Mateus 12. 38-45 – Tentar o Senhor – Geração perversa.


Mateus 12. 38-45 – Tentar o Senhor – Geração perversa.

Então alguns dos escribas e dos fariseus, tomando a palavra, disseram: Mestre, queremos ver da tua parte algum sinal. Mas Ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas. Mateus 12. 38-39”.

No passado muitos pediam sinais ao Senhor como uma prova de que o Senhor estaria com eles, vemos isso acontecendo ao longo da história, também os profetas realizavam muitos sinais para mostrar ao povo que o Senhor estava os alertando sobre arrependimento para que eles não sofressem com a consequência dos pecados, e ainda assim, eles continuavam a trilhar o caminho errado. Com Jesus não foi diferente. Os fariseus, que não gostavam de ser contrariados, estavam sempre tentando provar Jesus, queriam a todo custo achar alguma maneira de condená-Lo. Aqui eles pedem um sinal, embora já tivessem visto e ouvido sobre os milagres e curas que Jesus fazia.

Quando eles pediram um sinal, não era porque eles queriam ter a certeza de que Jesus era o Filho de Deus, mas queriam um sinal para usar contra Jesus e levá-lo a condenação, conhecendo seus corações, Cristo diz que eles não teriam nenhum sinal, assim acontece hoje em dia, muitas vezes nós pedimos um sinal a Deus, não porque estamos querendo uma confirmação sobre o que pedimos com fé e sabendo que o melhor o Senhor fará, mas pedimos muitas vezes um sinal para ter certeza que Deus existe e nos ouve, pedimos não o coração disposto a reconhecer o poder do Senhor, mas com o coração soberbo querendo que a nossa vontade seja feita. Deus não tem que nos dar nenhum sinal para provar Sua existência ou poder, a cada instante vemos o poder de Deus. Ao acordarmos, ao respirarmos, o sol que nasce todas as manhãs, a chuva que molha a terra, o vento que sentimos em nossa pele, os pássaros que cantam, as batidas do nosso coração, tudo isso é prova de que Deus existe e nos ama. Que Ele está conosco. Quantas vezes agradecemos ao Senhor pela nossa vida?

Uma geração que somente sabe “exigir”, “determinar”, “não aceitar”, quantas pessoas que se dizem pregadores e afins usam essas palavras para com o Senhor? Quem somos nós para exigir algo de Deus? O que fizemos para ter essa autoridade para com o Senhor de exigir e determinar que algo seja feito? De não aceitar? Não somos ninguém! Não somos nada! Sem o Senhor não temos vida!

E formou o Senhor Deus o home do pó da terra, e soprou-lhes nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente. Gênesis 2.7”.

Quem somos nós sem o Senhor? Somente pó da terra! Nem barro, nem pedra, somente pó! Pó que é levado e espalhado pelo vento, que é desprezado. Quando limpamos a casa, tiramos o pó dos móveis, pois o pó é sujeira, deixa um aspecto relaxado e imundo, é isso que somos sem o Senhor, algo imundo pelo pecado, relaxado por não se manter limpo, desprezado sem valor. Não podemos exigir nada, pois não temos nada a oferecer a Deus, não temos poder para fazer nada pelo Senhor, pelo contrário, é o Senhor quem faz tudo por nós, ao oferecermos nossas vidas a Deus, como servos do Senhor, estamos agradecendo a Ele por nos amar, estamos agradecendo a Ele por nos salvar e nos dar vida.

Vivemos em uma geração tão perversa que a Palavra de Deus afirma que os ninivitas (povo que quase foi destruído por Deus devido seus pecados) irá nos julgar pelas nossas perversidades. Que a rainha de Sabá, irá nos julgar pelo nosso desprezo aos ensinamentos de Deus. Ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, que foi dada por Deus, os ninivitas ouviram a pregação da salvação pelo profeta Jonas, e se arrependeram, e nós?

Temos desprezado a Palavra do Senhor. Temos ignorado Seus ensinamentos. Estamos vivendo como se fossemos autossuficientes, o que não somos. Dependemos do Senhor.

Quantos exemplos temos na Palavra de Deus do que aconteceu com o povo que se comportava dessa maneira? Muitos. E quais os resultados desse comportamento? Sofrimento e escravidão. Hoje o sofrimento acontece de várias maneiras, e a escravidão acontece pelo pecado. Por ficarmos presos aos desejos passageiros da carne, por valorizarmos mais as riquezas e bens que acabam do que valorizarmos a vida eterna.

Pedimos sinais a Deus, mas não enxergamos o maior sinal que Ele nos dá todos os dias, o fôlego da vida. A chance de a cada manhã o adorarmos e agradecermos pela vida. A oportunidade de aceitarmos Cristo e sermos salvos.

Que sinal podemos pedir? Quando acontecer o sinal de cumprimento da Palavra, o dia do juízo, pode ser tarde demais para reconhecermos a soberania do poder de Deus. Não devemos esperar a última hora, devemos aproveitar o agora.  


Comentários

Postagens mais visitadas