I Samuel 15 – Obedecer é o que agrada ao Senhor


I Samuel 15 – Obedecer é o que agrada ao Senhor

Samuel, porém, disse: Tem porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros.” I Samuel 15.22.

Deus sempre nos alerta e orienta a sermos puros diante d’Ele; mesmo sendo pecadores, conseguimos nos tornar puros diante do Senhor ao recebermos Jesus como Salvador e buscar constantemente a Deus e andar em Seus preceitos. Estamos sujeitos ao pecado porque vivemos no mundo contaminado pelo pecado, e porque somos falhos, muitas vezes, acabamos cedendo aos desejos da carne, o que nos leva a pecar, porém, por conhecermos a Cristo e sabermos distinguir entre o bem e o mal, ouvimos a voz do Espírito Santo e nos arrependemos do pecado cometido, buscando a santificação e não voltando a pecar, é o que deveria acontecer conosco, no entanto, infelizmente, sabemos que muitas vezes continuamos a viver em pecado.

Deus não se alegra em ver seus filhos pecando, Ele nos deixou sua Palavra para que pudéssemos buscar nela a orientação para a vida de santidade e paz, mas, muitas vezes desprezamos os ensinamentos do Senhor, assim como Saul fez.

Saul, ao iniciar seu reinado, seguiu os caminhos do Senhor, porém, ao longo do tempo, ele se desviou. Saul permitiu que o cargo de rei o cegasse e o deixasse orgulho, presunçoso, soberbo e arrogante, achando que poderia fazer o que quisesse, como quisesse e que a verdade era dita e escolhida por ele, o que não era.

Saul cometeu muitos pecados, mas o Senhor sempre olhava por ele, pois sabia que como homem vivendo no mundo contaminado pelo pecado, ele cairia em tentação, mas, Deus enviava Samuel para sempre alertar e orientar, para ensinar como Saul deveria se portar e agir, para que o povo não sofresse e para que ele mesmo não caísse no pecado, mas Saul em seu coração se ensoberbeceu, e achou que por ser o rei da nação, poderia fazer o que quisesse como quisesse, levando para a nação sofrimento, pois se desviou do caminho do Senhor.

Quando nos desviamos do caminho de Deus, inevitavelmente sofremos as tentações, caímos nas tentações e as consequências do pecado surgem em nossa vida trazendo tristeza, sofrimento e desespero. Saul, embora tivesse pecado fazendo um holocausto sem seguir o mandamento correto de que maneira o sacrifício deveria ser feito e sem aguardar o profeta para que ouvisse a orientação do Senhor para a peleja (I Samuel 13), Deus deu mais chances para que ele se arrependesse e não cometesse mais erros. Quando o Senhor ordena a exterminação de Amaleque, que era uma nação ímpia e cheia de maldade e malignidade, Saul não obedece.

Deus não é um genocida que ordena a morte de pessoas ou nações. O Senhor sempre deu a chance de todos os povos se arrependerem do mal que cometem, enviando seus profetas e levantando homens para pregar a salvação e o bem que todos deveriam viver para que a vida seja pacífica e próspera. Porém, sabemos que muitos povos cometiam abominações terríveis e se tornaram malignos. Sodoma e Gomorra são exemplos disso; Ló, sobrinho de Abraão, vivia em Sodoma, ele seguia os ensinamentos do Senhor que Abraão lhe ensinara, porém, sua esposa se desviou de Deus para o caminho perverso e pecaminoso que a cidade vivia e impunha sobre os moradores. Ló, quando recebe a visita dos anjos avisando que a cidade seria destruída porque a maldade deles havia chegado a um ponto extremo, acaba cometendo o pecado de oferecer as filhas para servem violentadas pelos homens da cidade quando esses exigiram a entrega dos anjos para que eles os violentasse. A maldade da cidade era tão grande e maligna que não havia mais como suportar, Deus, em seu coração se entristeceu por destruir aquelas cidades, porém, a única maneira de acabar com aquela situação era destruindo tudo para purificar a terra que havia se contaminado. A Bíblia diz que a terra clama pela manifestação dos filhos de Deus, “Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parte até agora.” Romanos 8.19-22. A criação, a terra, os animais, tudo foi contaminado pelo pecado, e a própria criação clama a Deus por libertação desse pecado que a corrompe, por isso Sodoma e Gomorra foram destruídas, porque o pecado chegou a um ponto onde nem a criação aguentava mais, homens, mulheres, crianças, idosos, a terra não estava mais aguentando a malignidade dos pecados cometidos, e Deus então a atende, destruindo o mal por completo. Assim também foi com Amaleque, Deus decide destruir aquela cidade para que o mal não se propagasse mais.

Saul, quando recebe a ordem de destruir Amaleque, ele deveria destruir tudo, pois tudo que havia na cidade estava contaminado e corrompido pelo pecado. Não sabemos as abominações que havia sido cometida ali, mas sabemos que eles serviam deuses falsos, sacrificavam a esses deuses, e até mesmo sacrificavam humanos, os próprios filhos, para esses deuses. O Senhor quando diz para destruir tudo, não era porque desejava um genocídio, mas, todos ali estavam corrompidos, era necessário exterminar o mal. Quando estamos doentes, buscamos a causa da doença para tratar e sermos curados, infelizmente, há doenças onde é necessário se amputar um membro do corpo para salvar o corpo, ou fazer uma cirurgia para a retirada de um órgão ou um pedaço do órgão para que a doença não se espalhe, assim também aconteceu com Amaleque, era necessário a destruição da cidade para que o pecado cometido ali não se espalhasse mais. Amaleque também tinha sido a cidade que assim que os hebreus saíram do Egito, se opuseram a ajudá-los e até os atacaram, todo o pecado de Amaleque somente cresceu com o tempo, a ponto de ser necessário fazer algo cirúrgico e exterminar o mal. No entanto, Saul desobedece ao Senhor, ele extermina o povo, porém, poupa o rei e os animais, com a desculpa de que era para sacrificar ao Senhor.

Deus quer obediência da nossa parte, é o que alegra ao Senhor. Todo pai e mãe se alegra quando, ao ensinar o filho, o vê obedecendo e seguindo seus ensinamentos, Deus também é assim conosco, Ele nos ensina, orienta, e se alegra ao ver que estamos sendo filhos obedientes, porém, quando desobedecemos, Ele se entristece. Deus não quer sacrifícios, holocaustos, Deus não quer ver o povo abrindo mão de nada para receber benção em troca, Deus quer um povo com o coração verdadeiramente voltado para receber Jesus como Salvador; aprender seus ensinamentos e seguir seus preceitos para que tenham uma vida plena de paz e felicidade, sem pecado.

Obedecer é melhor do que oferecer qualquer coisa ao Senhor. A única oferta que realmente agrada a Deus, é a oferta de dar nosso coração para ser moldado pelo Senhor Jesus, aprender seus ensinamentos e seguir suas orientações para uma vida de paz, alegria e santidade, que mesmo vivendo em um mundo contaminado pelo pecado, possamos viver buscando a intimidade para com Deus e seguir sua Palavra, sendo exemplos para os homens.

Deus quer um coração obediente e disposto a aprender e viver sua Palavra.

Obedecer é o que agrada ao Senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas