Mateus 27.1-10 – Arrependimento ou remorso? O salário do pecado

 



Mateus 27.1-10 – Arrependimento ou remorso? O salário do pecado

Pequei traindo sangue inocente. Responderam eles: Que nos importa? Seja isto lá contigo. E tendo ele atirado para dentro do santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se.” Mateus 27.4-5.

O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6.23.

Sabemos que desde que Adão e Eva pecaram a morte entrou no mundo. Quando Deus alertou Adão a não comer do fruto da árvore da vida, era exatamente para evitar que a vida dada por Deus tivesse fim. Sim, o homem, ao ser criado por Deus, foi criado para viver eternamente junto ao Pai no mundo perfeito que Deus criara, tanto que o jardim do Éden era um lugar maravilhoso onde Adão e Eva deveria cuidar e zelar, mas, por influência maligna, a desobediência ocorreu e o pecado contaminou a criação de Deus. O Senhor sabia o que estava acontecendo? Sim, Ele sabia, porém, Deus não é um deus que escraviza as pessoas como vemos por aí, o Deus Verdadeiro nos dá liberdade para escolhermos o caminho que iremos seguir, por isso, Ele permitiu que Adão e Eva fizessem a escolha deles, o que permitiu o pecado contaminar a Terra e a humanidade. O salário do pecado é a morte, pois ele nos leva para o caminho da perdição eterna. Porém, o amor infinito de Deus, que é dado gratuitamente a nós, com a única condição de aceitarmos que Jesus Cristo é o Filho de Deus e caminho da salvação que nos leva para junto do Pai novamente, podemos enfim vencer a morte, a morte da alma. Esse corpo que temos aqui na terra será destruído, voltaremos ao pó da terra, afinal, o homem foi feito do barro, porém, o nosso espírito, dado por Deus através do fôlego da vida soprado nas narinas de Adão quando este foi moldado do barro, esse espírito viverá eternamente.

Esquecemos que fomos criados para vivermos eternamente junto ao Pai, desfrutando da criação maravilhosa e perfeita que Ele fez, e a cada dia, contaminamos mais ainda essa criação com as nossas ações erradas e perversas. Com o pecado que a cada dia aumenta mais. Com cada abominação que cometemos. O coração de Deus se entristece em ver que Sua obra perfeita, os homens, preferem um caminho que leva a perdição ao caminho que leva a vida.

No texto vemos que Judas sentiu o peso do pecado que cometera, porém, também vemos que ele não aprendeu nada do que Jesus ensinou, e muitas vezes nós homens e mulheres agimos assim também. Ouvimos tudo o que está escrito na Palavra de Deus, porém, não aprendemos nada do que está sendo ensinado a nós.

João Batista pregava sobre o arrependimento, preparando o caminho para o ministério de Cristo, que veio pregar a salvação. Jesus sempre ensinou que devemos nos arrepender dos nossos pecados e erros, quebrantar nosso coração para aceitar a correção, enfrentar a consequência do pecado e não pecar mais. Porém, Judas não entendeu isso.

Qualquer um dos doze discípulos de Jesus poderia ter cometido a traição, qualquer um deles poderia ter vendido Cristo aos sacerdotes, porém, aquele que era mais soberbo e ligado a riquezas o fez. É afirmado em João 12. 6, “ora, ele disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão, e, tendo a bolsa, subtraía o que nela se lançava”. Judas era quem cuidava da bolsa onde as ofertas que Jesus e os discípulos recebiam ficavam guardadas, e um dos discípulos afirma que ele roubava essas ofertas, ele era ganancioso, se deixava guiar pelas riquezas que desejava ter, por isso, ele pede um preço para “vender” Jesus aos sacerdotes. Ainda assim, se ele tivesse realmente se arrependido do que fez, ele poderia ter se salvado, assim como Pedro que negou a Jesus três vezes, mas se arrependeu.

Qual a diferença entre arrependimento e remorso?

Arrepender: lamentar o mal cometido; sofrer pela falta praticada. Sentir-se culpado por ter cometido um erro ou praticado uma injustiça. Lamentar-se por decisões já tomadas.

Remorso: sentimento de culpa, sensação de mal-estar, de angústia que resulta de uma falha ou erro cometido contra alguém.

Mas qual a diferença entre eles se tem o mesmo significado?

