O tempo de Deus não é igual o nosso

 


João 2 – O tempo de Deus não é igual o nosso

Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.” João 2.4.

Nosso tempo não é igual ao tempo de Deus.

Muitas vezes nos frustramos ou até nos revoltamos porque não recebemos a resposta imediatamente após pedirmos, isso porque nós humanos, não temos paciência e queremos tudo no momento em que pedimos. Queremos tudo para agora, porém, não é assim que as coisas acontecem e Deus não é nosso servo para nos obedecer.

Muitos erram ao orarem e dizerem que “não aceitam não como resposta”, ou “exigem a resposta naquele momento”, temos vistos muitos que se dizem pregadores orarem dessa maneira e ensinarem o povo a fazerem o mesmo, dessa forma desrespeitando o Senhor e agindo como se eles fossem donos de Deus, Deus é o Senhor e não nosso servo.

O Senhor nos atende sempre que pedimos, porém, nem sempre no momento em que queremos, isso porque aquele momento não é o certo para recebermos aquela resposta, ou porque, o que estamos pedindo não é o melhor para nós, e assim, Deus trabalha em nós para nos mostrar que Ele tem algo melhor a nos dar.

Ainda assim, insistimos muitas vezes naquilo que queremos, e muitos têm sido ensinados a exigirem de Deus a resposta, agindo como se fossem os senhores de Deus e não os servos. Lembre-se, nós somos os servos do Senhor, filhos por adoção através do sacrifício de Cristo e não senhores de Deus. Deus não tem que fazer nada por nós, Ele já fez o maior sacrifício que foi entregar seu Filho único para morrer em nosso lugar e vencer a morte para nos dar a vida, devemos agradecer isso a todo momento, e não exigir que Deus atenda nossa oração como se Ele devesse nos obedecer.

No texto Jesus estava em um casamento, onde o vinho acabou e não se sabia o que fazer para reverter aquela situação, algo que deixaria o noivo constrangido e envergonhado por não ter calculado de forma correta a quantidade de vinho a ser servida na festa. Maria, mãe de Jesus, então recorre ao filho, sabendo que Ele poderia dar a solução, porém, recebe essa resposta, “mulher, que tenho eu contigo?”, aqui Jesus não desrespeitou sua mãe, mas mostrou que Ele é Deus e sabe quando deve agir, Ele termina dizendo, “ainda não é chegada a minha hora”, Ele quis dizer que Ele não faria nada ali na festa para ser reconhecido. Aquela festa era um casamento, um momento especial para os noivos, Ele não tiraria a atenção que era devida ao casal, mesmo sabendo o que se passava, Ele sabia que ainda não era a hora de iniciar a manifestação de seu ministério. Há momento certo para tudo, como a Palavra de Deus diz, (Eclesiastes 3).

Jesus não obedeceria a ordem de fazer algo porque estavam exigindo, mas Ele atende a necessidade porque Ele sabe do que precisamos. Naquele momento, ainda não era o certo para Ele se manifestar, então, depois de ouvir a resposta, Maria se dirige aos servos que trabalhavam no casamento e somente diz para eles fazerem o que Jesus mandasse, no momento em que Ele ordenasse. Ela entendeu, que o ministério de Cristo se iniciaria no momento certo e determinado por Deus. Maria estava ansiosa porque ela sabia quem Ele era, e ela queria que todos reconhecessem o Filho de Deus, enviado ao mundo para ser o Salvador, porém, naquele momento ela compreendeu que o tempo de Deus não era o tempo dela. Assim, nós também deveremos reconhecer e entender que o tempo de Deus não é o nosso. Não receberemos a resposta imediatamente após pedirmos, pois Deus precisa trabalhar em nós para que a benção seja recebida.

O texto diz, “assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram n’Ele” João 2.11.

Quando Jesus transforma a água em vinho, somente Maria, seus discípulos e os servos que obedeceram à ordem de Jesus souberam do milagre, o mestre sala diz ao noivo que o melhor vinho foi deixado para o final, ele e o noivo não sabiam o que tinha acontecido, ninguém mais no casamento ficou sabendo do milagre que ocorrera, isso porque, ainda não era a hora de todos presenciarem o milagre, somente alguns, e esses que presenciaram eram aqueles que precisavam crer que o Mestre que eles seguiam era de fato o Cristo, Filho de Deus.

Muitas vezes queremos que Deus nos responda diante de todos, para mostrarmos que Ele nos atende, porém, isso não é o que Senhor faz. Ele não precisa “se mostrar” para ninguém, Ele é Deus! Nós, muitas vezes precisamos presenciar os milagres sozinhos para termos uma experiência com Deus. Precisamos presenciar sozinhos o poder de Deus para que possamos reconhecer que Ele é o Senhor, necessitamos ter experiência pessoal com Deus antes de ter uma experiência compartilhada com as demais pessoas a nossa volta.

Aqueles servos, os discípulos e a mãe de Jesus tiveram essa experiência pessoal ao somente eles presenciarem aquele milagre, ainda não era hora de todos verem.

Ainda não é a hora de todos verem o milagre acontecer na sua vida, agora é o momento de você ter uma experiência pessoal com Deus, onde você e Deus poderão compartilhar um momento único e criar mais intimidade e comunhão. Não queria mostrar para as pessoas o que Deus faz por você, não cultive o sentimento de mostrar para as pessoas que você pede e Deus responde, esse sentimento somente irá contaminar seu coração e enchê-lo de arrogância, prepotência e superioridade, e esses sentimentos não agradam o Senhor. Deus não envergonha ninguém, então, Ele não irá atender o seu pedido para que as pessoas vejam que você conseguiu o que queria, Ele atenderá aquilo que você precisa, aquilo que fará bem a você, então, se está fazendo um pedido para mostrar para alguém que você consegue o que deseja, Deus não irá atendê-lo. Ele irá trabalhar em seu coração para que você compreenda o que é melhor para sua vida.

O tempo de Deus não é igual ao nosso, então, tenha paciência, muitas vezes aquilo que desejamos não é o melhor para nós, ou não é o momento certo para recebermos, às vezes, está no momento de termos uma experiência pessoal com Deus para nos prepararmos para ganhar a resposta que pedimos.

Então, entregue seu coração ao Senhor, converse com Ele sobre tudo o que você sente, peça o que deseja, e peça a paciência para aguardar o momento certo para receber a resposta, mas, também peça o principal, para ter experiência e intimidade com Deus. Lembre-se, “Mas buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6.33.


Comentários

Postagens mais visitadas