Jó 10 – Desespero do homem





Jó 10 – Desespero do homem

Por que, pois, me tiraste da madre? Ah! Se então tivera expirado, e olhos nenhuns me vissem! Então fora como se nunca houvera sido; e da madre teria sido levado para a sepultura. Não são poucos os meus dias? Cessa, pois, e deixa-me, para que por um pouco eu tome alento; antes que me vá para o lugar de que não voltarei, para a terra da escuridão e das densas trevas, terra escuríssima, como a própria escuridão, terra da sombra trevosa e do caos, e onde a própria luz é como a escuridão”. Jó 10.18-22.

Quantas vezes não ouvimos de alguém próximo ou algum relato de alguém que conheceu uma pessoa em situação desesperadora? Situação essa que levou a pessoa a cometer um ato contra si mesma?
Hoje, muitas pessoas se desesperam quando não conseguem ver uma saída para os problemas que enfrentam, então recorrem a atitudes que prejudicam as próprias vidas, às drogas, álcool, suicídio. Temos visto pessoas se perdendo em meio a tantas coisas que acontece na vida, por vezes essas situações são causadas por escolhas equivocadas que fazemos, ou consequências de diversas outras situações. Mas, todas elas levam seres humanos ao desespero muitas vezes, fazendo com que eles se percam em meio a própria desesperança em resolver a situação em que se encontram.
Todos enfrentam acontecimentos que nos levam a perder as esperanças eventualmente, ou nos leva a descrença de que algo possa ser resolvido quando não enxergamos a saída, porém, não podemos perder a fé em Deus de que tudo se resolverá. Muitas pessoas acham que ser cristão é não ter problemas, pelo contrário, ser cristão é quando mais se enfrenta problemas. Mas, por que então ser cristão se tem tantos problemas? O cristão não enfrenta problemas porque escolheu ser proclamar uma fé, mas porque escolheu seguir os ensinamentos de Deus, então é quando o diabo mais tenta as pessoas, e podemos ver isso através da história de Jó, que não pecou e ainda assim sofreu tanto, não porque Deus é ruim e o deixou sofrer, mas porque o Senhor conhecia a fé dele e permitiu tudo acontecer para deixar para nós os ensinamentos de que, mesmo nos piores momentos quando não vemos a saída, confiar em Deus e não perder a fé nos sustenta e a vitória vem!
Jó nunca blasfemou contra Deus dizendo ou se perguntando o porquê Deus permitiu aqueles acontecimentos em sua vida, pelo contrário, ele se sustentava em sua fé para com o Senhor e insistia em se defender das acusações que os três amigos faziam contra ele, porém, como homem que era, Jó se desesperava também em certos momentos, vemos algumas vezes ele questionando o porquê de ter nascido para sofrer aquela situação, outras, onde ele questionava a si mesmo o porque de ainda não ter sucumbido as dores que sofria devido a doença pela qual foi acometido, “Ah! Se então tivera expirado, e olhos nenhuns me vissem! Então fora como se nunca houvera sido; e da madre teria sido levado para a sepultura”, quantas vezes quando estamos sofrendo, não falamos isso? “Ah, queria sumir”, “queria ir para um lugar onde ninguém me conhecesse”, “se pudesse eu desaparecia”, entre outras frases. Quem nunca disse isso? Quem nunca desejou desaparecer em meio a uma situação difícil, como se desaparecer fosse resolver algo!
Somos seres humanos, e desejamos por vezes largar tudo quando a ocasião se complica, não queremos resolver problemas, queremos todos os problemas solucionados, porém, resolvê-los não. Sempre queremos que o outro resolva as coisas para nós, mas nós mesmos não queremos “ter trabalho”. Adão culpou Eva por ter escolhido comer o fruto, Caim culpou Abel por não ter tido sua oferta escolhida e a inveja por ver a oferta do irmão aceita o levou a matá-lo. Precisamos aprender a enfrentar nossas escolhas e as consequências que elas trazem, não nos desesperarmos. Vamos nos desesperar em algum momento? Claro, somos humanos, isso faz parte dos sentimentos que sentimos, mas não podemos permitir que isso nos domine e nos leve a cometer algo horrendo contra nós mesmos.
Uma vez estava no metrô, passando pela catraca, um homem passou por mim, correndo para descer a escada para a plataforma, o trem estava se aproximando, (dava para ouvir o barulho dele se aproximando da plataforma), achei normal, pois muitas pessoas descem correndo para entrar no metrô, atrasado para o trabalho ou algum compromisso. Desci a escada com calma, estava voltando para casa depois de um dia de trabalho, somente ouvi gritos das pessoas na plataforma, quando cheguei na mesma um tumulto se formava, o trem estava parado no meio da estação com as portas fechadas. Uma mulher chorava em desespero, mais pelo choque do que ela presenciou. O homem que descera correndo, não estava querendo entrar no trem, ele havia se jogado na frente do trem. Fiquei em choque porque ele passou por mim, eu o vi, mas não percebi que havia algo errado, achei normal mais uma pessoa correndo devido as obrigações e compromissos da vida, mas não era isso, eu não sei o que se passava na vida dele, mas o que quer que fosse o levou a tirar a própria vida. Quantas pessoas não estão nessa mesma situação? Quantas pessoas não estão enfrentando algo que para elas é tão desesperador que as leva a pensar em tirarem a própria vida? Já ouvi uma frase que me deixou pensativa, “um suicida não se mata para fugir do sofrimento ou problema, ele se mata para acabar com a dor que está sentindo”. As pessoas não entendem que se matar não irá acabar com a dor, só começará a dor, e uma dor eterna. A vida é o maior presente que Deus nos deu, claro que a salvação por Jesus também é o maior ato de amor de Deus para conosco, mas a salvação não terá sentido se não houver vida para ser salva. Quantas pessoas estão se matando porque não há quem explique que o amor de Deus para conosco é tão grande que Ele nos deu Jesus Cristo para ser nosso salvador morrendo em nosso lugar para nos dar vida! A salvação significa vida. Vida de paz com Deus.
O desespero leva as pessoas a cometerem erros, e muitos seguem esse caminho porque não conhecem Deus.
O que temos feito para ajudar essas pessoas?
Temos mostrado Jesus em nossas vidas?
Temos feito a diferença para que as pessoas se interessem por conhecer a Cristo?

O desespero aos olhos dos homens não têm fim, mas aos olhos daqueles que conhecem a Jesus, sabemos que não importa quão sombria seja a situação, nada pode nos acontecer, pois Deus cuida de nós.
Ainda que eu ande no vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo, a Tua vara e o Teu cajado me consolam. Salmos 23.4.
Vara e cajado é a representação da proteção que o pastor tem para com suas ovelhas, pois elas sabem que a vara e o cajado do pastor espanta e enfrenta o inimigo e os perigos que tentam cercá-las (ovelhas). Assim nós também não precisamos temer, porque a mão poderosa do Senhor está conosco, o Espírito Santo está conosco e nos protege de todo mal. Só precisamos confiar e lembrar que nunca estamos sozinhos.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias. Salmos 23.6.


Comentários

Postagens mais visitadas