A diferença é o sentimento que cada atitude implica na vida da pessoa. O arrependimento é algo que sentimos quando cometemos um erro e buscamos meios ou maneiras de nos desculparmos. Quando nos sentimos culpados e reconhecemos o erro cometido, pedimos desculpas e demonstrando nosso arrependimento da atitude cometida. Lamentamos pelas decisões tomadas, porém, enfrentamos as consequências reconhecendo nosso erro e não praticando mais aquilo. Mudamos a atitude e temos a humildade de dizer que erramos. O arrependimento no traz a tristeza pelo que cometemos e a vontade de reverter aquela situação causada. Buscamos nos consertar do erro, ajudar alguém a quem possa ter prejudicado se for o caso, a tristeza que nos acomete nos faz refletir sobre a atitude que tivemos e nos faz buscar caminhos para não cometermos mais o mesmo erro. Mudamos a nossa atitude e até o estilo de ver as coisas, e viver a vida para que aquele erro não aconteça mais. Aprendemos com o erro e mudamos nossa vida e pensamento para que aquela tristeza não nos atinja mais.

Remorso é a tristeza do que cometemos, porém, é o não reconhecimento do erro. A pessoa sabe que errou, mas não aceita que esteja errada. Quando alguém comete algo errado e não vê a consequência daquilo, ou a consequência daquela atitude não atinge a pessoa, ela simplesmente não se arrepende, ela somente sente uma tristeza, mas não realmente se importa com o que aconteceu, e não aceita que aquilo foi causado por ela. O dano causado pelo erro ou pecado, não é aceito, a tristeza atinge o coração, atinge as atitudes, deixando quem cometeu e está sentindo o remorso raivoso, nervoso, arisco, a pessoa toma atitudes com ignorância (sem sabedoria) e arrogância, mas não tem de fato o arrependimento pelo que cometeu, ou seja, não reconhece de fato a atitude errado que teve, até diz que fez, mas, não tem o sentimento de querer realmente pedir desculpas, e sempre diz o que fez para terceiros e não para o envolvido, pois a vergonha de reconhecer o erro cometido é maior do que o sentimento de culpa que está sentindo. Em sua visão, o “erro” não foi cometido por ela ou porque ela foi fraca e errou, mas porque alguém deu margem para aquilo ocorrer e a culpa não é somente dela, o remorso é o sentimento de culpa, mas que é jogado no outro para justificar a atitude cometida e diminuir a culpa e tristeza que aquele que cometeu está sentindo, e essa ação só deixa esse sentimento mais dolorido, porque a não aceitação do erro nos faz odiar mais ainda quem está envolvido e principalmente nos faz odiar a nós mesmos, o que leva muitas pessoas a cometerem atos extremos.

No texto vemos uma das coisas que acontecem com as pessoas que sentem remorso e não arrependimento. Judas, ao ver o que aconteceu com Jesus, se compungiu. Se arrependeu da atitude que teve em aceitar dinheiro para vender Jesus, porém, ele não se arrependeu da atitude de trair Cristo. Ele volta até os sacerdotes e devolve o dinheiro, ele diz que cometeu pecado contra uma vida inocente, e devolve o dinheiro que recebeu para aquele ato, porém, a quem ele deveria realmente confessar o erro, pedir perdão pelo que fez, ele não faz. Jesus nos ensinou em seu ministério que devemos nos arrepender dos pecados, reconhecê-los e pedir perdão ao Pai, que é amoroso e nos perdoa os pecados, e assim, mudarmos o nosso jeito errado de viver e termos uma nova vida. Judas não se lembrou das palavras e ensinamentos de Cristo, e sabe o por quê? Porque ele simplesmente não escutava o que Cristo dizia, ele somente ouvia. Ouvir e escutar também tem significados diferentes, ouvir é entender ou perceber sons, ou seja, você ouve quando alguém fala, ouve uma música, etc.; escutar é ouvir com atenção, ou seja, é você dar atenção aquilo que está sendo dito, prestar atenção ao que a pessoa está falando, prestar atenção a letra da música que está tocando e compreender o que diz.

