Jó 7 – O homem é um sopro


Jó 7 – O homem é um sopro

Lembra-te de que minha vida é um sopro”. Jó 7.7.

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e sopro-lhes nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente”. Gênesis 2.7.

Que é o homem, para que tanto o engrandeças, e ponhas sobre ele o teu pensamento e cada manha o visites, e cada momento o proves?” Jó 7.17-18.

Quem somos nós para recebermos tantas bênçãos e atenção do Senhor?
Somos criaturas feitas por Deus com amor e dedicação. Todos os seres vivos criados por Deus, surgiram com uma palavra, “e disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens, segundo as suas espécies. E assim foi.” Gênesis 1.24. Deus ordenou e tudo se fez, porém, quando o Senhor decidiu fazer o homem, Ele não ordenou, Ele mesmo fez. “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.” Gênesis 1.26. O Senhor nos fez conforme a imagem e semelhança d’Ele. Que privilégio temos em nos parecer com nosso Criador, e muitos negam Sua existência, muitos zombam de Deus.
O Senhor se importa tanto conosco, nos dá sabedoria, inteligência, conhecimento, e muitas vezes usamos tudo o que recebemos para afrontar o Senhor. Quem somos nós diante da soberania divina? Diante de tudo o que já sabemos sobre o mundo onde habitamos e o universo que nos cerca, como podemos ainda afrontar ao Senhor com teorias que diminuem a importância de Deus em nossas vidas, ou ainda com teorias que negam a existência de nosso Pai Celeste?
Quantas vezes negamos a Deus quando desprezamos a vida que temos? Ou quando desprezamos a vida do outro? Quando menosprezamos nosso semelhante, ou quando não nos importamos com o sofrimento alheio? Quantas pessoas foram escravizadas ao longo da história e ainda hoje sabemos que isso acontece, mesmo que em lugares remotos ou desconhecidos, mas sabemos que ainda existem pessoas que escravizam outras não se importando com a vida do outro.
Deus se preocupa conosco, porém, não interfere em nossas escolhas, mesmo que sejam erradas, mesmo que sejam más, o Senhor nos deu a liberdade de escolhermos nossos caminhos, e dessa forma não interfere nas escolhas que fazemos. Ainda assim, muitos culpam Deus por tudo de ruim que acontece, porém, não enxergam ou fingem não enxergar que as coisas ruins são consequências das nossas escolhas. Deus sabe que se interferir em nossos caminhos, as pessoas dirão que Ele é tirano não deixando que nós façamos nossas escolhas, e mesmo Ele nos dando a liberdade de seguir o que queremos, as pessoas O culpam por “permitir” que coisas ruins aconteçam. Deus não faz o mal para ninguém, mas o mal vem sobre a vida das pessoas por causa dos erros que cometemos.
Jó foi um homem que mesmo sofrendo muito, não culpou Deus em nenhum momento, mas seus “amigos” o julgaram culpado e merecedor do sofrimento. Assim é ainda hoje, pessoas que se dizem amigos, mas que na verdade só querem ver o nosso mal, a nossa decadência, nosso desânimo, nosso desespero. Mesmo assistindo o desespero de Jó, os três amigos dele não tiveram compaixão, pelo contrário, o fizeram sofrer mais, o acusando e julgando, em nenhum momento o consolaram ou deram uma palavra de conforto.
Nós também nos desesperamos diante das situações que nos assolam, muitas vezes, como Jó e tantos outros relatados na Bíblia, acabamos falando como pessoas sem esperanças por não vermos uma solução dos problemas que enfrentamos, mas não podemos nos deixar abater, pois Deus está sempre conosco, e mesmo que pareça que Ele tenha nos esquecido, isso nunca acontecerá, pelo contrário, no silêncio do Senhor, Ele está trabalhando por nós. Mesmo que nosso coração se desespere clamando para ouvir a voz de Deus, devemos sempre recorrer a oração e pedir que essa ansiedade seja tranquilizada, pedir que o Senhor nos ensine a esperar, pois tudo acontece no tempo de Deus para que possamos receber o melhor. Não podemos tentar resolver da nossa maneira, pois da nossa maneira as coisas somente pioram. Sabe quando falamos, “mas eu estava tentando ajudar!”, então, esse tentar ajudar Deus não funciona, porque quando “tentamos ajudar” somente pioramos a situação. Deus sabe de tudo, Ele sabe o que irá acontecer e por isso devemos confiar, pois vale a pena descansar no Senhor.




Comentários

Postagens mais visitadas