Mateus 25.1-13 – Insensatos – Perdem a chance do chamado

 


Mateus 25.1-13 – Insensatos – Perdem a chance do chamado

Ora, as insensatas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo… E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo, não vos conheço. Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora”. Mateus 25.3;10-13.

Insensato – cujo atos são contrários ao bom senso.

Jesus continua nos alertando sobre o que acontecerá no final dos tempos. Aqui Ele nos mostra através de parábola o que acontecerá com aqueles que agem de forma insensata.

Muitas pessoas agem de forma relaxada em relação ao Reino de Deus. Muitas vezes, as pessoas somente procuram Deus quando estão em uma situação difícil, ou querem conquistar algo, tratando Deus como um gênio da lâmpada para conceder os desejos deles. Porém, agir dessa forma é ser muito insensato.

Jesus compara essa atitude com noivas que estavam se preparando para a cerimônia. Ele mostra dez noivas que se arrumaram e aguardavam para serem chamadas para entrar na festa, porém, com a demora, elas dormiram. Cinco delas se prepararam de fato, se preocuparam com o que poderiam precisar caso demorasse a chamada, elas levaram azeite com elas para o caso de necessitar manter a luz da lâmpada acessa. As outras cinco porém, não se prepararam, elas simplesmente saíram arrumadas e não pensaram no que poderia precisar e muitos menos pensaram que poderia demorar a chamada.

O que podemos aprender com isso?

Que precisamos estar preparados em todo o tempo. Podemos comparar essa situação com a volta de Cristo para buscar a igreja, e igreja aqui não é aquele lugar feito de pedra e concreto, não é o prédio, a igreja somos nós! A igreja é a noiva de Cristo.

Mas como estar preparados em todo o tempo?

Estar sempre buscando a Deus e seu Reino, estar sempre atento a tudo o que fazemos e como agimos. Nos preocupando com a nossa vida, com nosso testemunho, com as pessoas que precisam ouvir da salvação, estarmos preocupados com a nossa comunhão com Deus.

O que precisamos fazer para estarmos preparados?

Viver os ensinamentos de Cristo. Temos a Bíblia como nosso guia de vida, nela consta tudo o que precisamos saber para viver bem e também o que não fazer para não errarmos. Deus é Pai e nos ensina tudo, o certo e o errado, sempre nos alertando a não cometer erros. Temos os exemplos do que o povo de Israel enfrentou durante muitos anos na desobediência, o quanto eles sofreram, e não porque Deus os abandonou ou castigou, mas porque eles se afastaram de Deus e enfrentaram as consequências dos erros.

Aqui não é diferente. As cinco noivas que se prepararam, estavam prontas para serem chamadas a qualquer momento, elas tinham o azeite para manter a lâmpada acessa, para serem vistas, para iluminarem o caminho delas até o encontro com o noivo. Elas se preocuparam quando saíram para esse encontro em levar o que poderiam precisar no caminho. Comida, vestes, estarem limpas, arrumadas, apresentáveis, terem o suprimento para se manterem sempre preparadas, e o azeite para manter a luz a cessa e iluminar o caminho que as levaria até ao noivo, para a felicidade. Vamos avaliar:

Comida – é o alimento da Palavra de Deus em nossas vidas. Jesus é o Pão da Vida. Ele nos alimenta. Alimenta a nossa alma e espírito necessitado e muitas vezes aflito. Assim como ele é a Água da Vida que mata a nossa sede e nos sacia.

Vestes – elas se arrumaram para a cerimônia. A Bíblia diz em Apocalipse que receberemos novas vestes e novos nomes. As vestes devem ser novas, purificadas, especiais para aquele momento. Assim como nos arrumamos para uma ocasião especial, devemos sempre estar prontos com vestes renovadas para o momento em que formos chamados. Renovamos a nossas vestes a cada dia quando lemos a Palavra de Deus. “A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não tem fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade”, Lamentações de Jeremias 3.22-23. Assim como as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã, nós também devemos nos renovar em Deus e na Sua Palavra a cada dia, pois os ensinamentos do Senhor são o nosso guia e nossas vestes.

Estar limpos – Ser limpo é se purificar de todo pecado. Somos pecadores e sempre erramos, não somos perfeitos, porém, buscar a pureza é o que nos faz diferentes, é o que nos torna filhos de Deus. Não podemos permanecer no erro porque somos pecadores, mas devemos buscar sempre a purificação dos pecados para não darmos chances do pecado permanecer em nossa vida. Devemos sempre buscar em Deus sabedoria para todas as nossas atitudes, ações, decisões, caminhos a seguir, em como falar e viver. Estar limpo é sempre olhar e avaliar a nossa vida e a nós mesmos para descobrirmos se há algo que está manchando a nossa veste e vida, e se tiver, pedir a Jesus que nos limpe, pois o sangue de Cristo vertido na cruz foi para nos purificar de todo o pecado, quando aceitamos Cristo como nosso Salvador, Ele nos limpa e purifica, e devemos sempre buscar permanecer puros e limpos, mesmo sendo pecados, temos a consciência se estamos ou não errando, e podemos pedir a Cristo que nos limpe sempre que errarmos, nos preparando para o encontro.

