Mateus 20. 20-28 – Um lugar de destaque – o desejo que contamina.


Mateus 20. 20-28 – Um lugar de destaque – o desejo que contamina.

Perguntou-lhe Jesus: Que queres? Ela lhe respondeu: Concede que estes meus dois filhos se sentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.” Mateus 20.21.

Muitos querem lugar de destaque entre o povo. Poder.

Temos visto hoje em dia muito disso dentro das “igrejas”. Sim, entre aspas, pois em nossos dias as “igrejas” têm sido somente templos vazios de amor, vazios de respeito, vazios de valores e princípios. Hoje tem sido clubes para festas e diversão. Boate para danças e shows. Palcos para discursos vazios que não pregam a verdade. Palanques para políticas. Lugares altos para humilhar aqueles que reagem a tudo isso.

Muitos querem o título de “pastor”, “bispo”, “apóstolo”, “líder espiritual” e afins, mas ninguém quer o sacrifício. Ninguém quer o cálice amargo e doloroso que Cristo bebeu.

É fácil dizer que pode beber o mesmo cálice que Cristo, mas na hora da crucificação, no caminho para o Gólgota, as pessoas se escondem entre a multidão e negam que conhece a Jesus.

Não querem o sofrer que vem junto com a proclamação de fé em Jesus Cristo. Não querem as difamações que fazem a quem segue a Jesus. Não querem perder o lugar que conquistaram.

Jesus diz: pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-le-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Mateus 16.25.

Muitos querem achar uma vida de riquezas, bens materiais, com reconhecimento, influência, querem ser reconhecidos como os melhores, destaques onde estão, mas estão perdendo a vida. Estão buscando uma vida vazia. Achando que ter um lugar de destaque pode salvá-los, não pode. Nós não temos condições e não aguentamos beber o mesmo cálice que Cristo tomou. Ele bebeu o cálice da morte. Ele venceu a morte e ressurgiu. E nós? Podemos vencer a morte sem Cristo? Podemos ressuscitar? Podemos salvar alguém com nossa vida?

Muitos nem mesmo querem doar uma hora do dia para visitar uma pessoa doente, quanto mais entregar a vida para salvar alguém que não conhece.

Hoje, as pessoas somente querem lugar de destaque. Sentar a direita ou esquerda daquele que tem poder.

Poder. É o que corrompe os corações dos homens. É o que envenena a alma e espírito. É o que destrói tudo. Lucífer foi expulso do céu porque Ele se contaminou com esse desejo perverso e contaminou outros tantos anjos, e agora todos eles se transformaram em demônios que atormentam nossa vida e nos levam para a perdição. O desejo de ter o poder de Deus o levou a pecar e destruiu a vida dos anjos que com ele caíram. E ainda hoje, ele destrói a vida da humanidade com maldade e malignidade por querer poder.

Não devemos desejar o poder que corrói, devemos desejar o sentimento que une, que edifica, que nos santifica, que nos faz alcançar o amor.

Não devemos exercer autoridade sobre nossos irmãos para simplesmente inflar nossos egos e humilhar os outros. Não devemos exercer autoridade para dizer que somos melhores e que devem nos obedecer. Não somos ninguém para isso!

Jesus nos fala: “Jesus, pois, chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabei que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vês quiser ser o primeiro, será vosso servo; assim, como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e dar a sua vida em resgate de muitos”. Mateus 20.25-28.

Jesus veio para nos servir de salvação. Ele deu a vida por nós. Quem somos nós para ter alguma autoridade? Ninguém!

Não temos poder nenhum. Jesus, com todo Seu poder, se humilhou, se entregou, não nos desprezou, então, por que nós, desprezamos nossos irmãos? Por que nós queremos humilhar nossos irmãos em vez de sermos humildes? Por que nós queremos exercer autoridade sobre nossos irmãos? Não temos poder, não temos condição de beber o cálice de Cristo, e sabe por que não conseguimos beber o cálice de Cristo? Porque não temos força nem poder para vencer a morte e ressuscitar.

Lugar de destaque? Todos querem! Saber como usar esse lugar de destaque, praticamente ninguém sabe.

Claro que queremos ser reconhecidos, mas, ser reconhecido não significa que podemos agir com prepotência, arrogância, presunção. Não existe lugar de destaque no Reino de Deus, somos todos iguais perante o Senhor.

Devemos nos lembrar, aquele que tentou ser igual a Deus e ter destaque e poder igual a Deus, que desejou o lugar de Deus, esse foi expulso da presença do Senhor e lançado no fogo da perdição.

Não siga o caminho que leva ao fogo da perdição, não deixe a soberba por poder cegar a sua vida.


Comentários

Postagens mais visitadas