2 Samuel 6 – Desprezados por adorar ao Senhor


 

I Samuel 2 – Quem despreza o Senhor será desprezado

Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade eu tinha dito que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente. Mas agora o Senhor diz: Longe de mim tal coisa, porque honrarei aos que me honrarem, mas os que me desprezam serão desprezados.” I Samuel 2.30.

Ora, os filhos de Eli eram homens ímpios; não conheciam ao Senhor. I Samuel 2.12.

Eli era o sacerdote na Casa de Deus, descendente da tribo de Levi, tribo separada para servir exclusivamente ao Senhor no tabernáculo e cuidar de tudo concernente à Casa de Deus e do povo (Números 3). No entanto, Eli, não ensinou seus filhos a amarem e servirem ao Senhor. Os filhos de Eli fora criados na Casa de Deus, entre os levitas, viam seu pai servindo ao Senhor, porém, eles não aprenderam a amar a Deus e nem a honrar o Senhor. Não é porque eles cresceram e foram criados na Casa de Deus que eles se tornaram servos do Senhor. Algo que vemos muito hoje em dia, os pais acham que levar os filhos para a igreja é criá-los no caminho do Senhor, não é. Se os filhos não são ensinados a conhecer o Senhor, eles não irão honrar e nem amar a Deus.

Hoje em dia vemos muitos pais, que assim que chegam à igreja, entregam ou deixam que os filhos continuem com os celulares, tablets, jogando, assistindo vídeos, perdidos na internet, e não os ensinam a reverenciar a Casa de Deus. Não os ensinam que precisam prestar atenção ao que está acontecendo e ao culto que está sendo prestado ao Senhor. Nos cultos infantis, muitas crianças aprender somente a pintar, cantar, mas não aprendem o que significa louvar e adorar ao Senhor em espírito e em verdade. Nas escolas bíblicas, não é ensinado a ler e compreender o que diz as Escrituras, não se aprofundam no estudo do texto bíblico, somente versículos soltos e que dizem aquilo que agrada é ensinado, a Salvação não tem sido ensinada.

Vemos muitas pessoas se tornando como os filhos de Eli, que estão dentro das igrejas, mas não conhecem o Senhor. Que tomam a força o sacrifício prestado como culto das demais pessoas que vão ali buscar a Deus, fazendo com que essas pessoas desprezem o verdadeiro culto ao Senhor – “Era, pois, muito grande o pecado destes mancebos perante o Senhor, porquanto os homens vieram a desprezar a oferta do Senhor.” I Samuel 2.17.

Hoje, muitos homens, têm desprezado a oferta do Senhor, o que isso significa? Que muitas pessoas têm desprezado o culto e a dedicação ao Senhor, a aprender e conhecer a Deus. Temos visto muitos escândalos com pessoas que se dizem líderes espirituais, pessoas essas que têm envergonhado o Evangelho e permitido que o nome de Deus seja zombado e escarnecido, devido suas atitudes vergonhosas. Vemos homens que se intitulam pastores sendo presos por crimes horríveis, vemos pessoas que se dizem ungidos do Senhor roubando os dízimos e ofertas oferecidos para a manutenção da Casa de Deus, pessoas que usam o evangelho como título para ter “autoridade” sobre a vida de outros e levam essas pessoas a pecarem, ensinando heresias e blasfêmia. O nome de Deus tem sido desprezado por todos devido homens e mulheres que usam a Palavra de Deus para benefícios próprios e para enganar o povo. E o que mais entristece é que o povo se deixa enganar porque querem ouvir o que agrada e não o que salva. (Jeremias 5.31).

Eli não foi um bom pai, ele não soube educar os filhos no caminho do Senhor, não soube ensinar os filhos a buscarem a Deus e a desejarem conhecer e ter uma vida com Senhor de intimidade e comunhão; olhando para isso, devemos pensar e avaliar:

Ø  Como nós temos vivido?

Ø  Temos sido pais como Eli? Que não ensina os filhos a conhecerem o Senhor?

Ø  Temos sido negligentes nos ensinamentos que permitimos nossos filhos receberem de nós e de outros?

Ø  Temos tido o cuidado para saber o que nossos filhos têm aprendido?

Ø  Estamos ensinando o que para nossos filhos?

Ø  Que exemplo temos dado aos nossos filhos?

Ø  Que exemplos temos dado para os que estão ao nosso redor?

Ø  Que tipo de cristãos temos sido diante do Senhor?

