O Verbo da Vida

 



João 1 – O Verbo da Vida

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio d’Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. N’Ele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” João 1.1-4.

Verbo – é a forma infinitiva da palavra, ou seja, é a forma que não se extingue, a palavra quando está no passado quer dizer que já acabou, no presente, é algo que acontece agora, mas que logo deixará de acontecer, e no futuro é algo que ainda está para acontecer, porém, na forma infinitiva, é algo que não se acaba. Assim é Jesus, não acaba, não tem fim, é eterno.

Jesus é a verdade e a vida, o texto afirma que o Verbo está à vida. Ou seja, Jesus é a vida, a vida eterna.

Jesus nos dá a vida eterna junto ao Pai, uma vida que não terá fim, onde seremos felizes livres de dor e sofrimento, como deveria ter sido desde o princípio, quando Deus criou a Terra e o homem. Infelizmente, a decisão errada fez com que o mundo fosse contaminado pelo pecado, nos condenando a morte. Jesus vem para o mundo viver como homem entre nós para nos mostrar que é sim possível viver sem pecar, é sim possível viver sem se deixar ser influenciado pela maldade e pecado, viver sem se afastar de Deus, viver buscando uma vida correta com atitudes corretas, errar? Todos erramos, somos falhos devido ao pecado que nos rodeia, as influências que muitas vezes são fortes e acabam nos envolvendo nos levando a tomar decisões erradas, mas aqueles que têm Jesus em suas vidas, são tocados pelo Espírito Santo e alertados a tocar a decisão correta.

Jesus nos deixou o Espírito Santo para ajudar em todos os momentos, infelizmente somente nos lembramos disso quando estamos em momentos ruins, outra falha que cometemos, nunca nos lembramos de Deus no momento de alegria para agradecer, somente em momentos difíceis para pedir.

Jesus é a luz que ilumina a nossa vida, Ele é a luz que nos faz enxergar a saída para nossas situações, que ilumina nossa mente para pensar com clareza sobre as decisões a ser tomada, que ilumina o caminho que devemos seguir para alcançar nosso objetivo. Nosso objetivo deve ser o Reino de Deus, buscar o caminho que nos leva ao Pai, e tudo o que precisarmos o Pai nos dá, devemos aprender a dar prioridade em nossa vida, e a maior prioridade que precisamos aprender a buscar é a nossa vida com Deus, afinal, de que adianta lutar tanto para conquistar as coisas se quando morrermos nada do que temos será levado conosco? Após a nossa morte aqui desse mundo que vivemos, a vida que teremos será de felicidade junto ao Pai, ou de sofrimento no inferno. Quando a Bíblia diz, “mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas as estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.33), significa que devemos buscar uma vida junto ao Pai para que quando morrermos nesse mundo, possamos desfrutar da vida eterna junto a Deus. Deus é o nosso Pai, “Mas a todos quantos O receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de tornarem filhos de Deus” (João 1.12), como um Pai que nos ama Deus cuida de nós e nos dá tudo o que precisamos, e muitas vezes não permite que algo aconteça ou se realize porque não será benéfico para nossa vida.

Jesus é a fonte de vida que buscamos desesperadamente todos os dias, o vazio que sentimos em nosso coração, anseia por Cristo. Não percebemos isso porque tentamos preencher esse vazio com coisas supérfluas que acabam e são passageiras, e o sofrimento somente aumenta. Muitas pessoas rejeitam a Cristo e buscam preencher esse vazio com coisas que somente trazem mais dor e destruição para a vida delas. Rejeitam o amor que salva liberta, a vida que resplandece e nos dá alegria. Jesus, ainda assim nos chama, Ele deu a vida d’Ele para nos salvar, é a luz que brilha no fim do túnel de trevas que tenta nos cercar, precisamos seguir em direção a essa luz e buscá-la com afinco e determinação, ansiar por essa luz e não rejeitá-la por prazeres passageiros.

Jesus é o verbo da vida que não acaba, é o verbo da luz que brilha eternamente, é o verbo da alegria e paz que dura para sempre, e Ele é o caminho da salvação que nos leva para o Pai e uma vida eterna de felicidade.

Comentários

Postagens mais visitadas