Mateus 13.1-23 – O povo que ouve e não escuta.


Mateus 13.1-23 – O povo que ouve e não escuta.

Por isso lhes falo por parábolas; porque eles vendo, não veem; e ouvindo não ouvem nem entendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: ouvindo, ouvireis e de maneira alguma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira alguma percebereis. Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardamente, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, bem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure. Mateus 13.13-15”.

Mais uma vez a profecia do passado se cumpre, e ainda hoje se cumpre. Quantas pessoas têm ouvido sobre Jesus, ouvido sobre a Palavra de Deus e mesmo ouvindo, não ouve? Mesmo vendo, não vê?

Estranho dizer isso, mas é o que acontece. As pessoas têm ouvido os ensinamentos do Senhor, mas como dizemos, “entra por um ouvido e sai pelo outro”, elas ouvem, mas não escutam. Elas não entendem e não querem entender. O pior cego é aquele que não quer ver, o pior surdo é aquele que não quer ouvir, o desentendido é aquele que não quer entender.

Hoje muitos dizem que a Palavra é pregada de diversas maneiras, através das mídias sociais, mensagens enviadas por aplicativos de mensagens, etc, mas, a verdade é que as pessoas não querem ver, ouvir, ou entender, e muitos outros não querem pregar, levar a Palavra ou explicar.

Muitos que se dizem pregadores, afirmam que não é mais tempo de se pregar o evangelho de “porta em porta” como era antigamente, devido a tantas maldades que acontecem hoje nessa geração perversa, mas a geração se tornou perversa porque nós cristãos deixamos pregar a Palavra de “porta em porta”.

O que é “de porta em porta”? A Bíblia afirma que nós somos a igreja de Cristo, não é um prédio ou salão, somos nós! Nós somos o corpo de Cristo. Se nós somos a igreja, o templo que o Espírito Santo habita, nos tornamos a casa de Cristo. E toda casa tem uma porta. Pregar o evangelho de porta em porta não é sair batendo na porta das casas, mas ir até as pessoas e pregar o evangelho para elas pessoalmente, assim como Jesus fazia.

Jesus andava pelas cidades e pregava o evangelho, Ele não gritava, não transformava os momentos em que curava os enfermos em show, não se engrandecia quando pregava e multidões se convertiam, Ele nem mesmo se exaltou quando multiplicou os pães e peixes, Ele era humilde, não precisava de holofotes e até condenou quem fazia isso, os fariseus, tanto que Jesus conta a parábola sobre o fariseu e o publicano, “O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, o pecador! Digo-vos, que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a sim mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 18.11-14”.

Hoje, as pessoas querem somente ouvir o que as satisfazem, não querem ser advertidas, não querem ser ensinadas, só querem receber e exigir que a vontade delas seja feita. Fazem como o fariseu, “eu dou o dízimo, então Deus tem que fazer o que eu quero”, desde quando se pode comprar Deus? Não o Deus Verdadeiro. Agora, aquele deus falso que é pregado em muitos lugares, prometendo prosperidade, carro, casa, riqueza, bens, etc, esse deus falso, talvez possa ser comprado, mas como esse deus não tem poder, a pessoa se frustra e acaba culpando o Deus Verdadeiro pela “falsa promessa de benção”. Muitos que usam o título de pastor, bispo, pregador, etc, estão levando as pessoas para a perdição usando falsamente a Palavra de Deus, somente para enriquecê-los e ao bel prazer deles, mas não pregam a Verdade que Salva! Não pregam o Deus Pai que cura, salva, alimenta e sustenta. Deus dá bênçãos? Sim! Mas, para isso acontecer você primeiro precisa conhecê-Lo verdadeiramente.

Nossa geração é uma geração que ouve sem escutar porque se o que estiver ouvindo não satisfazer o ego dela, eles desprezam o que está sendo dito. Eles veem, mas não enxergam, porque se o que estão vendo não é do agrado deles, eles fecham os olhos e ignoram. Eles não querem entender o que está acontecendo, porque se eles pararem para compreender, perceberão que estão errados e precisam se corrigir, e eles não querem “perder a razão” ou “dar o braço a torcer” e reconhecer que estão errados, então, eles simplesmente continuam com o próprio discurso, procurando todas as maneiras para criar polêmicas e fazer quem está falando, sair como o vilão, e eles continuarem da maneira que estão. Porém, tudo isso só os está levando para a perdição. O coração endurecido para ver a verdade, está os destruindo.

Nós, que entendemos a verdade, que aceitamos a verdade que liberta, que ouvimos com atenção, e vemos o poder de Deus, precisamos dar o testemunho para que os demais vejam! Precisamos ser a diferença em nossa geração, precisamos ser o sal e a luz do mundo. Não podemos nos igualar a eles. Muitos “líderes” querem fazer o mesmo que o mundo faz com a desculpa de “chamar a atenção deles”, mas a verdade é que o diferente chama a atenção!

Jesus não se igualou aos homens da época d’Ele para pregar, Ele fez a diferença. Nós devemos seguir o exemplo de Cristo, e não nos igualarmos a nossa época, mas fazer a diferença.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas