I Samuel 3 – A raridade de ensinar a Palavra de Deus

 

I Samuel 3 – A raridade de ensinar a Palavra de Deus

Entretanto, o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a Palavra do Senhor era muito rara naqueles dias; as visões não eram frequentes.” I Samuel 3.1.

Temos visto em nossos dias como é raro o ensino da Palavra de Deus. Embora se veja muitas igrejas e muitas pessoas falando sobre Deus, a sua Palavra não é ensinada verdadeiramente. Vemos que muitos ao falarem de Deus, usam sua Palavra para propagar um ensinamento de prosperidade e benção material, conquista de bens e riquezas, o que não é o verdadeiro ensinamento de Deus.

O Senhor, desde que tirou o povo do Egito e lhes entregou a sua Lei, nos ensina a vivermos bem uns com os outros, a como devemos nos comportar com respeito e amor uns para com os outros, e a como servir o Senhor honrando sua Palavra. Deus tem cumprido as promessas para conosco sempre, porém, a humanidade, sempre tem se afastado de Deus.

Hoje em dia, é muito raro o ensino da Palavra de Deus em sua essência, a pregação da Salvação em Cristo Jesus. Não vemos pregadores falando sobre a salvação, somente ouvimos mensagens que pregam uma troca entre o homem e Deus, o homem dá dinheiro para a “casa de Deus” e em troca recebe riquezas. Se prega um deus do dinheiro, deus da prosperidade, deus da cura, deus do milagre financeiro, deus do descarrego espiritual, e outros deus, mas não se prega o verdadeiro Deus Vivo que faz todas as coisas por aqueles que O amam. Não se ensina a buscar o Senhor verdadeiramente, não se prega sobre o arrependimento do pecado e pedir perdão pela vida errônea e de falhas que temos, não se ensina o caminho que leva a Deus, Jesus Cristo o Salvador.

Samuel, foi um grande profeta em Israel após um período de muitas lutas, no qual o povo havia desprezado o Senhor e somente se lembrava de Deus quando precisavam de libertação da opressão que sofriam, bem parecido com os dias de hoje, onde temos sofrido opressão maligna e imposições que tentam nos afastar de Deus. Quando Ana entrega Samuel para ser criado no templo do Senhor, cumprindo o seu voto para com o Senhor, ele começa a aprender a trabalhar na Casa de Deus, “Samuel, porém, ministrava perante o Senhor, sendo ainda menino, vestido de um éfode de linho.” I Samuel 2.18. No entanto, vemos algo que é muito parecido nos dias de hoje com a nossa vida, “Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a Palavra do Senhor ainda não lhe tinha sido revelada.” I Samuel 3.7.

Ou seja, Samuel, desde que fora morar no templo do Senhor, somente cumpria com as obrigações e tarefas que deveria fazer, mas, nenhum dos sacerdotes ali, lhe ensinaram a Palavra de Deus. Hoje em dia também vemos isso acontecendo muito entre nós, pessoas que estão constantemente na igreja, trabalhando, ministrando, a frente de trabalhos e afazeres, no entanto, elas não conhecem o Senhor porque a Palavra de Deus não lhes foi revelada. Os líderes espirituais não ensinam a Palavra de Deus. As pessoas não buscam conhecer o Senhor.

Precisamos nos ater em analisar a Bíblia. Ler e buscar entender. Muitos hoje leem a Bíblia como se fosse um livro qualquer, onde estão descritas histórias quaisquer; As pessoas hoje não valorizam a Bíblia devido aos comportamentos vergonhosos que muitos que se dizem “crentes/evangélicos” têm diante da sociedade, trazendo vergonha e desonra para o nome de Deus. Outros, tem preguiça de ler e buscar entender, preferem somente ouvir o que alguém diz, e acredita em tudo o que essa pessoa fala, sendo levados ao erro por não conhecer a Deus. Outros ainda, somente ouvem aquilo que lhes agrada, e quando alguém prega sobre arrependimento, correção de vida, não dão ouvidos e buscam somente profecias falsas e discursos favoráveis aos seus desejos carnais e materiais, não se preocupando com a vida espiritual.

Samuel, embora estivesse vivendo na Casa de Deus e trabalhando para o culto ao Senhor, não conhecia a Deus porque quem deveria lhe ensinar não ensinava. Ele simplesmente repetia um ritual de tarefas todos os dias, mas não sabia o significado verdadeiro daquele ato. Não sabia o motivo pelo qual aqueles atos deveriam ser feitos e nem para quem deveria ser prestado.

Quando o Senhor se revela a Samuel, lhe conta tudo o que faria a partir daquele momento, e também confirma o que tinha dito a Eli, o sacerdote que via seus filhos blasfemarem contra o Senhor e nada fazia. “Naquele mesmo dia cumprirei contra Eli, de princípio a fim, tudo quanto tenho falado a respeito da sua casa. Porque já lhe fiz saber que hei de julgar a sua casa para sempre. Por causa da iniquidade de que ele bem sabia, pois os seus filhos blasfemavam a Deus, e ele não os repreendia.” I Samuel 3.12-13.

Eli sabia os erros que os filhos cometiam, o povo reclamava, porém, Eli nada fazia. Ele sabia que seus filhos estavam blasfemando da casa de Deus, do próprio Deus, das coisas sagradas, dos sacrifícios ao Senhor, levando o povo a pecar e a desprezar o Senhor, no entanto, Eli não tomou nenhuma atitude, ele não ensinou a seus filhos a respeitarem o Senhor, vemos isso com Samuel, que era assistido por Eli, que ministrava na Casa de Deus, mas Eli ainda não tinha apresentado e nem ensinado sobre o Senhor para Samuel. Eli era negligente sobre o ensino do Senhor para o povo. Não é porque alguém é criado na igreja que será um cristão, se não se ensinar sobre Deus para essa pessoa, ela não conhecerá o Senhor verdadeiramente.

Muitos hoje sabem que Deus existe, outros não acreditam, todos sabem sobre Jesus, que foi um grande homem em seu tempo, que fez milagres, que morreu na cruz, no entanto, muitos não creem que Ele ressuscitou, que Jesus é o Salvador, acham que Ele é somente uma história, que faz parte da história do mundo como qualquer outro personagem histórico, mas não reconhecem que Jesus é o Salvador porque quem deveria ensinar sobre Cristo, é negligente a ponto de permitir que o nome de Jesus seja blasfemado e envergonhado como temos visto.


Hoje, é raro o ensino da Palavra de Deus, e nós, o que temos feito a respeito disso?

 

Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Mateus 28.19-20.

 

Temos cumprido a ordem de Jesus?


Comentários

Postagens mais visitadas