Alimentar o necessitado

 



 Mateus 14.13-21 - Alimentar o necessitado

Jesus, porém, lhes disse: Não precisam ir embora; dai-lhe vós de comer. Mateus 14.16”.

 

O texto fala sobre a primeira multiplicação que Jesus fez. Porém, somente ouvimos pregações sobre o milagre de Jesus em multiplicar cinco pães e dois peixes, mas nunca ouvimos sobre Alimentar o necessitado.

As pessoas que seguiam Jesus, muitas delas queriam ouvir sobre o Reino de Deus, outras, queriam ouvir sobre a salvação, outras queriam ver os milagres para saber se Jesus tinha poder, outras ainda queriam somente receber os milagres e nem agradeciam, (vide Lucas 17.11-19 como exemplo), hoje não é diferente, muitos hoje vão à igreja em busca de milagres e bênçãos e não em busca de Deus. Muitos ali naquela multidão também estavam presentes porque queriam comer, embora não soubessem que a fome maior que sentiam era a espiritual, eles buscavam o alimento que saciasse a fome que sentiam. Ainda hoje vemos isso acontecendo, muitos vão à igreja em busca de ajuda, pois estão com fome carnal, a fome que machuca o corpo, embora também tenham a fome espiritual, porém não conseguem distinguir uma da outra pelo fato de não conhecerem a sua necessidade, mas ainda assim, a fome do corpo precisa ser saciada. Ninguém com fome consegue se concentrar em algo, quanto mais compreender o que está sendo dito, pois sabemos que quando estamos com fome, somente pensamos em saciar o que nos incomoda.

Os discípulos disseram para Cristo dispensar a multidão para que procurassem nas cidades onde comprar comida, mas muitos ali entre aquela multidão não tinham condições de comprar algo, hoje também acontece isso, muitas vezes vemos pessoas indo às igrejas em busca de uma ajuda. Uma cesta básica, um pacote de arroz, um pão, um valor para ajudar a comprar um gás para cozinhar em casa, enfim, a pessoa está com fome e precisa saciar essa fome, e vemos muitos “irmãos” ou “pastores/líderes” que dizem, “Entra, assista o culto e depois a gente conversa”, já presenciei tal atitude abominável! Sinto até vergonha de lembrar da situação. Quantas vezes não vemos isso acontecendo?

Aquela pessoa está com fome, acha que ela irá prestar atenção ao que está sendo “pregado”? (porque, sinceramente, quem tem essa atitude de obrigar alguém faminto a assistir um culto sem antes dar-lhe o alimento, não prega o amor). A pessoa não vai prestar atenção em nada do que está sendo dito, e ainda vai pensar que está sendo obrigado a ouvir palavras falsas de amor.

Como podemos pregar amor se não demonstramos o amor?

Como podemos pregar amor e se não vivemos o amor?

 Que deus é esse que nos obriga a ouvir algo antes de nos ajudar? E ainda dizem que é deus de amor? Não. O verdadeiro Deus de Amor cuida de nós, afinal, a melhor maneira de demonstrar o amor é pela atitude!

Jesus morreu por nós na cruz, não foi para “se mostrar como o Salvador da humanidade”, Jesus morreu na cruz porque Ele nos ama e quer que vivamos ao lado d’Ele eternamente, por isso Ele se entregou, se entregou por amor, isso é uma demonstração de amor, atitude!

Não precisam ir embora; dai-lhes vós de comer. Jesus expressa aqui o que devemos fazer, nós devemos dar de comer aos necessitados. Nem sempre poderemos ajudar a todos, infelizmente não, porém, quando fazemos de coração e amor que temos da parte do Senhor, Jesus multiplica!

Em João 6.9 diz: “Aqui tem um rapaz que tem cinco pães e dois peixes”, é o mesmo texto sobre a multiplicação (João 6.1-14). Esse rapaz ofereceu o que tinha mesmo sabendo que para aquela multidão (cerca de cinco mil pessoas), não bastaria, mas de coração e com amor, ele disse o que tinha, Jesus multiplicou. É assim que Jesus age, se você oferece com amor, Ele multiplica. Não temos condição de ajudar a todos, mas o pouco que temos, consagrado ao Senhor, ajuda a muitos.

Não devemos “obrigar” ninguém a ouvir a “pregação” em troca de um prato de comida ou algo que essa pessoa necessita, devemos, alimentar o corpo para que aquela fome não atrapalhe o entendimento da pessoa, e assim, através de uma atitude demonstrar amor, e então pregar o evangelho, mostrando que Jesus ama aquela pessoa e é o Salvador.

Precisamos alimentar o necessitado de espírito e no corpo, com atitudes, demonstrando o 

Comentários

Postagens mais visitadas