Você quer ser curado?

 


João 5. 1-18 – Você quer ser curado?

Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são?” João 5.6.

Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.” João 5.14.


Você quer ser curado?

Muitas vezes pedimos a Deus mudança em nossa vida e não buscamos por ela. Muitas vezes ficamos esperando que as pessoas realizem a mudança em nossa vida que nós desejamos, porém, se nós não nos esforçarmos nada acontecerá, nem mesmo Deus poderá mudar algo se assim não desejarmos.

Jesus sabia que aquele homem estava ali esperando o agito das águas para que pudesse ser curado, porém, o local onde ele estava não ajudava a chegar até a fonte, ele não andava e não tinha ninguém que pudesse levá-lo até a fonte quando as águas se agitassem, porém, ele não tentou nada para se aproximar da fonte e ficar ao lado dela esperando o agito das águas. Se ele sabia que não tinha ninguém para ajudá-lo, ele deveria ter procurado outros meios para chegar em seu alvo, a fonte de água. Assim somos nós também, sabemos que não temos ninguém para nos ajudar a alcançar nossos objetivos, porém, não buscamos fazer nada para nos esforçarmos a caminhar até realizá-los. Muitas vezes queremos fazer igual aquele homem, depender de alguém para nos levar até onde queremos chegar, sem esforço ou trabalho nenhum da nossa parte. Jesus, vendo aquele homem, teve compaixão, assim como tem de nós, e o ajudou, assim como nos ajuda, porém, Jesus não somente o curou, mas também disse para ele levar o leito, isso não significou somente para que aquele homem tirasse o leito que usava para dormir da rua, mas para ele se esforçar e fazer algo.

Carregar o leito é significado de trabalho. Devemos trabalhar para alcançar o objetivo que desejamos, não podemos ficar somente parados onde estamos, precisamos nos mover. Precisamos levar o leito que usamos para onde queremos chegar, mesmo que pese, não podemos simplesmente ficar parados esperando que alguém faça por nós. Jesus, ao reencontrar aquele homem disse, ““Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.” João 5.14.

Isso era porque Jesus conhecia o coração daquele homem, assim como conhece o nosso. Muitas vezes nos perguntamos por que não conseguimos o que pedimos, talvez seja porque nosso coração não está disposto a viver a mudança. Jesus só atua em nossa vida quando estamos dispostos a mudar. A passar por uma transformação de vida que melhorará não somente a nossa vida, mas a vida das pessoas ao nosso redor. Precisamos desejar mudar a vida que temos e a das demais pessoas. Jesus é a transformação de vida que todos nós, seres humanos necessitamos. Ele nos tira da vida de pecado e nos leva para uma vida santa, onde mesmo que erremos, o Espírito Santo nos alerta e nos faz nos arrependermos do erro e voltarmos para o caminho do Senhor.

Não entendemos que a Jesus é a transformação de vida. Ele nos tira da vida nas trevas do pecado e nos leva para a vida na Luz da salvação. Ele transforma a vida sem perspectiva em uma vida cheia de perspectiva e sonhos. Mas, para que isso aconteça, devemos desejar essa mudança. Não basta somente falar, precisamos agir.

Aquele homem queria ser curado através do agito das águas, mas ele não se esforçava por seus próprios meios com o que ele tinha para alcançar a cura, ele queria depender dos outros para que fosse curado. Jesus ao perguntar se ele queria ficar são, fez isso para que ele pensasse se era mesmo o que ele queria ou não.

A pergunta é, queremos ficar são? Se sim, o que temos feito para isso? Temos somente dependido dos outros?

Depender de alguém é fácil, porque se não der certo, podemos culpar o outro. Porém, agir assim é errado! Não podemos depender do outro para mudar nossa vida, precisamos lutar para ter a nossa vida transformada.

Deus nos ajuda a mudar de vida. Ele nos dá recursos e meios para mudar o rumo da nossa vida, porém, você precisa querer e precisa trabalhar para isso, se esforçar.

Então, se esforce!

Deus faz a parte d’Ele em nos amar e nos ajudar, porém, devemos fazer a nossa parte em lutar e trabalhar para que a benção de Deus seja uma benção em nossa vida.

Jesus curou aquele homem, Deus nos dá o que pedimos, porém, Jesus também disse aquele homem para ele não pecar mais para que algo pior não acontecesse, ou seja, para que a consequência dos erros não causassem mais estragos na vida dele, assim Deus também fala conosco, Ele nos dá o que pedimos, porém, se não nos esforçarmos, se não trabalharmos, se não perseverarmos nos caminhos do Senhor, também não alcançaremos o que desejamos e ficaremos em uma situação pior.

Mas, buscais primeiro o Reino de Deus, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6.33.

Buscar a Deus, pedir a orientação do Pai e deixar Jesus agir em nossa vida, é o caminho que precisamos para iniciar a transformação de vida que desejamos, se esforçar e trabalhar para que essa transformação aconteça, é a nossa parte que precisamos fazer para que o agir de Deus se realize. 


Comentários

Postagens mais visitadas