Mateus 25. 14-30 – Quem esconde o talento recebido e se faz de inútil


 

Mateus 25. 14-30 – Quem esconde o talento recebido e se faz de inútil

A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem… Mas o que recebeu um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor… e atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu… Devias então entrar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos. Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado. E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes”. Mateus 2515;18;25;27-30.

Jesus nos alerta sobre nossas atitudes para com o Pai. Aqui Jesus usou a parábola para nos ensinar sobre os talentos que recebemos do Pai para usarmos em nossa vida e que muitas vezes desprezamos, escondemos e não damos valor.

A parábola inicia dizendo que o senhor de três servos iria viajar e entregou a cada um deles um talento, o nome dado a uma moeda da época. E a cada um deu uma quantia segundo a capacidade de cada servo. Podemos trazer isso para nós hoje.

O que é talento?

Resposta: aptidão incomum, natural ou adquirida, leva alguém a fazer alguma coisa com maestria; indivíduo engenhoso, de habilidade ou capacidade incomuns; antiga moeda grega de ouro ou de prata.

Talento, então é algo incomum, uma aptidão natural ou adquirida. Ou seja, você pode ser apto naturalmente para fazer algo ou se preparar para fazer. Adquirir conhecimento para exercer algo.

A Palavra de Deus diz que o Senhor nos capacita para fazer a obra. Ele nos ensina tudo que devemos saber, adquirir sabedoria é se preparar e se capacitar para exercer qualquer função. 

Muitas pessoas usam como desculpas, “eu não tenho talento para isso”, somente uma forma de fugir de fazer algo. Talento é algo que podemos desenvolver com estudo e preparo. Com esforço e dedicação.

O texto diz que três servos receberam talentos conforme suas capacidades, um recebeu cinco, outro dois e outro um. Cada um de nós tem uma habilidade para fazer algo, alguns são mais hábeis para fazer mais coisas, outros fazem menos, porém, todos temos habilidade e capacidade para fazer algo.

No Reino de Deus não é diferente, da mesma forma que nos preparamos para a vida em sociedade, no mercado de trabalho, nos estudos e afins, também temos que nos preparar para o Reino de Deus, para trabalhar e cumprir a ordenança de Cristo, “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho”. Não podemos simplesmente sair por aí sem preparo para pregar, sabemos que enfrentaremos muitas dificuldades, o inimigo está nos atacando de todos os lados e de todas as formas para nos calar, e sabe quem ele mais gosta de atacar, aqueles que são preguiçosos, medrosos, conformados com os outros fazendo o que eles deveriam fazer e ainda criticam, o inimigo se satisfaz com aquele servo que recebe um talento e se faz de inútil.

Aquele senhor da parábola sabia da capacidade de cada servo, por isso ele deu a cada um tarefas diferentes, ele sabia que o que recebera cinco talentos, conseguiria multiplicar para dez, que o recebera dois talentos, multiplicaria para quatro, e o que recebeu somente um talento conseguiria multiplicar para dois. Não é que aquele senhor preferia um ao outro, mas ele conhecia como aqueles servos trabalhavam, e como cada talento seria usado por cada um deles. Assim é Deus para conosco, Ele sabe da nossa capacidade e nos dá talentos diferentes para utilizarmos conforme o que podemos fazer.

Alguns recebem o talento para pregar, outros para cantar, outros para orar, outros para cuidar, outros para visitar, e tantos outros talentos e dons que são úteis para o Reino de Deus. Há irmãos que precisam de visita, porém, nem todos nós temos tempo para realizar visitas, muitos trabalham fora, estudam, têm suas responsabilidades, mas há aqueles irmãos que podem dispor de tempo para visitar uma pessoa doente, acamada, no hospital, que mora sozinha, etc.. Há irmãos que podem se dispor de levar alguém ao hospital, em uma consulta, ao mercado, ou para fazer algo por aquele irmão idoso que não tem família ou que foi abandonado. Há irmãos que recebem o talento de ouvir. Ouvir aquele idoso que já não tem família e mora só, ouvir aquela pessoa que está enfrentando uma depressão ou situação difícil, ouvir aquela pessoa que está com dificuldade e precisa desabafar. Há aquele que recebe o talento de abraçar aquela pessoa que precisa somente de um sorriso e abraço e ouvir, “estou orando por você!”, ou ouvir, “senti a sua falta! Como você está?”, ou ouvir, “Deus te ama e cuida de você em todo o tempo”.

Não precisamos saber a Bíblia decorada, não precisamos ter pregações preparadas, muitas vezes, somente fazer alguém lembrar que é amado por Deus é necessário para melhorar o dia de alguém, ou salvar a vida de alguém.

Quantos talentos que muitos julgam ser “simples” ou até mesmo não consideram ser um talento, estão sendo desperdiçados, estão sendo enterrados em vez de ser usados?

Quando Jesus voltar o que faremos com esses talentos? O que apresentaremos ao Senhor? A multiplicação do talento que recebemos ou desenterraremos o talento que nos foi dado e o entregaremos vazio?

