1 Samuel 1 – Nem todos que estão na igreja são Igreja

 


I Samuel 1 – Nem todos que estão na igreja são Igreja

Ora, a sua rival muito a provocava para irritá-la, porque o Senhor lhe havia cerrado a madre. E assim sucedia de ano em ano que, ao subirem à casa do Senhor, Penina provocava a Ana; pelo que esta chorava e não comia.” I Samuel 1.6-7.

Muitas pessoas vão à igreja, porém, não são igreja.

Jesus nos ensina que nós somos a igreja, não as paredes de um prédio, ali é o local onde a igreja – pessoas – se reúnem para adorar ao Senhor, porém, nem todos que estão ali reunidos na “igreja” (prédio), são a igreja de Cristo, (pessoas salvas).

A história de Ana sempre é contada pela sua fé em Deus ao pedir que o Senhor lhe desse um filho, porém, esquecemos de prestar atenção ao que ela enfrentou em sua vida.

Ana era uma mulher comum, que ao se casar desejava dar a seu marido descendentes, como era costume em seu tempo, e como muitas mulheres, ainda hoje desejam também, ela queria ser mãe. No entanto, ela não podia ter filhos, e isso era visto como algo ruim naquela época, embora hoje saibamos que muitas vezes isso ocorre devido a alguns problemas de saúde, o que naquela época não se identificava, mas, o que vemos aqui é que devido a Ana e Elcana, seu marido, não terem filhos, pela lei, ele poderia se casar com outra mulher que lhe desse filhos para que ele tivesse descendentes. Penina, então, ao dar filhos a Elcana, despreza e atormenta Ana, algo que não era permitido, ela deveria respeitar Ana, e até mesmo se solidarizar-se com Ana, já que ela por ter filhos sabia o quanto Ana sofria por ser estéril. Porém, o que ela faz é totalmente o contrário, ela provocava Ana a ponto de fazê-la não querer se alimentar e chorar em desespero por seu ventre ser seco, como eles diziam.

Aqui, vemos que a atitude de Penina era tão maldosa e sem escrúpulos, sem amor ao próximo, algo que o Senhor sempre ensinou em sua Lei. Respeitar o próximo. Amar o próximo.

Penina sempre ia até o templo para adorar o Senhor junto ao marido, com os filhos, para ensiná-los a respeitar e seguir a Lei do Senhor, porém, ela não dava exemplo, ela, ao contrário do que o Senhor ensina, desprezava e desrespeitava Ana, a provocava para que ela fizesse com que Elcana chamasse sua atenção como vemos no versículo 8, “Elcana, seu marido, lhe perguntou: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está triste o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?”. Penina provocava Ana sem que Elcana soubesse, e Ana para não provocar atrito entre eles, não contava. Elcana amava Ana, e não se importava que ela não tivesse filhos, isso mostra o quanto ela era uma boa esposa e mulher, a ponto do marido seguir a Lei somente para ter descendentes, algo parecido com o que aconteceu com Jacó, (embora Jacó não tenha casado uma segunda vez para ter descendentes).

Aqui, vemos o quanto existe ainda hoje Peninas nas igrejas. Pessoas amargas, invejosas e não satisfeitas com o que tem. Pessoas que só se sentem melhores quando humilham as demais. Pessoas que se sentem melhores quando provocam as demais a ponto de vê-las em desespero.

Hoje em dia, há muitas Peninas nas igrejas, pessoas cheias de si, com o ego elevado, gananciosas para por cargos e status, achando que sabem demais, se achando mestres e doutores, achando que podem julgar a vida alheia, provocando a ira, revolta, dor, tristeza e desespero na vida das demais pessoas, em vez de ajudá-las, confortá-las, em vez de orar por elas e interceder para que Deus as ajude, como deve ser o comportamento dos cristãos, como o Senhor Jesus nos ensina.

Quando se questiona, “qual o primeiro mandamento?”, a resposta das pessoas é “amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e a teu próximo como a ti mesmo”, elas não sabem nem mesmo os dez mandamentos. Esse versículo, onde Jesus faz o resumo dos dez mandamentos, foi para mostrar aos fariseus que eles não cumpriam a Lei como deveria, pois, eles desprezavam os mandamentos que o Senhor dera a Moisés no Monte Sinai quando o povo saiu do Egito. Esse versículo resume os quatro primeiros mandamentos – Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e com todas as tuas forças; e os demais seis mandamentos – e ao teu próximo como a ti mesmo.

Penina, embora sempre acompanhasse seu marido que ela fiel ao Senhor, não cumpria os mandamentos do Senhor e não dava exemplo e nem ensinava seus filhos a cumpri-los. Hoje em dia, vemos muitos pais agindo como Penina, não cumprem os ensinamentos do Senhor, vão para a “igreja”, um prédio, se reunir para simplesmente cumprir um ritual de toda semana estar ali reunidos dentro de quatro paredes. Ao chegarem, dão a seus filhos os celulares, fones de ouvido, deixando-os jogarem, assistirem vídeos, não ensinam a reverenciar a Casa de Deus, a reverenciar o culto ao Senhor, não ensinam seus filhos a adorar ao Senhor, não ensinam e nem praticam o amor ao próximo, o respeito, a se importar com o “irmão”, somente julgam, desprezam, abraçam uns aos outros quando alguém lá na frente manda que o façam, nem mesmo cumprimentam os irmãos ao chegarem ao templo. São pessoas vazias que limpam o exterior para ficarem bonitas, mas por dentro, estão podres – “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Porque sois como os sepulcros caiados, que fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia.” Mateus 23.27.

Penina era assim, por fora, aparentava ser uma mulher boa. Boa esposa, boa mãe, mas por dentro, era imunda de sentimentos, amarga, invejosa, e que não buscava a paz, mas somente provocava a tristeza em Ana para ver o marido brigar com ela, Penina se fazia rival de Ana, em vez de serem amigas.

Precisamos ter cuidado para não permitir que Peninas entrem em nossa vida, pessoas que se fazem de amigas, mas que somente nos provocam todo tipo de sentimentos ruins.

Ana teve fé em Deus que o Senhor ouviria o seu clamor, assim nós, também precisamos ter fé que Deus ouvirá o nosso clamor e nos responderá, mas também, não podemos permitir que Peninas entrem em nossas vidas e nos provoquem, a Palavra de Deus nos diz que desses que não são verdadeiros cristãos devemos nos apartar, “Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebeis em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem saúda participa de suas más obras” II João 1.10-11.

Comentários

Postagens mais visitadas