Arrumados – Com a Palavra de Deus em nossos corações, estamos sempre prontos para falar do Amor de Deus pelas vidas das pessoas que tanto necessitam ouvir. Estar arrumado é sinônimo de estar pronto, preparado. Devemos sempre estar prontos para falar da salvação e do amor de Deus para as pessoas, de como Cristo se sacrificou na cruz por amor para nos salvar. Devemos estar prontos para enfrentar qualquer situação. Muitas vezes somos questionados ou colocados em situações para nos afrontar, e devemos estar sempre prontos para responder com a sabedoria dada por Deus a nós através de Sua Palavra. Estar arrumados com os ensinamentos de Jesus e prontos para mostrar o que o Senhor fez e faz por nós, o quanto Ele nos ama e quer nos salvar, o quanto Ele deseja a nossa felicidade e quer nos dar uma vida de paz e alegria. 

Apresentáveis – Darmos testemunho com a nossa vida e atitudes. Sempre vivermos os ensinamentos de Jesus. Sermos fieis a Cristo e a Sua Palavra. Viver com dignidade, honestidade, refletir Cristo em nossas vidas. Dar o testemunho, o exemplo a ser seguido. Mostrar que o que Deus faz por nós, ser diferente do que o mundo é. Sermos a luz e o sal da terra como Cristo nos ensinou.

Ter o suprimento para se manter preparados – Estudar a Palavra de Deus. Devemos buscar a sabedoria para entender a Palavra de Deus, “Ora se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a porém com fé, ao duvidando; pois, aquelque que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento”, Tiago 1.5-6. Devemos pedir sabedoria e entendimento ao Senhor com fé, pois, Deus nos dá entendimento para compreendermos o que Ele tem para nos ensinar. Estudar a Palavra de Deus é buscar conhecer o Senhor, “mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor”, Jeremias 9.24. Deus quer que nós O conheçamos, Ele não deseja eventos grandiosos ou grandes coisas sinuosas, Ele quer que nós O conheçamos, quer que nós entendamos a Palavra d’Ele, Ele quer ter comunhão conosco. O suprimento que nos faz permanecer de pé, é nos alimentarmos da Palavra de Deus, isso nos mantém preparados para enfrentar qualquer situação.

Azeite para manter a luz acessa – “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho”, Salmos 119.105. O azeite é o que mantém a luz acessa, e a luz ilumina o caminho em que devemos andar. Andar no escuro nos faz tropeçar, cair, nos machucarmos, e pode nos levar a morte. Assim também é quando não temos a Palavra de Deus em nossa vida. A Palavra de Deus é a lâmpada para os nossos pés, a luz que ilumina o caminho onde estamos andando, é a luz que nos ajudar a ver onde estamos pisando, se há algum obstáculo no caminho para podemos desviar ou atravessar. Para manter a chama da luz acessa, precisamos ter a Palavra de Deus em nosso coração, levar conosco onde formos, estarmos preparados para usá-la a qualquer momento e em qualquer situação. Assim como aquelas noivas mantinham o azeite com elas para manter a luz acessa, nós devemos manter a Palavra de Deus em nosso coração para mantermos a luz acessa iluminando nosso caminho e vida.

Aquelas cinco noivas insensatas, não pensaram nos preparativos para irem à festa. Não pensaram no que elas precisavam para entrar na celebração. Elas esqueceram totalmente do que precisavam, e do principal, o azeite. O que mantém a luz acessa, elas não poderiam ser reconhecidas com a luz apagada, e quando foram em busca de comprar o azeite, elas perderam a chance do chamado.

O azeite, a Palavra de Deus não se compra, se recebe de graça, Deus nos dá de graça o Seu amor, a única coisa que Ele pede em troca é que reconheçamos Jesus Cristo como nosso Salvador e nos arrependamos dos nossos pecados. Não precisamos fazer sacrifícios, não precisamos pagar alto preço, o alto preço foi pago na cruz com a vida de Cristo, que morreu e enfrentou a morte, ressuscitou vencendo a morte para nos dar a vida. Quando desprezamos o azeite, quando nos esquecemos do azeite, desprezamos e esquecemos de Jesus e do Ele fez por nós, não damos valor o noivo que é Cristo. Por isso, quando aquelas noivas foram “comprar” azeite, e voltaram, o noivo disse “em verdade vos digo, não vos conheço”. Jesus conhece quem vive prudentemente como as cinco noivas prudentes, Ele conhece quem se prepara para a cerimônia, Ele sabe quem está purificado para participar da celebração. Devemos seguir o exemplo das cinco noivas prudentes, e estar sempre preparados para o chamado.

Como eu tenho vivido, como a noiva prudente ou a noiva insensata?

Terei a chance de ser chamado ou perderei o chamado?

Comentários

Postagens mais visitadas