Livro de Jonas - Capítulo 1 - Lição 1 - Ser escolhido

O livro de Jonas nos trás grandes ensinamentos. Vemos em Jonas, o que muitas vezes nós mesmos fazemos. Desobediência e fuga.

Jonas 1.1-17

No capítulo primeiro, vemos que Jonas foi escolhido pelo Senhor para cumprir uma missão. Ir à Nínive e pregar a Palavra de Deus.
Nínive hoje não existe mais, atualmente o local tem por nome Mossul, no Iraque, onde era a antiga Assíria. Existe ainda as ruínas da cidade, em uma área de 1800 acres circunscrita por uma muralha de 12 quilômetros. Se tornou uma área de ruínas sobreposta em partes pela cidade de Mossul. Nínive era uma cidade importante para as rotas comerciais cruzando o rio Tigre. Ocupando uma posição central na grande estrada entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Índico, assim unindo Oriente e Ocidente. Recebia a riqueza que fluía de várias fontes, tornando-se uma das maiores cidades da região. Com isso, o comércio era conhecido de muitos povos, o que atraía muitas pessoas. O que fez com que seus moradores andassem nos caminhos maus. Uma prova de que Deus sempre se importou com todos os povos, é que Ele envia Jonas para essa cidade, para pregar a Palavra do Deus Vivo.
Jonas era hebreu, e quando recebeu seu chamado para pregar, ele simplesmente fugiu – “Jonas, porém, levantou-se para fugir da presença do Senhor para Társis. E, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, da presença do Senhor. Jonas 1.3”.
Mas a continuação do texto, nos diz que o Senhor mandou uma grande tempestade que fez o mar ficar revolto e assim depois que descobriram o motivo, jogaram Jonas ao mar.

Esse acontecimento, fez com que os marinheiros e as pessoas que ali estavam no navio com Jonas, cressem em Deus. Eles temeram o poder do Deus dos hebreus, como o Senhor muitas vezes era mencionado pelos outros povos. Nesse texto podemos ver várias lições que o Senhor nos ensina com a atitude de Jonas.

1ª lição: Ser escolhido: O Senhor escolheu Jonas por um motivo. Deus conhece o nosso coração – “Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. Jeremias 17.10” – Deus conhecia o coração de Jonas, o Senhor tinha algo para ensinar a Jonas, aos hebreus, e tem algo a ensinar a nós nos dias de hoje, só precisamos prestar atenção à voz de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas