#Dia5 - Provérbios 5 - Projeto Provérbios

“Filho meu, preste atenção no que eu digo. Atente à minha sabedoria, inclina teu ouvido à minha prudência, para que observes a discrição, e os teus lábios guardem o conhecimento.” Provérbios 5.1-2.

Nesses cinco dias do nosso desafio temos sido abençoados com os ensinamentos do Pai. Deus começa nos instruindo a buscar a sabedoria e com amor nos mostra os benefícios de ter sabedoria e aplicá-la em nossa vida. Agora, porém, desde o capítulo 4, Deus nos alerta sobre as más escolhas. Hoje, o capítulo 5 nos traz um conselho muito importante. “Se desvie das pessoas imorais, licenciosas, maldosas”. Compartilho com vocês uma experiência que vivenciei hoje pela manhã.
‘Na fila do banco aguardando a minha vez chegar, uma pessoa perguntou se poderia utilizar o caixa eletrônico para consulta – uma vez que o mesmo somente estava funcionando para isso, já que os demais estavam ocupados e esse só mostrava as opções de consulta – eu e outra pessoa da fila deixamos, já que não utilizaríamos o mesmo, assim que essa pessoa que havia pedido chegou ao caixa eletrônico, o caixa ao lado ficou vago – o que estava funcionando e o qual deveria ser ocupado por alguém da fila – essa pessoa então, utilizou o mesmo que desocupou passando na frente de mais ou menos vinte pessoas – fazer o bem às vezes nos atrapalha, alguém poderia pensar – Então, depois desse episódio o qual realmente fiquei irritada, pois respeito é bom e todos devem demonstrar e receber – pensando como ser humano que somos, o que também não deixa de ser verdade, porém a vida é assim – esperei a minha vez chegar novamente, e sim, mais uma vez não consegui utilizar o caixa eletrônico, dessa vez porque o mesmo que havia desocupado estava sendo utilizado pela fila de prioridade – a qual estava absurdamente grande, com pessoas de idade e sem nenhum funcionário do banco para ajudar os clientes – então, um homem me surpreendeu. Ele impediu aos gritosrealmente aos gritos – e com certa ignorância, que um idoso utiliza-se o caixa. Alegou que era a minha vez e que eu deveria usar o mesmo, e que depois seria a vez dele – ele não estava atrás de mim na fila, só para esclarecer – E aos berros e uma discussão realmente ignorante ele impediu que o idoso utiliza-se o caixa eletrônico e acabou ele usando o mesmo. Eu quando vi aquela cena e com todos os demais clientes do banco me encarando, falei calmamente que não estava com pressa e que o senhor idoso poderia usar, já que era a vez dele e eu realmente poderia esperar um pouco mais. No final das contas, o homem venceu aos gritos e usou o caixa eletrônico, impedindo que um senhor de idade o utiliza-se. Uma vergonha para um ser humano que um dia também ficará idoso e acima de tudo, um ser humano que deveria agir com humanidade.’

Então agora, lendo o capítulo de hoje, me deparo com o seguinte conselho: “Porque os lábios da mulher imoral destilam o mel, e a sua boca é mais macia que o azeite; mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes”, Provérbios 5.3-4.

Geralmente as pessoas que pregam, ou palestram sobre esse texto, leva a palavra “mulher” no sentido de mulher, e leva o contexto a vida de relacionamento amoroso e afetivo. Eu porém, vi esse texto de outra forma. “Porque os lábios da mulher imoral destilam o mel, e a sua boca é mais macia que o azeite”, voltando a minha experiência de hoje cedo, vamos mudar a palavra mulher para – ser humano – o homem que protagonizou o episódio de hoje estava bem arrumado, vestido com roupa social, aparência boa, olhando, uma pessoa muito bem portada. Conversando na fila parecia ser uma pessoa centrada, porém, “mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes”, a atitude dele foi amargosa, e suas palavras finais como uma espada de dois gumes, ou seja, com dois lados.

Precisamos prestar atenção às pessoas ao nosso redor, às vezes olhamos para as pessoas e vemos algo lindo, maravilhoso, bem apessoado, bem educado, respeitoso, até mesmo nos espelhamos nessas pessoas, mas a verdadeira face, o verdadeiro eu, o que vai no coração dessas pessoas, somente Deus sabe. Não estou aqui julgando o homem – não mesmo, porque não cabe a mim julgá-lo, e eu também não sei o que o levou a tal atitude – estou usando um episódio para ilustrar como muitas vezes, as aparências nos enganam, e é isso que Deus nos diz em Provérbios 5, para termos cuidado com as aparências. Não sei o que levou o homem a ter aquela atitude – pressa devido a atraso no trabalho, questão de saúde e precisava sair logo do banco, e tantas outras coisas que pode estar acontecendo em sua vida – porém, sabemos que muitas pessoas são assim, e agem assim infelizmente – mais uma vez, não estou julgando ninguém, somente utilizando um episódio para ilustrar o entendimento do texto.

O conselho de Deus para a nossa vida é não se misture com os imorais. Não se misture com os homens maus, não conviva com as pessoas más, “por que, filho meu, andarias atraído pela mulher licenciosa (devassa, imoral), e abraçarias o seio da adúltera?” Provérbios 5.20.

Por que andar no caminho mau que não leva a lugar nenhum senão ao sofrimento?

É isso que Deus nos alerta, andar com sabedoria e no caminho reto. Quem busca a sabedoria, não anda no caminho perverso. Agir com sabedoria, é ter discernimento, entendimento, para em todas as situações, por mais complicada que seja, ter calma, paciência e ponderar a atitude que devemos ter.

Comentários

Postagens mais visitadas