Mateus 4 – Superando obstáculos e dificuldades

 


Mateus 4 – Superando obstáculos e dificuldades

E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome”. Mateus 4.2.

Jesus era homem como nós, ele sentia fome, sede, frio, calor, alegria e tristeza.

Muitas vezes esquecemos que Jesus tem sentimentos como nós humanos. Primeiro, porque Ele é Deus e Deus criou tudo, até os sentimentos, afinal Ele é um Deus de amor, justo e faz justiça, que sente tristeza quando vê a maldade que a humanidade comete, embora tenha criado os sentimentos, a maldade e tudo que provém dela, é fruto da desobediência e do pecado que contamina a criação de Deus. Segundo, porque Jesus se fez homem para habitar na terra entre nós e nos ensinar, e como um ser humano, Ele sentiu dores, sofreu, se alegrou, e entende o que sentimos e passamos, pois Ele também sentiu e passou por dificuldades e alegrias.

Então, pensando em Jesus como homem, a Bíblia nos conta que Ele jejuou e após o período de jejum, Ele sentiu fome. Nesse momento, onde a fome acometia Jesus, Ele enfrentou outra dificuldade, a tentação!

O Diabo é tão sujo que a primeira coisa que ele usou contra Jesus foi algo que faz muitos homens (especialmente em desespero) se curvarem, a fome!

Em Genesis 25.29-34, vemos a história de Jacó e Esaú, onde Esaú, o primogênito de Isaque despreza seu direito a primogenitura por um prato de guisado. A primogenitura era algo extremamente importante, pois o primogênito é quem herdava tudo, ele se tornava o provedor da família após a morte do pai, ele quem cuidava de seus irmãos, irmãs, mãe, e toda família, Esaú despreza esse direito por um prato de comida, algo que saciaria sua fome naquele momento e depois ele sentiria novamente. A fraqueza do homem é achar que saciando sua necessidade no momento é solução, mas esquecemos que aquilo voltará a acontecer, como a fome, sentimos a necessidade de nos alimentar, mas saciando naquele momento, após algumas horas, nosso corpo pedirá para ser alimentado mais uma vez, então, por que desprezar algo tão mais valioso por algo que acaba no momento e voltará a acontecer em pouco tempo?

O Diabo usa essa estratégia com Cristo, ele o provoca no ponto onde o homem, após quarenta dias em jejum, está faminto, ansiando por se alimentar. O corpo humano necessita de alimento, ficamos fracos, com dores no corpo, em alguns casos até mesmo com complicações para nossa saúde pela falta de alimentação, agora imagine quarentas dias e noites sem se alimentar, então a tentação veio justo no ponto “fraco” que aquele momento proporcionava, a fome que o corpo ansiava por ser saciada. “Chegando então o tentador disse-lhe: Se Tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães”, (Mateus 4.3). Aqui a tentação não foi somente para provocar usando de uma fraqueza, mas também para provocar a provação de que Jesus era de fato o Filho de Deus. Um exemplo, quando você faz um curso, de inglês, e seus conhecidos quando ficam sabendo dizem assim, “ah, você está estudando inglês? Como fala ‘sapato’ em inglês?” Ou, “traduz esse texto”, ou ainda, “como se lê isso aqui? Agora traduz o que você leu?”, quem nunca passou por uma situação como essa, com qualquer coisa que esteja fazendo ou estudando, aquela provocação que as pessoas fazem para que você prove que realmente está fazendo/aprendendo algo. É horrível, não é? Então, o inimigo fez isso com Cristo, Se Tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães. Convenhamos, a maioria (para não dizer todos), dos homens dariam uma resposta bem “atravessada” para uma provocação dessas, não é? Você está com fome, cansado, passou quarenta dias no deserto, sem uma cama para dormir, sem um cobertor, sem comida, e alguém aparece e fala isso? Mas, é exatamente essa “resposta atravessada” que o inimigo quer que as pessoas deem. Ele sabe que nos provocar nos momentos mais difíceis, complicados, que nos consomem, é quando fraquejamos e nos deixamos levar pela raiva, angústia, tristeza, por querer solucionar de forma rápida o problema. Para Jesus seria cômodo e fácil demais dizer para a pedra se transformar em pão, Jesus estava presente na criação, (Gênesis 1.26), fomos criados à imagem e semelhança de Deus, e Jesus é o exemplo e prova de que realmente somos semelhantes ao nosso Criador. Mas, Jesus é Deus e conhece o nosso coração e a intenção de todos os homens, e Ele sabia o que o Diabo queria com aquela atitude, provocar a Deus. “Mas Jesus respondeu: Está escrito, nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4.4) Jesus nos ensina que devemos buscar o reino de Deus e todas as coisas nos serão acrescentadas, e também nos mostra que o Senhor cuida de todos os detalhes, que não deixa faltar nada para nós, em Salmos, o rei Davi diz que ele já estava velho, e nunca tinha visto um justo a mendigar o pão, e também afirma, o Senhor é o meu pastor e nada me faltará.

