Conversão: A base da vida Cristã

 


Conversão: A base da vida Cristã

 Efésios 2. 1-10

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus, Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.


Conversão: mudança de religião; transformação; mudança de características de título financeiro;

Ø     Mudança: ato ou efeito de mudar; transferência; substituição;

Ø    Transformação: metamorfose, modificação;

Ø   Transformar: dar nova forma; tornar diferente do que era; converter; mudar; alterar; modificar;

Ø   Religião: conjunto de práticas e princípios que regem as relações entre o homem e a divindade; doutrina religiosa, dever sagrado.

 

O que é conversão?

Resposta: é mudar de vida quando se aceita a Cristo como Salvador. É ser transformado. Mudar suas atitudes e ações, e viver como Cristo viveu.

 A conversão é a base da vida cristã, pois quando nos convertemos e aceitamos a Cristo como único e suficiente Salvador, mudamos nossos hábitos pecaminosos, nossa vida errônea. Não significa que não cometeremos mais nenhum pecado, (somente Jesus é perfeito), mas quando somos transformados pela conversão em Jesus, recebemos o Espírito Santo em nossas vidas e Ele nos alerta quando estamos no caminho errado, o que nos ajuda a evitarmos ao máximo cometermos pecados, o que acabamos cometendo, mas com frequência menor e não temos nenhum prazer no erro.

 - Precisa haver mudança da vida de quem diz seguir a Cristo?

- Por que temos que mudar de vida para sermos cristão?

- O que precisa ser mudado?

Efésios 2. 1-8, nos mostra que precisamos mudar os hábitos do mundo da nossa vida. Ou seja, excluir os hábitos mundanos da nossa vida. A verdadeira essência do homem (ser humano), é pura – Gênesis 2. 7 e 25: E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente… E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam – Aqui vemos que quando Deus formou o homem, o fez puro. O pecado somente entrou no mundo após Adão comer do fruto proibido, onde seus olhos e mente tiveram conhecimento do pecado e erro.

A mudança deve ser essa: Não se satisfazer no pecado. I Coríntios 6.12: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

 - Como Jesus pode mudar a vida de alguém?

A vida que recebemos é espiritual, então o interesse do convertido passa a ser espiritual. Sentimos o Espírito de Deus falando conosco. II Coríntios 5.17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Então Jesus não transforma a nossa vida aqui na terra quando nos convertermos? – Sim, Ele transforma!

A transformação não vem de um dia para o outro, mas aos poucos, quando nos convertemos, passamos por um processo de mudança e transformação, onde perdemos alguns hábitos antigos, onde começamos a entender o que é errado e certo, onde na busca do Reino de Deus, na leitura da Bíblia, aprendizado da Palavra de Deus, na busca por comunhão com o Pai, na prática da Oração, aprendemos a viver com Jesus, a pensar como Jesus, a entender e ver a vida de uma maneira diferente. A exercer e praticar o amor fraternal, amar uns aos outros, ter comunhão com os irmãos, ouvir a resposta de Deus às nossas orações, quando temos experiências com Deus. O convertido vive em constante experiência com Deus. Momentos alegres, tristes, turbulentos, provações, problemas, em todo momento devemos buscar a Deus, buscar em Jesus a solução, e o Senhor nos responde, atende nossas orações, realiza nossos pedidos, mas devemos saber que a vida com Deus não é por interesse em determinada coisa ou objetivo. A vida com Deus tem um único o objetivo, a vida eterna com o Pai no céu. Mas a vida material também precisa de objetivos, afinal vivemos no mundo, porém não pertencemos ao mundoJoão 17. 15-16: Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, assim como Eu não sou do mundo – Jesus em sua oração por nós, pede ao Pai que nos guarde do mal que reina no mundo, pois nós não pertencemos ao mundo, somos estrangeiros aqui na terra, estamos de passagem, a nossa morada é no céu.

O convertido prefere e deixa tudo por Jesus: Quando nos convertemos, temos a ansiedade de fazer tudo por Cristo, para o Reino, trabalhar na igreja, falar para os outros sobre a transformação que estamos vivendo e como é maravilhoso o viver em Jesus, mesmo com tribulações e dificuldades, mas sempre vivendo os milagres de Deus em nossas vidas que prova o quanto Ele nos ama e cuida de nós. O largar, deixar tudo por Jesus, é abrir mão dos prazeres do mundo que sentíamos e vivíamos antes do encontro com Cristo, e preferir viver “quadrado” com Jesus. Quando alguém diz, “você é quadrado” por não fazer determinado ato, se regozije, pois o quadrado é o desenho mais perfeito que existe. Viver com Jesus não é deixar de se divertir, de se alegrar, de aproveitar a vida, muito pelo contrário, viver com Jesus é aproveitar, se divertir, se alegrar, e curtir a vida em toda a sua plenitude, verdade e pureza, pois somente Deus pode nos dar o prazer de viver plenamente e aproveitar de toda a criação que Ele fez para nós.

O convertido não despreza a Deus nem a sua Palavra, pois é na Bíblia que encontramos as respostas para nossas orações, onde ouvimos a voz de Deus, onde encontramos conselhos para nossas vidas, questões, dúvidas, onde aprendemos os princípios, valores, ciência, história, matemática, filosofia, geografia, e tantos outros ensinamentos, porque a Bíblia é completa. É onde estão todas as profecias, ordenanças, ensinamentos, orientações e respostas para tudo o que precisamos. 

Devemos ser diferentes do mundo, mostrando que viver em Cristo é maravilhoso e trás alegria, gozo, paz verdadeira para as nossas vidas.

Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos. – Salmos 119.9-12.


Comentários

Postagens mais visitadas