Judas simplesmente ouvia as palavras de Jesus, mas não dava atenção, ele não escutava. Seu arrependimento em receber as moedas de prata aconteceu, ele devolveu o pagamento, porém, a atitude de trair a Cristo não teve o sentimento de se arrepender, ele sentiu remorso pelo que estava acontecendo a Jesus, mas não aceitou seu erro. Se ele realmente tivesse se arrependido, ele teria buscado o perdão de Cristo, o perdão dos discípulos pelo que ele fizera, teria reconhecido sua soberba e ganância, teria confessado o que fez e o que estava sentindo. Pedro ao negar Jesus, ele sentiu arrependimento, chorou amargamente e confessou o pecado que cometeu. Voltou para os discípulos e confessou o que fez, o que sentia, como se arrependia de ter negado o Mestre que ele disse que morreria para proteger, Pedro se arrependeu porque ele amava Jesus, seu Senhor, Mestre e Salvador. Judas, porém, não tinha esses mesmos sentimentos, ele sentiu o peso do pecado, ele sentiu o peso da escolha em trair Jesus, mas ele preferiu tirar a vida a pedir perdão, a buscar o perdão de Deus.

Dar fim a vida não é sinônimo de que aquilo acabará, a vida acaba aqui na terra, mas a vida eterna, essa não tem fim, é eterna, juntou ao Pai ou no inferno. Tirar a vida de alguém é pecado, mas você ainda tem a chance de se arrepender e pagar a consequência do seu crime, porém, tirar a própria vida, é um pecado que não há chance de arrependimento. Só existe chance de se arrepender e ser salvo quando há vida, após a morte, não há mais chances de arrependimentos e salvação.

A vida é o bem mais precioso que Deus nos deu, o próprio Deus soprou o fôlego da vida no homem, não foi criado por palavras, em Gênesis 1 vemos que Deus criou o mundo com palavras, mas quando Ele decidiu criar o homem, Ele o moldou com as próprias mãos, à sua imagem e semelhança, e soprou o fôlego da vida em suas narinas, Deus deu a vida ao homem com sua respiração. O fôlego de vida que temos provém da respiração de Deus, é o que nos faz viver, é um presente inestimável, quem somos nós para tirar essa vida? Tirar a vida de alguém é um pecado terrível, porém, tirar a própria vida é um pecado que não há perdão, pois não há chances de se arrepender após a morte.

Deus nos valoriza tanto que nos dá inúmeras chances de nos arrependermos dos erros, de reconhecermos nossos pecados, de pedir perdão e receber a salvação. Não podemos jogar esse presente e amor no lixo, não temos o direito de tirar aquilo que nos foi dado, podemos rejeitar presentes, podemos até rejeitar o amor de Deus por um longo tempo, mas enquanto estivermos vivos, teremos a chance de nos arrependermos e sermos salvos, não temos o direito de tirar a nossa vida, a vida, apesar de ser vivida da maneira que quisermos, certa ou errada, não é nosso direito tirá-la. Você pode escolher o caminho que quer seguir, mas sempre haverá chance de voltar e tentar uma nova vida.

Nunca desista.

Mesmo que o sentimento de culpa o atormente, mesmo que sinta que o mundo não o aceita. Mesmo que sinta que todos o rejeitam, mesmo que sinta a solidão assolar sua vida e só veja escuridão ao seu redor, Deus está olhando para você, Ele quer tirar você desse lugar onde está vivendo, Ele quer dar luz a sua vida, dar alegria e preencher o vazio que sente, mas, você só precisa querer, só precisa aceitar que Ele é Deus, que Jesus é o Salvador, só precisa desejar que Jesus entre e faça parte da sua vida.

Não importa se ouve uma voz dizendo que deve desistir de tudo e que ninguém te ama, que você só causa tristeza e dor aos outros, isso é mentira! Você é importante para Deus! Você é importante demais! Valorize o que Deus te deu, valorize sua vida, valorize o sacrifício de Jesus na cruz, Ele morreu na cruz para você viver, aceite Cristo como Senhor e Salvador, peça a Ele para entrar e fazer parte da sua vida, e toda escuridão que está a sua volta irá embora, Jesus irá iluminar e alegrar a sua vida.

Não deixe o salário do pecado destruir sua vida.

Receba o dom gratuito de Deus, a salvação em Cristo Jesus.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Filho Unigênito para que todo aquele que n’Ele crê, não morra, mas tenha a vida eterna. João 3.16.

Deus te ama tanto, Ele está esperando que você abra seu coração para Ele, Jesus aguarda o seu convite para que Ele faça parte da sua vida!


Jesus é o caminho, a verdade e a vida, deixe-O fazer parte da sua vida, e você será extremamente feliz!

Comentários

Postagens mais visitadas