Jesus aqui nos alerta a não desprezar a nossa capacidade e o que podemos fazer. Muitas vezes no ambiente de trabalho ou estudo podemos usar de nossos talentos, podemos orar mesmo em silêncio, podemos consolar alguém triste ou desesperado. Podemos ouvir alguém que precisa ser ouvido, podemos abraçar alguém que precisa ser confortado, podemos sorrir para alguém que precisa ver que mesmo em meio as dificuldades não se deve reclamar, mas ser grato. Podemos mostrar que mesmo nos piores momentos, devemos olhar para o todo e buscar o melhor caminho para resolver aquela situação. Podemos levar uma palavra de conforto, usando um versículo bíblico ou simplesmente palavras que consolem aquele momento. Podemos cantar mesmo em meio a tristeza, mostrando que em todo o tempo devemos buscar a felicidade e não se deixar levar pelo desespero. Podemos dar conselhos para que aquela pessoa não caia em desespero e tenha esperança.

Tantas coisas que podemos fazer que são “simples”, mas Jesus é simples. O amor de Deus é simples, e é a simplicidade que nos mostra o quão felizes podemos ser.

Quantos talentos nós recebemos de Deus e temos os enterrado em vez de usá-los?

Atemorizado, fui esconder na terra o teu talento”, como nós temos feito isso!

Em nossos dias temos visto como a igreja tem sido perseguida e calada, o mundo quer transformar em crime pregar a Palavra de Deus, ensinar os preceitos do Senhor, o mundo quer fazer com que a família seja algo ruim e por isso tem lutado para destruí-la, e o que nós temos feito a respeito? Nada. Temos escondido os talentos que recebemos de Deus com medo do que o mundo dirá. Com medo muitas vezes do que as pessoas dentro das “igrejas” dirão. Os tabus impostos por denominações, por placas de igrejas, por pregadores/pastores/bispos e afins, têm assustado as pessoas e elas têm desistido de útil na obra do Senhor. Não devemos temer o homem, o homem sem Deus não é nada! Nós não somos nada sem Deus.

Deus nos deu o fôlego da vida, Ele pode tirar a qualquer momento, Ele pode restaurar a qualquer momento. Deus nos deu a liberdade de falar do amor d’Ele, e nós temos escondido isso com medo. Quando Davi diz que escondeu a Palavra de Deus no coração para não pecar, ele não quis dizer que escondeu a Palavra de todos ao redor dele, pelo contrário, ele guardou os ensinamentos de Deus em seu coração e vivia esses ensinamentos mesmo sendo pecador.

Nós devemos viver como servos úteis ao Senhor. Guardar a Palavra em nosso coração e usá-la em todo momento da nossa vida.

Devias então entrar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos”, aqui Jesus nos mostra que, quando nos fazemos de inúteis, o talento que recebemos é tirado e dado a outro que busca se preparar e se aperfeiçoar. Os banqueiros aqui representam aquelas pessoas que buscam sempre se aperfeiçoar e aprender algo novo. Um exemplo é aquela pessoa que não sabe desenhar, mas ama arquitetura, ela quer aprender a desenhar e então, busca um curso, vai em palestras, assiste vídeos, assiste aulas, rabiscas várias folhas de papel, mas nunca desiste, e um dia ela consegue fazer o desenho tão desejado, estuda para se tornar um arquiteto e consegue. Um talento adquirido, um talento que foi trabalhado, lapidado, alguém que buscou se aprimorar, aprender. Não importa se você tem cinco, dez, quatro ou um, o talento que você tem deve ser aprimorado, lapidado a cada dia, deve se dedicar a aprender mais e mais sobre ele, só assim ele se multiplicará. Multiplicar é o dobro, 1+1=2, porém, se você tem 1 e não busca mais 1 ele será somente 1 ou, poderá ser reduzido a 0.

Não se deixe ser reduzido a zero. Multiplique quem você é! Multiplique o que você tem como talento. Ouça uma pessoa hoje, e na próxima semana você ouvirá duas. Console uma pessoa hoje, e na próxima semana você consolará duas. Sorria para duas pessoas hoje, e na próxima semana estará sorrindo para quatro. Multiplique o talento que Deus te deu e seja útil na vida de alguém!

E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes”, quando nos fazemos de inútil, somos lançados fora, lançados em um lugar escuro, sombrio, sozinho, onde a solidão nos atemoriza e nos faz chorar, onde rangemos os dentes de medo, dor e sofrimento. Não podemos desprezar o que recebemos do Senhor e nos fazermos de inúteis. Não é porque mais de um irmão pode orar por alguém que você deixará de orar, existe uma pessoa que aquele irmão não conhece, mas você conhece, e que está precisando de oração, então você pode orar por ela também. Não se deixe achar que é inútil, o inimigo nos faz sentir assim em muitos momentos da nossa vida, mas nós não somos inúteis, nós somos filhos de Deus, servos do Senhor, nossos talentos devem ser usados para o Reino de Deus e para salvar a vida de quem está no caminho da perdição.

Seja um servo fiel e útil, use o seu talento para o honrar Jesus que deu a vida para salvar a humanidade. Use o seu talento, ele não é simples, seu talento é extraordinário e especial, porque você é extraordinário e especial para Deus!

Comentários

Postagens mais visitadas