#Dia3 - Provérbios 3 - Projeto Provérbios

Provérbios 3.
Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento… Mais preciosa é do que as joias, e nada do que possas desejar é comparável a ela… é árvore da vida para os que dela lançam mão. E bem aventurado é todo aquele que a retém.” Provérbios 3.13;15;18.

Que a sabedoria é riqueza e tesouros para nossa vida já sabemos, pois quando agimos com sabedoria, conquistamos nossos objetivos e sonhos. Provérbios 3 nos traz muitos conselhos, porém, por 3 vezes vemos a expressão, “filho meu”. O amor expressado por essas duas palavras me toca de forma inexplicável, pois Deus está dizendo para nós, “filho meu”, meu amado, meu querido, ouça o que eu ensino para que sua vida seja próspera, feliz e cheia de paz.
Os versos 1, 11 e 21, nos traz essa expressão, “filho meu, não te esqueças da minha instrução, e o teu coração guarde os meus mandamentos… filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enojes da sua repreensão, porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como um pai ao filho a quem quer bem…filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos, guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso.” O Senhor repreende aquele a quem ama, como um pai ao filho a quem quer bem, Deus nos ama como pai, nos orienta e ensina, como nosso pai faz conosco. O Senhor segura a nossa mão em todos os momentos, mesmo nos mais aflitos, “mas se Deus nos segura mesmo quando estamos aflitos, por que nos sentimos sozinhos?”, porque nós soltamos a mão do Senhor e tentamos fazer tudo do nosso jeito, a nossa maneira e não esperamos em Deus. “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento”, se nos firmarmos em nosso próprio entendimento, não conseguiremos nada, pois não temos entendimento para tal. Não é dizer que somos burros, mas aos olhos humanos, no entendimento humano, as coisas nunca funcionam, não há solução, não há luz no fim do túnel. Mas, quando confiamos em Deus, ELE nos dá a luz, ELE nos dá a solução, ELE resolve tudo para nós. Você sabe explicar como as nuvens dão orvalho, chuva, como surgem os raios, trovões, e como elas podem ser brancas como flocos de algodão sem cair um pingo de água em alguns dias? Não há como explicar humanamente, a ciência tenta, mas ainda assim, como isso funciona?
“O Senhor pela sabedoria fundou a terra, pelo entendimento estabeleceu o céu, pelo seu conhecimento se fendem os abismos, e as nuvens destilam orvalho”. O Senhor não permite que a terra caia no universo, sabemos que a terra gira em torno do sol, em um sistema solar, mas como a terra não cai? Ela tem não uma corda que a segura, é Deus quem faz isso. E essa sabedoria vem de Deus, há coisas inexplicáveis, que palavras não expressão, somente o sentir, e esse sentir, esse sentimento, temos quando buscamos em Deus a sabedoria, entendimento, vida e paz. Confia no Senhor, Ele é fiel e cuida de você, basta você querer ser cuidado por Ele. Medite em Seus ensinamentos e peça sabedoria, pois Deus dá sabedoria a todos de graça, pela graça e com amor. Os sábios herdarão a honra, e o que dá ouvidos  habitará em segurança, estará tranquilo, sem receio do mal.

Comentários

Postagens mais visitadas