o que não devemos fazer para que tenhamos uma vida boa e correta, mas ao cometermos esses erros e os demais descritos na Lei, temos que ser punidos com a consequência que esse erro trás. Deus não nos condena, mas Ele é justo, e se erramos, temos que arcar com as consequências e sermos punidos pelo erro cometido. Jesus veio para nos salvar da condenação da morte, “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor”, Romanos 6.23.

Jesus morreu na cruz como cordeiro sacrificado para remissão dos nossos pecados. O dom gratuito de Deus para nós é o perdão pelos nossos pecados, e esse perdão, que nos é dado após nos arrependermos de nossos erros, nos leva até Cristo que nos leva para o Pai novamente.

Não devemos ignorar a Lei e os ensinamentos antigos, pois Jesus não aboliu nem destruiu nada, Ele veio cumprir e nos salvar. Jesus quando viveu no mundo com os homens, cumpriu toda a Lei, e nos mostrou que não é difícil cumpri-la, pelo contrário, é cumprindo a Lei que vivemos em harmonia de forma justa, correta, honesta, e isso nos faz feliz. Seguir o exemplo de Cristo é seguir os ensinamentos dados por Moisés e os profetas, é cumprir a Palavra de Deus.


Comentários

Postagens mais visitadas