Eli era sacerdote, responsável por ensinar o povo, no entanto, mesmo quando ele ouvia as reclamações do povo sobre o comportamento dos filhos, ele não fazia nada, mesmo quando falava com os filhos, eles não o ouviam, e nada ele fazia. Eli não tinha atitude para corrigir os filhos que cada vez mais se perdiam no caminhar de suas vidas espirituais e consequentemente material também. Sabemos que tudo que fazemos reflete em nossas vidas, o que muitas vezes esquecemos é, quando nos descuidamos da nossa vida espiritual, a consequência que reflete em nossa vida é terrível, pois abrimos brechas e oportunidades para que o diabo destrua a nossa vida.

Quando a Palavra de Deus diz para vigiarmos e orarmos constantemente para não cair em tentação, não é para que não sejamos tentados, mas para que não venhamos a ser laçados pelo pecado de forma que nos destrua em todos os sentidos da nossa vida.

Esquecemos muito de um detalhe pouco ensinado, fomos criados para viver eternamente. Adão, quando criado, foi feito a imagem e semelhança de Deus, ou seja, parecido com Jesus. Fomos feito do barro, pelas mãos do Pai, à imagem e semelhança de Cristo, e recebemos o fôlego da vida pelo sopro do Espírito Santo, vemos aqui a Trindade nos criando com amor. Então, quando Adão e Eva recebem a ordem de não comerem do fruto da árvore do bem e do mal para que não morram, vemos que eles eram eternos, ou seja, eles não passariam pela morte. Uma vez que desobedeceram e pecaram, eles perderam a vida eterna, então, a partir daquele momento, eles morreriam. A morte entrou no mundo devido ao pecado. A morte atingiu não somente o corpo carnal do homem, mas também a vida espiritual dele, levando a sua alma para o abismo da perdição. O pecado separou o homem de Deus. Jesus quando morre na cruz, Ele enfrenta a morte, e vence quando ressuscita, nos dando a chance de mais uma vez nos reconectarmos com o Pai e podermos ter a vida eterna junto a Deus, mas, dessa vez, a escolha em viver eternamente com o Pai é nossa. De todas as formar a humanidade terá a vida eterna, a questão é que vida eterna teremos, uma vida de paz e alegria junto a Deus, ou, uma vida de tormento e sofrimento eterno no inferno ao lado do diabo que já está condenado.

Eli não soube ensinar isso para os filhos, e hoje, temos ensinado isso a nossos filhos?

Ø  Nós temos aprendido e compreendido isso para nossas próprias vidas?

Também esquecemos muitas vezes de refletir sobre a nossa vida para com Deus. Nos deixamos levar pela correria do dia-a-dia, pelas tarefas e responsabilidades de trabalho, estudo, família, amigos, carreira, sonhos, planos, e nos esquecemos de que precisamos cuidar da nossa vida espiritual.

A influência de amizades, filmes, seriados, novelas, jornais, notícias, ideologias, filosofias, e outros tantos meios têm nos afastado do Senhor e não temos percebido. Temos apoiado ideias que são totalmente contra os ensinamentos de Deus e nem nos damos conta de que estamos nos deixando ser influenciados pelo diabo e desprezando o Senhor.

Nos deixamos ser levados pelos acontecimentos do momento, e nos esquecemos que o momento acaba, mas a vida eterna após a vida aqui na terra não terá fim, e onde passaremos a vida eterna?

Nos preocupamos em cuidar dos nossos afazeres, trabalho, estudos, relacionamentos, amizades, projetos e sonhos, mas esquecemos de cuidar do Espírito Santo que habita em nós. Esquecemos de nos alimentar do pão da vida, da água da vida, esquecemos de buscar o Reino de Deus nos preocupando com os bens materiais que a traça corrói e é destruído. Esquecemos de cuidar daquilo que permanece para sempre, a Palavra de Deus em nossas vidas. 

Ø  O que temos ensinado a nós mesmos?

Temos ensinado a nós mesmos como adorar o Senhor?

Quantas vezes falamos, ‘eu sou fã de tal ator/atriz/cantor/cantora/artista? Mas esquecemos de ser fãs de Jesus, que morreu na cruz e venceu a morte para nos salvar da perdição.

Não é errado nós gostarmos de um artista, o pecado está em adorarmos uma pessoa tão pecadora quanto nós, e desprezar a Cristo.

Precisamos refletir: 

Ø  Como eu tenho tratado o Senhor? Com honra ou desprezo?

 

Comentários

Postagens mais visitadas