#Dia1 - Provérbios 1 - Projeto Provérbios

Provérbios 1
Para se conhecer a sabedoria e a instrução, para se entenderem as palavras de inteligência, para se instruir em sábio procedimento, em retidão, justiça e equidade; para dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso. Ouça também o sábio e cresça em ciência, e o entendido adquira habilidade, para entender provérbios e parábolas, as palavras dos sábios e seus enigmas. O temor do Senhor é princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução… Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará tranquilo, sem receio do mal.” Provérbios 1.1-7;33.

Provérbios – frase ou dito curto, que resume um conceito moral, uma norma social. Frase que possui o intuito de educar ou aconselhar, pensamento.

Salomão foi o homem mais sábio que já existiu. “Eis que faço segundo as tuas palavras. Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará”. 1 Reis 3. 12.
Deus prometeu a Salomão que o faria o homem mais sábio do mundo, pois Salomão pediu um coração sábio para liderar o povo de Israel. Provérbios é um livro de sabedoria e conselhos, o rei Salomão escreveu esse livro para aconselhar o povo e para que pudéssemos andar no caminho do Senhor. Temos a afirmação de que o temor do Senhor é o princípio do conhecimento – O temor do Senhor é princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução. Provérbios 1.7 – Quando vemos na história do povo de Israel as bênçãos que o povo recebia quando andava com temor e no caminho de Deus, percebemos que as bênçãos vêm para aqueles que procuram viver conforme os ensinamentos do Senhor. Deus não nos obriga a nada, Ele nos dá livre arbítrio para escolhermos o caminho que queremos seguir, porém, nos aconselha e ensina o caminho correto para termos uma vida de plena paz e benção. Um dos conselhos que mais nos chamam a atenção é “Filho meu se os pecadores te quiserem seduzir, não consistas. – provérbios 1.10”, Deus nos chama de filho. Somos filhos por adoção em Cristo Jesus, quando nos rendemos ao Senhor, passamos a ser filhos, coerdeiros com Cristo. Deus é um Pai, Ele cuida de nós a todo instante, porém, como um pai que assiste a tudo o que o filho faz e somente ajuda quando o mesmo pede ajuda, Deus assim também age conosco, Ele somente faz algo quando pedimos sua ajuda, Ele nos ensina, mas precisamos querer aprender. Precisamos ouvir a instrução do Pai e não nos desviarmos dos seus ensinamentos, pois os ensinamentos do Senhor nos dão vida.
Porque os seus pés correm para o mal e eles se apressam a derramar sangue… Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará tranquilo, sem receio do mal. Provérbios 1.16;33”.

Comentários

Postagens mais visitadas