Mateus 15. 1-20 – Seguir a tradição ou a Palavra de Deus?


 

Mateus 15. 1-20 – Seguir a tradição ou a Palavra de Deus?

Pois Deus ordenou: Honra teu pai e tua mãe; e, Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá. Mas vós dizeis: Qualquer que disse a seu pai ou a sua mãe: O que poderias aproveitar de mim é oferta ao Senhor, esse de modo algum terá de honrar a seu pai. E assim por causa da vossa tradição invalidastes a Palavra de Deus. Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Mateus 15.4-9.”

Seguir a tradição ou a Palavra de Deus? O que devemos fazer?

A resposta é bem simples, seguir a Palavra de Deus! Porém, infelizmente, hoje em dia, assim como no passado, temos sidos oprimidos a seguir as tradições dos homens. Muitas vezes somos apontados como rebeldes por não seguir os preceitos impostos por homens a nós.

A Bíblia diz que tudo acabará, mas a Palavra de Deus não passará. Ou seja, tudo um dia chegará ao fim, mas o Reino de Deus é eterno.

Quantas vezes ouvimos que não podemos fazer tantas coisas? Que se fizermos, iremos para o inferno? Ainda hoje acontece isso, e realmente, se pecarmos e não nos arrependermos, seguiremos o caminho que nos levará para a perdição e condenação eterna, o inferno. Mas, não é porque cortamos o cabelo que iremos para o inferno, ou porque usamos calça (no caso das mulheres), ou porque fazemos aula de zumba para perder aquelas calorias a mais (o que muitos querem!), e tantas outras coisas que ouvimos por aí.

Devemos nos atentar a Palavra de Deus para sabermos distinguir o que é certo e errado, afinal, Jesus nos ensina a trilhar o caminho e sempre nos lembra de que Deus nos ensinou tudo através dos profetas no passado. O que nos prova mais uma vez de que o Velho Testamento é tão atual quanto o Novo Testamento e que não deve ser desprezado como muitos que se dizem “líderes espirituais” falam. Lembre-se, a Palavra de Deus é viva e eficaz em todo o momento, se o Velho Testamento não servisse mais ou tivesse sido abolido por Cristo (O que não aconteceu), ele não faria parte da Bíblia, e como ele faz parte da Bíblia, ele também deve fazer parte da nossa vida e aprendizado sobre o nosso Deus. O engraçado é que muitos “líderes” que desprezam o velho testamento para ensinar sobre o Senhor, o usam somente para benefícios próprios ou quando querem algo, o Velho Testamento tem muito mais livros e ensinamentos além de Salmos, alguns textos de Provérbios e Maláquias. Lembre-se, você não deve somente ouvir o que alguém diz, você deve ler e pedir sabedoria a Deus para entender o que a Palavra d’Ele está ensinando a você!

Aqui, Jesus mais uma vez nos prova que os homens deturpam a Palavra de Deus para benefício próprio e enganam aqueles que não estudam Seus ensinamentos. Não é porque você não consegue compreender o que lê, que deve somente ouvir, Jesus diz, “Pedi, e dar-se-vos-á; buscais, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. Mateus 7.7-8”, “E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis. Mateus 21-22.”, “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Tiago 1.-5-6”. Devemos pedir a sabedoria a Deus que nos dá com alegria para que possamos compreender a Sua Palavra, e assim evitar que sejamos levados pelos “ventos” que nos levam para longe do Senhor.

Jesus aqui usou uma das “tradições” que os fariseus impunham sobre o povo naquela época, mas existia muitas outras que aqueles homens que se diziam entendidos da Palavra de Deus, usavam para oprimir e humilhar o povo que não sabia ler ou não podia ler as Escrituras, que somente os sacerdotes ou os homens mais “entendidos” podiam fazer no templo. Naquele tempo as Escrituras não estavam disponíveis para acesso fácil como é em nossos dias, elas ficavam somente no templo e somente os sacerdotes tinham acesso, hoje em dia, podemos adquirir uma Bíblia facilmente, e com diversas versões.

