I Samuel 7.3 – Arrependam-se e sejam libertos!



I Samuel 7.3 – Arrependam-se e sejam libertos!

Samuel, pois, falou a toda a casa de Israel, dizendo: Se de todo o vosso coração voltais para o Senhor, lançai do meio de vós os deuses estranhos e as astarotes, preparai o vosso coração para com o Senhor, e servi a Ele só; e eles vos livrará da mão dos filisteus.” I Samuel 7.3.

Jesus morreu na cruz para enfrentar a morte e vencê-la ressuscitando, nos dando a vida eterna novamente por meio de seu sacrifício. Deus sempre se preocupou em salvar a humanidade, mas, também sempre nos ensinou que a salvação vem por meio do arrependimento verdadeiro dos erros que cometemos.

Israel enfrentava os filisteus na época em que Samuel foi levantado como profeta do Senhor, eles estavam perdendo as batalhas, sendo transformados em escravos novamente, no livro de Juízes, vemos muito das batalhas e sofrimento que o povo de Israel sofreu devido a se afastarem e renegarem a Deus se entregando a deuses falsos, e temos visto as mesmas coisas se repetindo ainda hoje.

O que tem sido, isso é o que há de ser; e o que se tem feito, isso se tornará a fazer; nada há que seja novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Ela já existiu nos séculos que foram antes de nós.” Eclesiastes 1.9-10.

Temos vivido tempos difíceis, a maldade do homem tem aumentado de forma assustadora, porém, sabemos que nos séculos passados, isso também aconteceu. Tudo que temos vivido já ocorreu no passado, a diferença, é que em gerações anteriores, as pessoas percebiam e reconheciam a maldade aumentava devido seus erros e negações para com o Senhor. Elas reconheciam que tinham se afastado de Deus e negado o Seu amor para com elas, caindo então nas consequências horríveis que o pecado traz para a vida das pessoas, a morte.

Quando falamos que o pecado traz a morte, é a morte literalmente, mas também, outros tipos de morte que muitas vezes não percebemos. 

Ø  Morte sentimental: o homem não tem mais sentimentos uns pelos outros. Temos visto como as pessoas estão frias e gélidas em relação uns aos outros. Matando uns aos outros por motivos fúteis. Agredindo uns aos outros só porque acham que receberam um olhar diferente. Brigas sem sentido. Desavenças sem motivo. A vida humana perdeu seu valor, pois, não há mais respeito e sentimento entre as pessoas.

Ø  Morte familiar: As pessoas não valorizam mais as famílias. Desrespeitam seus pais, avós, irmãos, irmãs, tios, primos. Agem como se não houvesse um elo familiar entre eles. Assassinatos, agressões, desprezo, temos visto isso acontecer constantemente.

Ø  Morte das amizades: Amigos traindo amigos. Mentindo. Fazendo de tudo para destruir a vida do amigo. Conhecendo a vida uns dos outros para usarem contra eles e assim destruírem tudo o que a pessoa conquista. Inveja, cobiça.

Ø  Morte do ego: Arrogância, soberba, cobiça, inveja, sentimentos que matam a pessoa que sente isso, transformando essa pessoa em alguém que não é desejado por ninguém. Transformando essa pessoa em alguém que só se aproxima do outro para destruir e roubar o que a pessoa tem. Que só se aproxima do outro para humilhar, denegrir, agredir, fazer com que os demais se voltem contra seu alvo, fazendo com que essa pessoa se torne alguém desprezível por um orgulho sombrio afastando todos a sua volta.

Ø  Morte espiritual: Afasta as pessoas de Deus. Faz com que as pessoas se tornem cegas a ponto de rejeitarem a Palavra de Deus que salva e liberta. Escraviza as pessoas em prazeres mentirosos e falsos, passageiros, que não preenchem a vida e as fazem buscar cada vez mais algo que possam preenchê-las; faz com que através da maldade que se infiltra na vida do homem, as pessoas culpem a Deus por seus erros e más escolhas; faz com que as pessoas neguem o amor de Deus e blasfemem contra o Senhor, levando-as para a perdição eterna.

 

E tantos outros tipos de mortes que o pecado traz para nossa vida.

Temos vivido esse tempo, o sofrimento tem assolado a vida da humanidade, e as pessoas culpam a Deus, outras desprezam o Senhor, outras negam a Cristo, e todos sofrem, isso porque as pessoas têm preferido recorrer a deuses estranhos, falsos, preferem ouvir um discurso que infla e satisfez o ego delas a ouvir a Palavra da Salvação que chama para o arrependimento.

Temos vivido os dias que Israel viveu no passado, enfrentando os filisteus que nos subjugam com suas ideologias malignas e perversas; que nos assolam com suas maldades; que nos torturam psicologicamente com suas atitudes malignas e cheia de ódio, nos fazendo viver como escravos deles, nos proibindo de ir e vir, nos proibindo de falar e viver da maneira que escolhemos; fazendo escolhas e impondo essas escolhas ruins para nós; nos tornando criminosos por viver honestamente e fazendo de criminosos os certos por viverem na corrupção e crime. As consequências das escolhas erradas nos passado têm caído sobre nós. O povo tem preferido adorar homens, objetos de desejos passageiro, se tornam fãs deles mesmos, fãs uns dos outros, mas desprezam o Senhor.

Precisamos nos voltar para o Senhor. Arrepender-nos verdadeiramente dos nossos erros, quebrantar nosso coração e permitir Jesus entrar em nossa vida, então, Deus poderá agir e nos libertar da opressão que temos vivido, da escravidão que tem nos assolado.

Precisamos reconhecer a nossa necessidade em ter o Senhor em nossa vida, só assim seremos verdadeiramente livres e salvos.

Samuel, pois, falou a toda a casa de Israel, dizendo: Se de todo o vosso coração voltais para o Senhor, lançai do meio de vós os deuses estranhos e as astarotes, preparai o vosso coração para com o Senhor, e servi a Ele só; e eles vos livrará da mão dos filisteus. I Samuel 7.3.

 

Comentários

Postagens mais visitadas