#Dia6 - Provérbios 6 - Projeto Provérbios



"Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não abandones a instrução de tua mãe; ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é uma lâmpada, e a instrução uma luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida" Provérbios 6. 20-23

Mais uma vez vemos que a sabedoria, instrução e entendimento nos trazem vida. Nesse provérbio, Deus nos mostra várias coisas que devemos evitar para não sofrermos na nossa vida. 
Primeiro: Não confie no homem, pois não conhecemos o coração humano. Sabe aquele provérbio popular, "coração do homem é terra que ninguém anda"? Então, o Senhor nos diz exatamente isso, o coração humano é perverso e quando confiamos nele, sofremos, e muito.
Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, pois já caíste nas mãos do teu próximo; vai, humilha-te, e importuna o teu próximo; não dês sono aos teus olhos, nem adormecimento às tuas pálpebras; livra-te como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro." Provérbios 6. 3-5.
Deus diz que se você já está em una situação que pode complicando, atrapalhando sua vida, você deve fugir. Não por medo, mas para evitar o sofrimento no futuro. Não deixe que as situações e ciladas dos homens maus lhe prendam. Jesus morreu e ressuscitou para pagar o preço do pecado e lhe dar a vida, não faça desse sacrifício algo em vão, Jesus já te libertou, aceite essa liberdade e não se deixe prender.
Segundo: Deus nos diz para sermos trabalhadores. Para batalharmos pelo que queremos. "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio; a qual, não tendo chefe, nem superintendente, nem governador, no verão faz a provisão do seu mantimento, e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa" Provérbios 6. 6-8. 
Deus é nosso Pai e nos supre de todas aa necessidades, nos dá tudo que precisamos, mas devemos batalharmos pelo que queremos também. Não podemos ficar "deitados eternamente em berço esplêndido" esperando tudo em nossa mão. "Digno é o trabalhador do seu salário", Lucas 10.7. Então, levante e vá à luta, pois, "Deus ajuda, quem cedo madruga". Deus concede o que queremos, quando trabalhamos para isso.
Terceiro: Deus nos diz para não andarmos com o homem perverso. O ser humano é capaz de cometer atrocidades contra seu próximo, o Senhor nos alerta: "Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina", Provérbios 6.16.
Temos que ter cuidado com as nossas companhias, pois o que "cala, consente". Muitas vezes nós não falamos nada, e isso nos torna coniventes com o erro. Precisamos pedir orientação a Deus para não cometermos esses erros. 

Quarto: Deus nos orienta a não cobiçarmos o que pertence aos outros. Lute pelo que você quer. "Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te deixes prender pelos seus olhares... Não é desprezado o ladrão, mesmo quando furta para saciar a fome?" Provérbios 6.25;30.
A cobiça nos leva para o caminho do sofrimento. Cobiçar a casa mais bonita, o carro novo, a mulher esbelta com corpo de modelo do vizinho; cobiçar o marido lindo e sarado da vizinha. Cobiçar as conquistas dos nossos conhecidos.. Isso nos traz frustrações, invejas, sofrimento. Lute pelo que você quer, a vitória será mais proveitosa quando nos esforçamos para conquistar o que desejamos e Deus nos abençoa quando confiamos no Senhor Jesus para alcançarmos nossos objetivos.


Comentários

Postagens mais visitadas