#Dia4 - Provérbios 4 - Projeto Provérbios

Provérbios 4.

Não declines nem para a direita, nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” Provérbios 4.27.
“Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus.” Provérbios 4.14
“Filho meu, atenta para as minhas palavras, inclina o teu ouvido às minhas instruções… porque são vida para os que as encontram, e saúde para todo o seu corpo.” Provérbios 4.20;22.


Temos visto que a sabedoria é um tesouro para nossa vida, ela nos dá entendimento e vida. O conselho de Salomão é, “procure a sabedoria”. Agora, recebemos o conselho de nos apartarmos dos maus. A vereda que ele diz, significa caminho. Ou seja, “Não entres nos caminhos dos maus, dos impiedosos, dos violentos”.
Vemos constantemente as atrocidades que acontecem ao redor no mundo, as barbáries, a violência, e tantas outras coisas, então muitas vezes nos perguntamos, “se Deus é tão bom e cheio de amor, por que Ele permite essas coisas acontecerem?”
A resposta é muito simples: Os homens escolheram se distanciar do amor de Deus. Não dão ouvidos a instrução, aos ensinamentos, não buscam o entendimento, não procuram a sabedoria.
Desde o 1° capítulo de provérbios temos visto que o principal conselho é, busque a sabedoria, você tem buscado a sabedoria?
A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento”, Provérbios 4.7.
A sabedoria é a coisa principal! Com isso podemos dizer que quem não tem sabedoria anda no caminho errado. Caminho errado é aquele caminho que leva as pessoas ao sofrimento, ao desespero, às decisões erradas, a falta de sabedoria nos leva por caminhos ruins.
Deus nos diz “evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa largo”, Deus quer que andemos sempre por caminhos de paz, cheios de amor, alegria, por caminhos que nos leva a felicidade, porém, o Senhor não nos impõe nada, o Senhor nos dá a liberdade de escolha, Ele nos orienta, aconselha, instrui, ensina, mas somos nós quem escolhemos o caminho que iremos seguir. “Mas a vereda (o caminho) dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”
Você já viu um nascer do sol? É lindo, não é? Deus compara o sábio a essa beleza única. Você já viu um nascer do sol igual do dia anterior? Você pode estar no mesmo lugar, e assistir o sol nascer durante dez dias seguidos, nunca um nascer do sol será igual o outro, cada dia é uma beleza diferente e extraordinária. Uma beleza única. Assim são aqueles que buscam a sabedoria, são únicos, pois cada um receberá sabedoria para sua vida, diante de Deus somos todos iguais, pois recebemos Seu amor incondicional, porém, cada um de nós somo únicos de forma especial para Deus, porque Deus conhece o nosso coração, o nosso desejo mais íntimo e escondido, porque Deus é nosso Pai, e seu principal conselho para a nossa vida é, “Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida”. Provérbios 4.13.


Comentários

Postagens mais visitadas