Mateus 16. 5-12 – Vivemos o milagre, mas ainda duvidamos!


 

Mateus 16. 5-12 – Vivemos o milagre, mas ainda duvidamos!

E Jesus, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós por não terdes pão, homens de pouca fé? Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para os cinco mil e de quantos cestos levantastes? Nem dos sete pães para os quatro mil, e de quantas alcofas levantastes?” Mateus 16.8-10.

Muitas vezes vivemos o milagre de Deus em nossas vidas, mas não nos lembramos de ter vivido e duvidamos quando estamos passando por algo difícil.

Nesse momento, os discípulos discutiam porque eles haviam partido para outra cidade, porém, haviam esquecido de providenciar mantimento, não levaram pão para a viagem. Jesus ao perceber isso, os alerta para terem cuidado com o “fermento dos fariseus e saduceus”, eles, preocupados com o alimento que faltava, não compreenderam o que Jesus disse e continuavam a discutir achando que estavam sendo chamados atenção pela falta cometida em não providenciar o mantimento, quando na verdade, Jesus os alertava a não se preocuparem com coisas materiais, como faziam os fariseus e saduceus. E os lembra dos milagres que vivenciaram na multiplicação dos pães e peixes para a multidão que os seguia.

Quantas vezes, nós, preocupados com o que estamos passando, damos mais importância as coisas materiais que nos “faltam” e esquecemos da multiplicação que Jesus faz?

Sabemos que precisamos nos preocupar com a nossa vida aqui na terra, afinal, precisamos trabalhar para prover o sustento e suprir as necessidades que temos, porém, não é necessário se desesperar quando temos um Deus que é o Dono de tudo, que é nosso Pai e cuida de nós.

Sim, há horas desesperadoras que não vemos a luz no fim do túnel, que não vemos saída para a situação, mas nosso Deus faz o milagre, quando nos colocamos diante d’Ele e pedimos para que Ele cuide de nós.

Muitas vezes esquecemos que somos dependentes do Senhor, que nós, humanos, não podemos fazer nada sozinhos, que dependemos da bondade e amor do Senhor para que possamos continuar. Ser dependente do Senhor, não significa não fazer algo ou não trabalhar, mas ser dependente do Senhor é estar sempre diante d’Ele, entregando tudo que fazemos e precisamos para que Ele providencie e faça o que é melhor para nossa vida. Muitas vezes, o que desejamos, não trará a felicidade ou não fará bem para nós como imaginamos, porém, não temos o poder para saber disso, afinal, não sabemos o que acontecerá no futuro ou amanhã, não temos o poder para saber que o que estamos imaginando realmente acontecerá daquela forma, mas Deus sabe! Deus nos ama tanto, que impede que o mal aconteça em nossa vida, porém, algumas vezes, Ele permite que tal consequência aconteça devido a nossa teimosia em pedir errado, ou em insistir em algo que não nos fará bem. Como quando o pai alerta a criança em não colocar o dedo na tomada porque levará um choque, sabemos que as crianças insistem, como se quisessem descobrir se é verdade, como se duvidassem do que o pai diz, e quando levam o choque, choram. Assim somos nós com o Senhor, pedimos algo que não fará bem, Ele diz não, e insistimos, algumas vezes, Ele permite para que vejamos que o não que Ele nos disse era para nosso bem, mas então, temos que enfrentar as consequências do nosso pedido errado. Deus não nos castiga, mas permite que enfrentemos as consequências para aprendermos a ouvir o que Ele nos diz. Não podemos reclamar do não de Deus, nós não temos o poder para saber o porquê recebemos um não como resposta, e também não podemos questionar, afinal, o Senhor sabe que tipo de consequência aquela escolha poderia trazer para nossas vidas.

Depender de Deus é acreditar que tudo o que Ele faz é para o nosso bem e mesmo que nosso desejo não seja atendido, é o melhor para nossa vida. Ser dependente de Deus, é confiar que mesmo que tudo esteja dando errado, ou pareça não ter solução, o Senhor está cuidando da situação e nos ajudará a enfrentar tudo.

Aqui, quando Jesus fala para termos cuidado com o “fermento dos fariseus e saduceus” é exatamente sobre isso, para não querermos solucionar tudo sozinhos nos achando autossuficientes, pois não somos, nós dependemos do Senhor. Os fariseus e saduceus  divergiam entre si sempre disputando quem era o certo, mas ambos, distorciam a Lei de Deus para se exaltarem em suas atitudes. Vemos que Jesus sempre os advertia e mostrava a verdadeira interpretação da Lei para ambos, o que eles não gostavam, pois queriam que o povo seguisse suas doutrinas e não a doutrina de Deus. Jesus nos alerta a isso, não seguir doutrina de homens, não comer do “fermento” de homens, não nos alimentarmos dos ensinamentos de homens que criam tradições para humilhar o próximo e condenar as pessoas se autoelevando como os melhores, ninguém é melhor que ninguém!

Se cuidar para que não se alimente com o fermento de homens, é se cuidar para não permitir que os ventos de doutrinas vãs sufoquem a nossa fé e nos faça duvidar do Senhor, como temos visto hoje em dia. Em nossos dias, vemos e vivemos exatamente isso, pessoas sendo levadas por doutrinas mentirosas, acreditando em falsos mestres, e esquecendo da multiplicação que Jesus faz, se preocupando somente com o “fermento” para o momento agora, e não com o alimento que dá a vida eterna. Se contaminando com o “fermento dos fariseus e saduceus”, com as iguarias do rei do mundo, em vez de se preocuparem em se alimentar de forma saudável com a Palavra de Deus, como Daniel e seus amigos se cuidaram quando chegaram na Babilônia. Ouvimos muito sobre o “jejum de Daniel”, ele não fez jejum, ele se cuidou para não se contaminar com a comida oferecida a deuses falsos, com a riqueza passageira do palácio, ele se cuidou para continuar se alimentando com o alimento oferecido por Deus para preservar a vida. Assim devemos nós fazer, nos cuidarmos para que nosso alimento seja consagrado ao Senhor e que nos faça bem. Viver o milagre de Jesus em nossa vida é sempre nos lembrarmos que não importa a situação, Cristo está sempre ao nosso lado para nos ajudar e guiar, e pronto para nos orientar a qual caminho seguir para evitarmos as tribulações que o mundo traz. Jesus passou por dificuldades, Ele passou fome e sede no deserto, foi tentado, muitas vezes questionado, foi preso e condenado injustamente, mas sempre nos ensinou a confiar no Pai. Jesus é Deus e poderia ter evitado todo o sofrimento, porém, nos ensinou, vivendo como homem entre nós, que podemos sim seguir os ensinamentos do Senhor e ter uma vida alegre e feliz mesmo em meio as dificuldades.

Dependa do Senhor Jesus, confie sua vida a Cristo e deixe ser guiado por Jesus e verá que mesmo no momento mais sombrio que estiver passando, a luz de Cristo estará mostrando por onde caminhar.

Viva o milagre e nunca duvide de que sempre Jesus fará a multiplicação em sua vida.  


Comentários

Postagens mais visitadas