O Cuidado de Deus conosco

 


O Cuidado de Deus conosco

Grande em conselho, e poderoso em obras; cujos olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dares a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas obras. Jeremias 32:19.

Quatro cuidados que Deus tem para conosco mesmo quando não nos preocupamos ou nos esquecemos.

1.       Cuidado: Conselho – Ele nos aconselha e orienta. “Às vezes fazemos tudo conforme nossa vontade, ou no impulso do momento sem pensar ou sem pedir orientação”.

O Senhor sabe de todas as coisas. Deus é Pai e nos ensina, educa e aconselha, nos mostra o caminho bom e mau, e nos dá livre arbítrio para escolher o que queremos seguir, porém, nos mostra a recompensa de cada caminho, as recompensas do caminho mau e do bom. Como Pai, Deus nos aconselha, Ele sabe de todas as coisas, porém não nos impõe a Sua vontade, Ele nos aconselha a segui-lo (Jeremias 32. 19 – Grande em conselho). Isaías 28.29 – diz que Deus é grande em conselho e obras, O profeta Isaías conta na parábola da lavoura como o Senhor ensina e cuida de detalhes (Inclinai os ouvidos, e ouvi a minha voz; escutai e ouvi o meu discurso. Porventura lavra continuamente o lavrador, para semear? Ou está sempre abrindo e esterroando a sua terra? Não é antes assim: quando já tem nivelado a sua superfície, então espalha a nigela, semeia cominho, lança o trigo a eito, a cevada no lugar determinado e a espalta na margem? Pois o seu Deus o instrui devidamente o ensina. Porque a nigela não se trilha com instrumento de trilhar, nem sobre o cominho se passa a roda de carro;mas a nigela é debulhada com uma vara e o cominho com o pau. Acaso é esmiuçado o trigo? Não; não se trilha continuamente, nem se esmiúça com as rodas do seu carro e os seus cavalos; não se esmiúça. Até isso procede do Senhor dos Exércitos; porque é maravilhoso em conselho e grande em obra. Isaías 28:23-29), o verso Is. 28. 26 diz, “Pois o seu Deus o instrui e ensina devidamente”, Deus se preocupa tanto conosco que nos ensina cada pequeno detalhe; coisas que as vezes pensamos ser tão simples, ainda assim Deus nos ensina. Em Salmos 25.14, Davi diz, “O conselho do Senhor é para aqueles que o temem, e Ele lhes faz saber o seu pacto”. Aqueles que o temem, quando tememos a Deus, não por medo, mas por amor, Ele nos aconselha em como agir. Salmos 33.11 diz, “O conselho do Senhor permanece para sempre, e os intentos do Seu coração por todas as gerações”. A Palavra de Deus permanece para sempre, Ele faz com que aqueles que O seguem seja bem aventurados/felizes. (Salmos 33.12 – Bem-aventurada a nação cujo Deus é o Senhor, o povo que Ele escolheu para sua herança). Quando nos deixamos ser guiados por Deus, somos recebidos com alegria. Salmos. 73.24, “Tu me guias com Teu conselho, e depois me receberás em glória”. Deus é a sabedoria que precisamos, Provérbio 8.14, “Meu é o conselho, e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza”, e quando buscamos os ensinamentos de Deus , Ele nos dá porque nos ama, Prov. 8.17 – “Eu amo os que me amam, e os que diligentemente me buscam me acharão”; Isaías 11.2-3 – “E repousará sobre ele o espírito do Senhor, o espírito da sabedoria e de entendimento, o espírito de conhecimento e de temos do Senhor. E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem decidirá segundo o ouvir dos seus ouvidos”.

 

2.       Cuidado: Olhos abertos: Seus Olhos estão sobre nós.

Jó 34.21, “Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e Ele vê todos os seus passos”. Deus vê todos os passos. Não só os passos do caminho, mas os pensamentos , intenções, desejos. Nada se oculta dos Olhos do Senhor, o salmista diz que mesmo se fizer a sua cama no Seol, ainda ali o Senhor o verá. O Senhor vê tudo, Jó 31.4 – “Não vê Ele os meus caminhos, e não conta todos os meus passos?”; II Crônicas 16.9a – “Porque, quanto ao Senhor, Seus Olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte a favor daqueles cujo coração é perfeito para com Ele”; Os olhos do Senhor percorrem a terra e está a favor daqueles que O temem, quando temos o coração perfeito para com Cristo, Deus olha por nós a nosso favor, Ele cuida de nós e não precisamos temer nada. Mas também precisamos ter o cuidado de andar segundo o caminho e a vontade de Deus, Jeremias 16.17, “Pois os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos; não se acham eles escondidos da minha face, nem está a sua iniquidade encoberta aos meus olhos”, nada se oculta aos olhos do Senhor, Ele vê nossas obras, vê quando fazemos Sua vontade e quando pecamos, por isso devemos vigiar o orar para não cairmos.

 

3.       Cuidado: Nosso caminho: Para andar segundo seus caminhos (Jer. 32.19).

Em Provérbios 5.21 diz, “Porque os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor, o qual oberva todas as suas veredas”. O Senhor observa todas as veredas e caminhos que trilhamos. Ele não interfere, temos a liberdade de agir, mas quando amamos e nos entregamos verdadeiramente a Deus, Ele nos guia pelo caminho. Hebreus 4.13, “E não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”. Não há nada que se possa esconder do Deus vivo. Por isso quando erramos, precisamos nos colocar diante do Altar de Deus e pedir perdão, pois Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar. Porque mesmo depois de pedir perdão e se perdoado, ainda assim enfrentamos as consequências dos erros, porém quando nos colocamos diante de Deus para pedir perdão e Ele nos perdoa, Ele também nos ajuda a enfrentar as consequências o que torna tudo mais fácil, porque estamos com o Pai ao nosso lado.

 

4.       Cuidado: Recompensa das obras. (Segundo o fruto das obras. Jer. 32.19)

 Jeremias 17. 10, “Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”. Deus nos recompensa segundo nossos caminhos e obras. Isso não significa que o que temos e recebemos é somente pelo que fazemos, mas Deus nos ajuda a conquistar nossos desejos e sonhos quando nos colocamos diante Dele para fazermos a Sua vontade, mesmo que isso leve um tempo aos olhos humanos, tudo chega no tempo de Deus.

I Samuel 16.7b – “Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”. O Senhor olha o nosso coração, Ele sabe tudo o que desejamos em nosso íntimo, mesmo nos esforçando, lutando para conquistar nossos objetivos, quando nos colocamos diante de Deus e pedimos para Ele ir à frente, Deus nos dá a resposta com o melhor para nossa vida.


Comentários

Postagens mais visitadas