Hoje, na verdade, as pessoas (e isso inclui a todos), têm preguiça de ler e entender! Aliás, tem preguiça de ler, não quer interpretar o texto porque tem medo de entender que está agindo errado e precisa mudar, porque o homem não gosta de ser advertido, muito menos de ser chamado a atenção de que ele está agindo errado, então ele prefere somente ouvir aqueles que dizem coisas que satisfazem o ego humano, e não lê a Palavra de Deus.

Tem uma história que eu sempre ouvia quando criança, e que hoje em dia não se é contada nas igrejas, “uma irmã da igreja estava doente e o pastor foi visitá-la, durante a visita ele leu um texto bíblico com ela, a confortou, oraram, e ele foi embora, deixando com ela a Bíblia e dizendo para ela ler a Palavra durante sua recuperação. Um dia ele foi visitá-la novamente, após muito tempo, e ele perguntou se ela leu os textos que ele indicou. Ela respondeu que não, porque tinha perdido os óculos, então, ela não pôde ler. Ele então pegou a Bíblia dela, abriu e disse, “se a irmã tivesse aberto a Bíblia, teria achado seus óculos!””. Estamos assim hoje, não queremos ler para não sermos advertidos, e usamos diversas desculpas para justificar nossa falta, quantos de nós não usamos a desculpa, “não achei os óculos”, mas se tivéssemos aberto a Bíblia, teríamos os achado.

Nos deixamos ser levados pelas doutrinas dos homens, pelas tradições impostas pelos homens, porque temos preguiça de ler, receio de entender, e medo de sermos chamados atenção para nossos erros. Quantas tradições estamos seguindo e por causa delas cometendo erros que nos levam para longe de Deus?

“Misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocautos. Oséias 6.7”, O Senhor nos fala o que Ele deseja, o nosso coração aberto para entender seus Ensinamentos e compreender o caminho que Ele deseja que nós trilhemos, o caminho da vida. Deus não quer sacrifícios, jejuns, holocaustos, Ele quer nosso coração e amor. Sacrifícios e jejuns vãos, que não levam a nada, que são feitos somente para alcançar desejos vãos e passageiros, isso não agrada ao Senhor, quantas vezes jejuamos e isso é um tormento para nós? nos faz sofrer? Jejum não é para nos fazer sofrer ou passar vontade, o jejum tem um significado de purificação, e hoje isso foi banalizado. “Eu quero algo, vou fazer jejum para Deus me dar isso”, é assim que tem sido ensinado o jejum hoje em dia, tradição do homem, “Por que temos nós jejuado, dizem eles, e Tu não atentas para isso? Por que temos afligido nossa almas, e Tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais, prosseguis nas vossas empresas, e exigis que se façam todos os vossos trabalhos. Ei que para contendas e rixas jejuais, e para ferirdes com punho iníquo! Jejuando vós assim como hoje, a vossa voz não se fará ouvir no alto. Isaías 58.3-4. Temos jejuado para nossos benefícios materiais e não para nossa intimidade com Deus. Temos jejuado e nos sacrificado para “comprar as bênçãos” e não para realmente sermos abençoados com a sabedoria de Deus.

Preferimos seguir as tradições dos homens, porque é mais fácil do que seguir a Palavra de Deus. As tradições dos homens são “fáceis” de lembrar, “não pode cortar o cabelo, não pode usar calça, não pode doar sangue, não pode fazer isso, não pode fazer aquilo, etc”, mas a Palavra de Deus é difícil de seguir, “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e com todas as tuas forças, e ao teu próximo como a ti mesmo”. É mais fácil dizer que não faz algo porque não pode ser feito, do que dizer que não fez algo porque não quis. O “não pode porque é pecado” é usado hoje como desculpa para justificar nossos desejos carnais, agora o dizer, “não faço isso, porque é contra o que Deus nos ensina”, isso não é ouvido, porque as pessoas hoje, infelizmente, tem vergonha de dizer “eu não faço isso porque o meu Deus me ensina a ser diferente”.

Seguir a tradição dos homens nos leva para o caminho errado, contrário, devemos seguir a Palavra de Deus sempre. Devemos sempre pedir a sabedoria de Deus para compreendermos a Sua Palavra e assim agiremos de forma sensata e correta. Não podemos permitir que nossas atitudes invalidem a Palavra de Deus. 

Comentários

Postagens mais visitadas