Mateus 24.15-28 – A Promessa a se cumprir – A grande tribulação

Mateus 24.15-28 – A Promessa a se cumprir – A grande tribulação

Quando, pois, virdes estar no lugar santo a abominação da desolação, predita pelo profeta Daniel (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes”. Mateus 24.15-16.

Jesus continua nos alertando sobre o que enfrentaremos nos dias finais, “Eis que de antemão vo-lo tenho dito” Mateus 24.25. Jesus nos alerta para que fiquemos atentos, pois, “porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem”, Mateus 24.27, e em vigília, “vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”, Mateus 26.41.

A grande tribulação é algo descrito no Apocalipse, o livro todo nos diz como serão os dias que precedem o fim. Porém, os profetas sempre alertaram o povo sobre isso também. Vemos que a corrupção, maldade, luxúria, crimes, adultérios, e tudo o que prejudica e traz o mal para a vida do homem aconteceria no final dos tempos, e temos vivido isso, desde o momento em que o pecado entrou no mundo.

A partir do momento em que Adão e Eva pecaram, a maldade corrompeu a criação perfeita de Deus. O homem se deixou levar pelos sentimentos ruins e perverteu a própria essência. Contaminou a terra, os animais, mares, montanhas e a vida. Daniel, é um profeta conhecido pela sua história na cova dos leões, mas pouco se fala sobre o que ele e seus amigos enfrentaram quando estavam no cativeiro na Babilônia. O livro de Apocalipse, quando fala sobre o final dos tempos, traz uma comparação com a Babilônia para falar sobre a cidade corrompida e cheia de pecados e abominações. Babilônia sempre teve muitos pecados enraizados em sua história, adoração a demônios, prostituição, adultérios, sacrifícios abomináveis. Queria proibir os hebreus de adoraram a Deus e obrigá-los a adorar os deuses deles, vemos isso quando os sacerdotes e prefeitos incentivam e influenciam Nabucodonosor a fazer o decreto que obriga a todo o povo se curvar diante da estátua dele feita de ouro (Daniel 3), mas sempre Daniel e os amigos mostraram que a fidelidade a Deus é o mais importante e que quando somos fieis, Deus também se mostra fiel. Daniel, recebe a visita do anjo e ele declara o que acontecerá nos fins dos tempos, o versículo 23 de Daniel 9 diz: “No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, pois és muito amado; considera, pois, a palavra e entende a visão”. Aqui vemos o amor que Deus tem para conosco, Daniel teve uma visão do final dos tempos, mas não entendeu, porém, ao pedir a Deus que o explicasse o que significava aquilo, o anjo do Senhor recebeu a ordem e foi ao encontro dele para explicar, a frase “pois és muito amado” é o que aquece e consola nosso coração, nós somos muitos amados por Deus, tão amados que Ele revelou ao apóstolo João o que aconteceria nos dias que precedem o fim, tão amados que Jesus nos alertou sobre o final de tudo antes de ser entregue para ser crucificado. Somos tão amados que Jesus deixou de lado seu principado, veio ao mundo como homem e sofreu por nós todas as dores do pecado, para lutar contra a morte e nos dar a vida.

Mesmo no passado Deus tem nos alertado sobre o que acontecerá quando o final de tudo chegar. As dores que sofreremos, as desolações que enfrentaremos, pais contra filhos, filhos contra pais, a corrupção corrompendo cada vez mais os homens em todos os sentidos da vida, as injustiças acontecendo cada vez mais escancaradas e ninguém fazendo nada para combatê-las, falsos mestres corrompendo a Palavra de Deus para benefícios próprios, ensinando o caminho errado e levando pessoas para a perdição, apoiando ideologias que vão contra os princípios de Deus e apoiando aqueles que querem destruir o povo de Deus. Temos vivido isso a cada dia e não mais ocultamente, mas abertamente, a perseguição contra os cristãos está cada vez mais aberta e as pessoas fecham os olhos e ainda taxam os cristãos de preconceituosos quando eles têm preconceitos porque decidimos seguir o caminho do Senhor. Somos massacrados de várias maneiras e ainda há lugares que nos levam para a morte por declararmos que somos cristãos.

