Nem tudo que fazemos é aprovado


 Respondeu Natã o rei: Vai e faze tudo quanto está no teu coração, porque o Senhor é contigo. Mas naquela mesma noite a palavra do Senhor veio a Natã, dizendo: Vai e dize a meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Edificar-me-ás tu uma casa para eu nela habitar?” 2 Samuel 7.3-5.

Davi ao ver que ele tinha uma casa confortável e luxuosa como rei, desejou em seu coração com humildade, construir uma casa também luxuosa para guardar a Arca da Aliança, que representava a presença de Deus no meio do povo, ele ao olhar para tudo o que Deus lhe dera, desejou retribuir de forma que a Arca da Aliança tivesse um lugar onde ser guardada e o povo pudesse prestar culto.

Davi não entendia que o culto verdadeiro de adoração a Deus pode ser prestado onde estivermos, afinal, nós somos a igreja de Cristo, o Espírito Santo habita em nós. Quando ele tem esse desejo e conta para o profeta Natã, que era usado por Deus para orientar a Davi, o profeta concorda com o desejo dele e aprova esse desejo, sabendo que era de coração sincero que Davi desejava realizar a construção de uma casa para o Senhor. Porém, o profeta cometeu um erro, ele simplesmente disse para Davi, “Vai e faze tudo quanto está no teu coração, porque o Senhor é contigo”, sim, Deus era com Davi, porém, não é porque Deus estava sempre com Davi dando forças e sabedoria para lutar pelo povo, que tudo que Davi fazia era aprovado por Deus.

Muitas vezes desejamos realizar algo em nossas vidas, e por vermos Deus nos abençoando e ajudando tantas vezes, achamos que podemos fazer nosso desejo porque Deus tem sido conosco, mas, talvez esse desejo não seja o certo para aquele momento ou não será bom para nossas vidas.

Cristo está conosco a partir do momento que O aceitamos como nosso Salvador; recebemos o Espírito Santo em nós como nosso guia e orientador, mas não é porque o Espírito Santo habita em nós que tudo que desejamos e queremos é certo será abençoado por Deus. Devemos sempre buscar a orientação de Deus para nossos desejos e sonhos. Davi fez isso, ele buscou a orientação do profeta sobre o desejo de construir uma casa para a Arca da Aliança, porém, o profeta errou ao não consultar a Deus antes de dar a resposta, e assim muitas vezes nós também agimos, não buscamos a orientação de Deus para fazer o que queremos, não esperamos a resposta de Deus para nossas perguntas.

O Senhor sabia que no coração de Davi, seu desejo era sincero, mas, não era o momento. E também, para ensinar ao profeta que não era só porque Deus era com Davi que tudo que ele fazia era aprovado, o Senhor então manda Natã dizer a Davi que ele não deveria construir a casa. Mas, Deus em seu amor diz a Davi que devido a sua fidelidade e amor para com o Senhor, seu trono seria firmado para sempre sobre Israel, que nunca lhe faltaria descendentes, e que seu filho, que seria rei após ele, construiria um templo para que o povo pudesse prestar culto ao Senhor. Davi foi recompensado por sua fidelidade e desejo de servir e dar o melhor para Deus, ele nunca buscou a Deus por desejos vãos e fúteis, por coisas que se acabam com o tempo, mas Davi, sempre buscou servir fielmente ao Senhor e cumprir a vontade do Pai.

Assim devemos nós agir, buscar a Deus com fidelidade, ser fieis em todos os momentos e cumprir a vontade do Pai, que é pregar sua salvação a todo aquele que necessita. 

Comentários

Postagens mais visitadas