Mateus 21. 28-32 – Quem agrada a Deus?


 Mateus 21. 28-32 – Quem agrada a Deus?

 Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; mas não foi. Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e meretrizes entram diante de vós no reino de Deus. Pois João veio a vós no caminho da justiça, e não lhe deste crédito, mas o publicanos e meretrizes lho deram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para crerdes nele”. Mateus 21.28-32.

 

A parábola que Jesus nos conta é sobre um pai e seus dois filhos, vemos essa atitude de filhos hoje em dia. Muitos pais pedem ou dão ordens aos filhos e estes dizem sim, mas não fazem. Outros dizem, não, mas se arrependem de ter desobedecido e cumprem o que os pais pediram. Assim somos nós com Deus. O Senhor nos diz que o é melhor para nossa vida, não pecar. Dizemos sim, não pecaremos, mas desobedecemos. E outras vezes, dizemos que não queremos seguir os ensinamentos de Deus, mas nos arrependemos e seguimos.

O pecado nos cega, e nos afasta de Deus. Entristece o coração do Pai.

Aquele primeiro filho, era o primeiro, primogênito, pela lei da época, seria o herdeiro de tudo, tinha privilégios por ser o primeiro filho. Quando seu pai manda que ele trabalhe na vinha, ele diz sim, mas age ao contrário. Ele acha e age como se já fosse o herdeiro, “para que eu irei trabalhar na vinha? Há empregados, eles que façam o trabalho, eu sou o dono”, “eu sou o herdeiro, sou o dono, posso ir quando quiser”, “eu não sou empregado para ter obrigação de ir agora, posso ir depois”, pensamentos assim invadem a nossa mente, “eu sou filho de Deus”, “eu conheço a Palavra, não preciso que ninguém me diga o que é certo ou errado”, “eu conheço a Bíblia, quem essa pessoa acha que é para me corrigir?”, pensamentos soberbos e pretensiosos atingem a nossa mente e nos afastam de Deus. Nos levam para o caminho contrário a vontade do Senhor. Nos fazem desobedecer e entristecer o coração do Pai.

O segundo filho, age como muitos hoje em dia, “não quero ouvir de Deus”, “não quero ouvir sobre a Bíblia”, “não quero que fale de Jesus”, “não quero acreditar no que dizem sobre salvação”, mas muitos desses se arrependem e sentem que algo precisa ser preenchido em suas vidas, e por vezes, reconhecem que precisam ouvir sobre o Deus que rejeitaram um dia, e então, se sentem preenchidos, se arrependem dos erros e reconhecem que precisam do Senhor. O aceitam como Pai e cumprem sua vontade. Seus ensinamentos.

A vontade de Deus não é escravizar uma pessoa com rótulos, ideologias, crenças, discursos de ódio e vazios, deturpar a vida, conceitos e princípios como temos visto hoje em dia acontecendo. A vontade de Deus para nós, é que tenhamos uma vida cheia de paz e alegria. Que vivamos bem e em paz em sociedade, ajudando uns aos outros, respeitando uns aos outros, Ele não interfere em nossas escolhas, mas nos mostra qual o melhor caminho a escolher para que não soframos. Ele não nos obriga a seguir Seus ensinamentos e vontade, mas nos mostra o que acontece quando fazemos a escolha errada. Ele não nos manda para o inferno como muitos falam, mas Ele nos alerta que se escolhermos o caminho errado, do pecado, do ódio, da perversão de valores e conceitos, o caminho que destrói a vida, não viveremos com Ele na eternidade.

A eternidade não é agora, na Terra, a eternidade é a vida que teremos após essa terrena acabar, quando nos encontrarmos com Ele. Por isso não devemos nos apegar a bens materiais, mas devemos buscar o Reino de Deus. Devemos buscar conhecer mais o Senhor, e viver os ensinamentos de Cristo.

Vemos hoje, as pessoas presas a ideologias que as obrigam a aceitar tudo o que dizem, não podendo expressar sua verdadeira opinião e pensamento, transformando as pessoas em coletivo, manada, obrigando a abaixar a cabeça para tudo o que dizem e fazem, nos calando para não falarmos nada que contrarie a perversão que cometem, o escárnio contra o Senhor, a destruição das famílias. Jesus nos liberta de tudo isso. Deus nos dá a liberdade para nos expressarmos, para falarmos nossa opinião, Ele não nos coloca um contra o outro, Ele nos une. Cristo não nos ensina a odiar o outro, como movimentos que temos visto em nossos dias, Ele nos ensina a amar e respeitar uns aos outro. Ele nos ensina a viver em sociedade, Ele não nos rotula, não nos divide, não nos classifica, Jesus não separa, Ele ajunta, une, ama.

Fazer a vontade de Deus é viver em amor e graça, a graça que salva, que alegra e que leva a salvação aquele que precisam. Que nos ensina a respeitar. Que nos ensina a viver em família.

A vontade de Deus se cumpre, quando unidos, somos um povo.


Comentários

Postagens mais visitadas