Jó 8 – Deus não rejeita ninguém


Jó 8 – Deus não rejeita ninguém

Eis que Deus não rejeitará ao reto, nem tomará pela mão os malfeitores”. Jó 8.20.

Deus sabe que somos falhos e fracos, e que muitas vezes erramos involuntariamente, outras porque até pensamos, “qual o mal fazer isso?”, ou até, “ninguém está vendo!”, ou, “não tem problema fazer isso, estou fazendo com minha família e amigos que sabem que sou cristão e sabem que sou fiel a Deus!”. Mas, esses pensamentos são exatamente o que nos fazem errar, pois não prestamos atenção no que está acontecendo. A pergunta que devemos fazer é, “será que isso fará as pessoas questionarem que tipo de cristão eu sou?”, “será que isso me diferencia das pessoas que não são cristãs?”, “Será que Jesus faria isso em meu lugar?”.
Claro que muitas, aliás, praticamente todas as vezes não pensamos assim, e só lembramos desses questionamentos depois que já cometemos o erro. Na verdade, lembramos disso quando já estamos enfrentando as consequências dos nossos atos. Porém, temos esperança, pois Deus vê nosso coração, Ele sabe quando fazemos algo sem maldade, mesmo que errado, e se nos arrependermos, somos perdoados. Já ouvi muitas pessoas orando, “Deus, me perdoa pelos meus pecados ocultos e aqueles que eu não sei que cometi”, uma oração sincera, mas que também nos faz refletir, como podemos ser condenados se eu não sei que errei?
Muitas vezes erramos sem querer, isso realmente acontece, erramos tentando acertar, erramos tentando ajudar, erramos simplesmente sem perceber, mas as consequências ainda assim vêm para nossas vidas, e nesses momentos questionamos, “Senhor, o que aconteceu para isso estar acontecendo comigo?”, pecados ocultos e que não sabemos que cometemos, mesmo “tendo errado inocentemente” as consequências nos encontram, e nesses momentos nos desesperamos porque não sabemos o que fazer e o porquê daquilo estar acontecendo. Mas, Deus está conosco, e só temos que falar com Ele, “Senhor, me ajuda! Senhor, se errei e não percebi, me perdoa e me mostre a solução, não me deixe sofrer!”. Quantas vezes não fazemos isso e nosso coração se consome em tristeza e angústia e acabamos no desespero de não achar solução para a situação?
Mas se com empenho buscares a Deus, e ao Todo-Poderoso fizeres a tua súplica, se fores achado puro e reto, certamente mesmo agora Ele despertará por ti, e tornará segura a habitação da tua justiça”. Jó 8.5-6
Deus é justo, Ele não nos deixa sofrer, pelo contrário, Ele nos ensina como viver em paz e felicidade. Seguir os ensinamentos do Senhor, não é “ser obrigado a fazer o que Deus diz senão iremos para o inferno”, (já ouvi pessoas dizendo isso), seguir os ensinamentos do Senhor é ter amor para com o próximo e para conosco. Jesus nos ensina a amar o outro como a nós mesmos, a respeitar o nosso vizinho, a ouvir as pessoas quando precisam conversar e aconselhá-las, a dar ouvidos a alguém em desespero para ajudá-lo a se acalmar e ver que há solução para qualquer situação. Não cobiçar o que é do outro, não ter inveja, (a inveja mata), não provocar a raiva e ira nos demais, não fazer o mal. Isso é ser tirano para conosco? As pessoas hoje acusam Deus de impor a vontade d’Ele, mas na verdade estão fazendo a vontado do diabo, matando, roubando, acusando falsamente, destruindo famílias, vidas, casamentos, amizades, escravizando, e tantas outras maldade, e ainda acusam Deus de permitir que o mal exista. Se Deus destruísse o mal, sabe o que as pessoas diriam? Que Deus é ditador, porque só a vontade d’Ele pode ser feita e não temos escolhas. Porém, temos a escolha e ainda assim as pessoas acusam Deus pelos erros que eles escolhem cometer. O ser humano não gosta de ter responsabilidade, o ser humano só quer acusar e jogar a culpa no outro, mas nunca admitir que ele é o errado.
Deus diz, “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, Eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar”. 2 Crônicas 7.14-15.
Quando Deus diz que se o povo (pessoas), se humilharem, o que quer dizer humilhar? Sabe quando você responde seus pais ou faz algo contra alguém e sabe que fez algo errado? Você fica com vergonha de pedir perdão? Então, se humilhar é ter humildade de reconhecer que errou e está ali para pedir perdão. Humilhar não é denegrir alguém como nós, seres humanos, fazemos muitas vezes.
Orar – é falar com Deus, é conversar, desabafar, dizer tudo o que sentimos e tudo o que estamos pensando, desejando, contar o que nos aflige e corrói por dentro, o que nos entristece. É conversar como conversamos com nossos amigos, Deus é nosso amigo também!
Buscar a minha face – é realmente buscar a Deus. Procurar Deus. Olhar para os céus e reconhecer que nos esquecemos d’Ele, mas que queremos encontrá-Lo, que queremos ter contato com Ele, que estamos buscando formas de nos aproximarmos d’Ele novamente.
Se converter dos maus caminhos – é reconhecer que estávamos errados. Reconhecer que erramos. Nos arrependermos de termos cometido o erro, nos arrependermos das escolhas erradas, reconhecermos que as alternativas que escolhemos seguir nos levaram para caminhos ruins e distantes de Deus.
Então, Deus ouvirá dos céus – Deus está no trono e ainda assim, Ele inclina os ouvidos para ouvir a nossa oração, “porque inclinou para mim o seu ouvido, invocá-lo-ei enquanto viver”, (Salmos 116.2). “Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas súplicas”, (Salmos 28.6). “Na minha angústia invoquei o Senhor, sim, clamei ao meu Deus; do seu templo ouviu Ele a minha voz; o clamor que eu lhe fiz chegou aos seus ouvidos”, (Salmos 18.6). “O Senhor ouviu a minha súplica, o Senhor aceita a minha oração”, (Salmos 6.9). Deus está disponível para ouvir a nossa oração, para ouvir o nosso desabafo, para ouvir o que temos a dizer, mesmo que seja para falar, “por que me sinto sozinho? Por que sinto que o Senhor me deixou?”, e a resposta d’Ele será, “Filho, estou aqui”.
Deus está aqui! Deus está ao nosso lado, esperando que conversemos com Ele. Esperando para ouvir o que temos para dizer, o que temos para contar. Abra seu coração para Jesus e sentirá a presença dele na sua vida!
Nunca se esqueça, Deus está dizendo para você não se desesperar porque Ele está ao seu lado!

Comentários

Postagens mais visitadas