Quem eu sou?

 



João 1.22-23 – Quem eu sou?

Disseram-lhe, pois: Quem és? Para podermos dar resposta aos que nos enviaram; que dizes de ti mesmo? Respondeu ele: Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.” João 1.22-23.

Quem é você?

É uma pergunta que muitos que não nos conhecem fazem, porém, é uma pergunta que devemos fazer a nós mesmos, quem eu sou?

O texto fala sobre João Batista, que pregava sobre o arrependimento pouco antes de Jesus iniciar seu ministério. Nesse momento, os fariseus fizeram essa pergunta a João, “quem és tu?”, ele respondeu com convicção “eu não sou o Cristo”, “eu não sou profeta”, (João 1.19-21), então perguntaram quem ele era, e com convicção ele responde “eu sou a voz que clama no deserto”.

Quando estamos em um deserto, sem água, sem sombra para descansar e se esconder do sol, entramos em desespero e clamamos por ajuda, João era essa voz que clamava por arrependimento no deserto que o pecado criava na vida das pessoas. Nós vivemos em um mundo onde o pecado e as trevas cercam a todos tentando destruir as vidas, João, clamava para que as pessoas se arrependessem dos pecados e erros e assim pudessem encontrar o caminho até a fonte de água para salvarem suas vidas, Jesus.

Jesus é a fonte de água que dá vida a todos nós, e em meio ao deserto de desespero que o pecado causa em nossa vida, muitas vezes não encontramos o caminho até essa fonte que pode nos salvar, por isso, quem conhece e bebe dessa fonte da vida, precisa clamar.

O grito nos mostra onde quem está em desespero está, mas também nos mostra onde está aquele que pode salvar. Quem está junto a fonte de luz e água não pode sair para não se perder nas trevas do pecado, porém, pode gritar e clamar para sinalizar o caminho para quem está nas trevas poder seguir na direção da fonte. Jesus é a luz que liberta o mundo das trevas e a água que salva a vida, quando nós clamamos junto a essa fonte, quem está perdido nas trevas ouve e pode seguir a direção da nossa voz, mas devemos clamar com verdade, com amor, decididos e determinados a salvar quem está perdido nas trevas. Não somos nós o salvador, Jesus é o verdadeiro Salvador. Nós não temos poder nenhum, nós mesmos não podemos salvar ninguém, nem a nós, mas Jesus, Ele pode salvar. Ele nos capacita para ajudarmos aquele que está em trevas a vir para preciosa luz que é o Cristo.

Quando clamamos e a pessoa em trevas ouve, Jesus envia o Espírito Santo para ajudar essa pessoa a encontrar o caminho até a fonte de vida. O Espírito Santo é o Ajudador que nos consola, conforta e guia. Quem já está junto a fonte de vida, precisa clamar para quem está longe ouvir, e assim, gritar de volta pedindo ajuda, para que o Espírito Santo se torne o guia dela, trazendo-a para junto da fonte, Jesus.

Precisamos ser a voz que clama no deserto de trevas, sinalizando onde a fonte de Luz e Vida está, para que todos possam encontrar a direção a seguir e beberem da Água da Vida e viverem na Luz.

Comentários

Postagens mais visitadas