I Samuel 4 – Se foi a glória


I Samuel 4 – Se foi a glória

E disse: De Israel se foi a glória, pois é tomada a arca de Deus.” I Samuel 4.22.

Israel não tinha rei nessa época, eles viviam a época dos juízes, Eli foi um sacerdote e juiz em Israel por quarenta anos. Ele, porém, não soube como conduzir o povo no caminho do Senhor e nem como criar e conduzir seus filhos no caminho do Senhor. Deus diz a Eli que a casa dele seria destruída e que devido a blasfêmia de seus filhos, a casa dele sempre sofreria.

Israel batalhava contra os filisteus para se libertar da opressão e escravidão que foram impostas pelos filisteus, eram batalhas constantes, e o povo não buscava verdadeiramente ao Senhor, porque não tinham uma pessoa que os levasse a buscar verdadeiramente a Deus.

Eli não soube como conduzir o povo diante do Senhor, o que levou muitos do povo a desprezar o Senhor, especialmente devido às atitudes de seus filhos, Hofni e Finéias, que desprezam a Lei de Deus e ao próprio Deus. 

O povo achou que levando a arca da aliança para o meio do arraial do exército, eles venceriam a batalha, afinal, quando a arca estava com o povo ninguém os subjulgava, pois era o próprio Deus no meio deles, isso na época de Moisés e Josué, que eram líderes fieis ao Senhor e que levavam o povo a buscar arrependimento dos erros e a estarem na presença de Deus.

Os filisteus venceram a batalha e levaram a arca da aliança com eles, tirando de Israel o símbolo da libertação da escravidão do Egito e conquista da terra de Canaã, promessa feita para Abraão. Israel naquele momento perdeu toda a glória que tinha conquistado com sua história de libertação do Egito e conquista da terra prometida, das bênçãos que o Senhor tinha dado ao povo escolhido para ser separado e exemplo para as demais nações. Israel desprezou o Senhor e o Senhor desprezou aquele povo que escolheu se afastar. Deus não se impõe em nossa vida, Ele nos chama e nos dá a escolha se queremos ou não segui-Lo.

O povo naquela época continuava a fazer sacrifícios e ofertas ao Senhor por ser um ritual passado por gerações, porém, eles não entendiam o significado do que fazia, era somente uma “obrigação” que eles cumpriam anualmente, sem entender o porquê daquilo, e sem compreender para quem de fato eles faziam aquilo. Eles não conheciam o Senhor. Eli ficou responsável por julgar Israel por quarenta anos, e não ensinou ao povo como se apresentar diante de Deus, como jejuar e se purificar para ter intimidade com o Senhor, como prestar o culto para o Senhor. Nem mesmo seus filhos, que foram criados no templo – tenda do tabernáculo – sabiam como respeitar e cultuar a Deus, pois Ele não ensinou. Vemos isso com Samuel, que não reconheceu quando o Senhor o chamou porque não O conhecia, ele somente cumpria com as tarefas do templo, mas não sabia o porquê fazia aquilo até que o Senhor o chama.

Hoje temos vivido tempos como esse, onde o povo de Deus não sabe cultuar a Deus. Onde o povo vai até o templo, mas não sabe prestar o culto, não sabe o porquê estão ali fazendo o que fazem, e não sabem, verdadeiramente, para quem estão fazendo o que fazem. Não conhecem verdadeiramente ao Senhor. É somente um ritual semanal ir à igreja, cantar, dançar, ouvir o discurso, mas não aprendem a buscar a Deus, conhecer profundamente a Palavra de Deus e ao Deus Vivo. Não compreendem o significado de servir ao Senhor e pregar o evangelho a toda criatura, de levar a pregação da salvação para aqueles que necessitam. Estar ali no templo é somente para ostentar a posição ou cargo que têm dentro da igreja. Se apresentar diante da plateia. As pessoas não são mais irmãos, são plateia que vão ali para assistir uma apresentação e uma palestra que somente diz o que agrada a carne, mas não adverte sobre os cuidados que temos que ter para não pecarmos, não alimenta o espírito. A glória se foi!

A glória de Deus se foi! Hoje, vemos somente as pessoas buscando glória para si mesmas. Querendo o reconhecimento e enaltecimento para seus próprios egos. Querendo palmas para si mesmas, usando o nome de Cristo para serem gloriadas pelos outros. Querem receber honras e adoração, mas esquecem de que toda honra, toda glória, todo louvor e adoração pertence ao Senhor Deus, Criador dos céus e da terra.

A glória que o povo de Deus poderia ostentar, sendo exemplo de vida para quem está perdido nas trevas do pecado, se foi. A vida de prosperidade e felicidade que Deus promete ao Seu povo, que O busca de coração quebrantado e disposto a ser transformado, que dá o exemplo de viver como Cristo viveu, que mostra que seguir e viver os ensinamentos do Senhor é o melhor para vida de alguém, que dá testemunho de que é salvo por Cristo Jesus e anda com intimidade com o Pai, não está sendo vivida porque as pessoas estão preferindo a perdição do que a salvação. O povo busca profecias falsas que satisfazem o ego carnal, ao vez de buscar viver as promessas de Deus para seus filhos. Preferem se sacrificar para viver as ofertas do mundo, do que viver o ensinamento de Deus para uma vida de paz e felicidade.

O que temos vivido de opressão hoje, é porque os filhos de Deus desprezaram o Senhor preferindo uma vida carnal passageira do que a vida eterna ao lado do Pai. As pessoas preferem satisfazer seus desejos no momento, sem se preocupar com o que acontecerá com o depois. Vivem o agora passageiro, não se preocupam com a vida espiritual, não querem ouvir o que Jesus nos ensina e orienta, querem glória e honra para si mesmos, inflar o ego e satisfazer suas paixões, e se desesperam quando veem tudo desmoronar e ser destruído.

As escolhas ruins e erradas que temos feito, nos leva ao sofrimento, ao tormento, ao desespero, e a glória de Deus que poderíamos viver tendo uma vida bem aventurada com Cristo, não está acontecendo porque assim desejamos. Nós afastamos Deus das nossas vidas, nós temos feito a glória de Deus não permanecer em nossas vidas, nós temos permitido a presença do Senhor ser tomada e tirada de nossas vidas porque não temos buscado a Deus, porque temos desejado o pecado a ter uma vida com Jesus.

E chamou o menino Icabô, dizendo: De Israel se foi a glória! Porque fora tomada a arca de Deus, e por causa de seu sogro e marido.

Por causa de nós mesmos, a glória do Senhor tem sido tirada de nossas vidas.

O que temos feito para que a glória de Deus permaneça em nós?

Comentários

Postagens mais visitadas