I Samuel 12 – Quando o povo quer receber a benção, mas não servir a Deus

 


I Samuel 12 – Quando o povo quer receber a benção, mas não servir a Deus

Disse todo o povo a Samuel: Roga pelos teus servos ao Senhor teu Deus, para que não morramos; porque a todos os nossos pecados temos acrescentado este mal, de pedirmos para nós um rei.” I Samuel 12.19.

Samuel entrega o cargo de juiz da nação quando Saul é constituído rei sobre Israel. Ele diz ao povo tudo quanto eles fizeram de errado, recorda do que os antepassados fizeram, mesmo vivendo os milagres de Deus no deserto, o Senhor mostra que estava com Samuel, e o povo não se arrepende dos erros, eles simplesmente pedem para que Samuel rogasse por eles, porém, não tiveram a atitude de reconhecerem verdadeiramente o erro que cometeram e se arrependerem do que fizeram.

O povo queria ser como as demais nações, ter um rei que reinasse sobre eles. Eles sabiam que as demais nações sofriam com algumas atitudes e ordenanças dos reis, ainda assim, eles exigiram um rei sobre eles a continuarem a serem guiados pelo Senhor através dos profetas.

Samuel os lembra das atitudes erradas que eles tiveram, os lembra de quando foram libertos das mãos dos filisteus quando ele (Samuel) pregou ao povo para que se arrependessem e se voltassem para o Senhor Deus, ainda assim, eles queriam um homem propenso a pecar como todos nós, a se tornar o rei deles, do que continuarem a terem somente o Senhor Deus como Rei.

Eles pedem que Samuel rogue por eles ao Senhor, para que Deus não os abandonasse e para que eles não ficassem a mercê dos inimigos por terem feito a escolha de ter um homem pecador reinando sobre eles, porém, o povo não se arrepende da escolha errada que fizeram. Eles não pedem perdão pelo pedido errado que cometeram, simplesmente eles querem que Samuel rogue a Deus para continuar abençoando a nação, para que não os castigue, para que não deixe que eles enfrentem as consequências da má escolha que fizeram; eles não se arrependem de terem rejeitado Deus.

Hoje temos vivido esse tempo também, pessoas que se dizem povo de Deus, têm rejeitado a Deus e servido homens. As pessoas hoje têm exaltado e adorado homens que se dizem mestres, homens que impõe tradições e ordenanças que não edificam a vida de ninguém; homens que se autoidolatram e o povo aplaude. As pessoas têm dado mais crédito a palavra que homens que se dizem líderes espirituais falam do que acreditado na Palavra de Deus. Não temos nos arrependido das más escolhas que temos feito. Temos rejeitado a Palavra de Deus, temos nos afastado do Senhor, temos desprezado a Deus e ainda assim, queremos receber as bênçãos do Senhor. 

Ø  Até quando agiremos dessa maneira?

Ø  Até quando iremos preferir viver de maneira que fútil e pecaminosa a ter uma vida de intimidade verdadeira com Deus ouvindo Sua Voz e aprendendo Seus ensinamentos?

Não podemos continuar agindo dessa maneira, o mal que tem crescido e oprimido nossas vidas e nação é culpa nossa por rejeitar a Palavra de Deus e nos afastarmos do Senhor.

 Precisamos pedir perdão a Deus de coração quebrantado e nos arrependermos verdadeiramente, para que o Senhor possa ouvir a nossa oração e atender nosso clamor.

Tão somente temei ao Senhor, e servi-O fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas voz fez.” I Samuel 12.24.


Comentários

Postagens mais visitadas