Jesus nos alerta a cuidar de nossa fé, pois quando a grande tribulação começar, até os escolhidos podem ser enganados devido aos falsos mestres e falsos cristos que apareceram. Por isso, devemos sempre nos voltar para a Palavra de Deus e perseverar na fé e nos princípios do Senhor.

Em Apocalipse, quando se inicia a abertura dos selos, vemos como a terra sofrerá com a tribulação. As mortes que se seguirão devido a maldade, vemos o que o pecado traz de consequência para quem peca e para quem não peca. A maldade atinge a todos de maneira monstruosa. A maldade vem para destruir, esse é o objetivo de Satanás, destruir tudo o que Deus criou, a criação clama pelos filhos de Deus para que possamos falar do amor de Deus e da salvação em Cristo Jesus, a criação sofre por causa do pecado que cada vez mais cresce e nós, humanos, cada vez mais sofremos também porque vemos a maldade crescer e nos calamos com medo de falar do Amor de Deus. Quantos anos os governos não têm tentado nos calar, criando leis, criando regras, criticando a Palavra de Deus, taxando os cristãos que fala da Palavra como preconceituosos, nos tornando criminosos por seguirmos o caminho do Senhor. Nos fazendo passar pelos errados por não aceitarmos o erro, nos transformando em criminosos por não compactuarmos com os pecados e crimes que assolam e destroem as famílias e vidas.

Temos enfrentado a tribulação há algum tempo, mas não temos enxergado isso porque temos nos preocupado em agradar a todos e temos vivido igual Pedro no momento na crucificação, seguimos a Cristo, mas quando alguém nos reconhece, negamos ser igual a Cristo. Pedro foi reconhecido não por seguir a Cristo, muitos ali que gritavam “crucifica”, também seguiam a Jesus, muitos dos que gritaram, “solta Barrábas”, estavam na multidão quando Jesus multiplicou o pão e os peixes, muitos dos que cuspiram em Jesus no caminho até o Gólgota, presenciaram os milagres que Jesus fez em seu ministério, eles reconheceram em Pedro a imagem de Cristo, por isso ele foi apontado como quem andava com Cristo, todos ali em algum momento seguiram a Jesus, pelos pães e peixes, pelos milagres, pela cura, para ouvir o que Jesus ensinava nas ruas e na sinagoga, e ainda assim, mandaram crucificá-Lo, Pedro foi reconhecido por ser igual a Jesus, mas ele negou por medo de ser julgado como Cristo foi, os outros apóstolos se esconderam, com medo de serem julgados como Cristo, e nós, temos agido da mesma maneira, quando somos reconhecidos como seguidores de Jesus, damos desculpas. Escondemos que somos cristãos quando temos vergonha de andar com a nossa Bíblia na mão. Escondemos a Bíblia no celular onde somente nós mexemos, assim ninguém vê. Nos escondemos quando ouvimos louvores com fones de ouvido para que ninguém saiba que tipo de música escutamos. Nos escondemos quando não falamos do Amor de Deus para aquela pessoa ao nosso lado no ônibus/metrô que do nada começa a conversar e conta uma situação de dificuldade e nós somente falamos “sinto muito”, mas não falamos do quanto Deus está esperando para que ela peça a ajuda d’Ele e do quanto Ele quer consolar e confortar a vida daquela pessoa. Nos escondemos quando dizem que é proibido falar de Deus me praças e ruas, mas não denunciamos os eventos promíscuos e cheios de drogas que levam vidas para a destruição, temos sido calados e nós temos consentido com essa proibição sutil que aos poucos têm se revelado. A tribulação já começou, mas nós temos fechados os olhos porque queremos continuar na “zona de conforto”, porém, esse “conforto” é o princípio das dores que sofreremos por termos nos calado por tanto tempo.

Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres”. Mateus 24.27-28.

Comentários

Postagens mais visitadas