Mas, claro que não satisfeito, o inimigo mais uma vez provoca, e agora ele usa a Palavra de Deus para fazer a provocação. Muitas vezes, as pessoas ao nosso redor nos provocam usando versículos e textos bíblicos, situações com citações bíblicas, até mesmo se dizem conhecedoras da Palavra, mas na verdade se deixam serem usadas pelo Diabo para provocar, e até “profetizarem”, precisamos ter esse cuidado.  Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito e eles te susterão nas mãos para que nunca tropeces em alguma pedra, (Mateus 4.5-6), muitas vezes as pessoas nos incentivam a provocar Deus. Nunca devemos provar Deus. Às vezes fazemos isso, mas não devemos, a maior prova que Deus nos deu de amor foi deixar Cristo se sacrificar na cruz para nos salvar da perdição. Quantas pessoas, que usam o nome de cristãs/crentes, hoje em dia não nos incentivam a provocar/provar Deus. “Eu exijo que tal coisa aconteça”, “eu não aceito que tal coisa aconteça”, quem somos nós para exigir ou não aceitar algo de Deus? Não somos ninguém para dar ordem a Deus, muito menos para provocá-Lo. Quando a Palavra diz, “e prove ao Senhor”, não é para exigir uma prova de Deus, mas para você experimentar o poder de Deus em sua vida, experimentar os milagres, experimentar a intimidade com o Senhor. Hoje o que mais vemos são pessoas, levando as outras a provocar o Senhor, não a buscar um relacionamento com o Pai. “Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glórias deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares”, (Mateus 4.9-10), hoje o que mais vemos são pessoas levando as outras a buscar um deus das riquezas, do dinheiro, da ganância, soberba, não vemos o incentivo de buscar o Deus Verdadeiro, de amor, que se sacrificou para nos dar a vida. Somente vemos declarações de que eram pobres e ficaram ricos, de que eram miseráveis e ficaram milionários, de que não tinham nada e tem casa, carro, empresas, dinheiro. Vemos somente propaganda de restituição, restauração do que perdeu, profecias de que irão ganhar tudo, mas, onde está a pregação da salvação? A pregação que fala do arrependimento? “Insensato, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado, para quem será? (Lucas 12.20). De que adianta tantas riquezas e bens, ganância, para quem está preparando a sua alma? Deus ou o Diabo?

Jesus responde a essas provocações, mostrando que não devemos nos deixar levar pelas oportunidades de provar quem somos ou o quão bom somos em algo, “replicou-lhe Jesus: também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus… Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás” (Mateus 4.7;10). Precisamos prestar atenção em nossas atitudes, pois muitas vezes, deixamos de adorar e servir ao Senhor por bens, status, riquezas, dinheiro, coisas fúteis e passageiras, muitas vezes tentamos o Senhor por aquilo que queremos e que será algo irrelevante em nossa vida, ou que não fará bem para nós.

Precisamos criar intimidade com Deus para não deixar que as tentações nos vençam. Seremos tentados, a todo momento, em tudo, em todo lugar, a qualquer oportunidade, mas não podemos deixar que os desejos que temos nos levem para um caminho onde a tentação poderá nos vencer, não podemos deixar que as dificuldades nos façam provocar o Senhor, que os obstáculos nos façam querer provar o Senhor de maneira errada, Deus não tem que nos provar nada, nós é que temos que provar ao mundo que Deus é Deus, e que somente Ele pode transformar a vida e dar a salvação.

Quando resistimos às tentações, vencemos, por mais difíceis que sejam, não estamos sozinhos, Jesus está sempre conosco, e não podemos usar nenhuma desculpa, somos falhos? Sim, somos falhos, mas também temos a escolha de qual caminho trilhar. Se eu sei que indo pelo caminho A eu vou passar por uma tentação grande e que posso fraquejar e cair, por que então eu vou seguir nesse caminho? A escolha também é nossa de quão perto de determinadas tentações chegaremos, se eu posso evitar me aproximar de uma tentação, então eu vou evitar. Por isso devemos sempre permanecer em vigia e oração, para não cair nas tentações, e quando elas se aproximarem, poderemos resistir.


Comentários

Postagens mais visitadas