Mateus – 23. 1-39 – A Hipocrisia dos “mestres” que enganam o povo – parte 2

 


Mateus – 23. 1-39 – A Hipocrisia dos “mestres” que enganam o povo – parte 2

Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos, gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas, das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Rabi”. Mateus 23.5-7.

- Filactério: amuleto com que se busca afastar infortúnio. Uma caixa com pedaço de pergaminho que os judeus usam em suas testas e braços nas orações matinais dos dias úteis, com o intuito de lembrar das Palavras de Deus.

- Rabi: Mestre.

Temos presenciado o cumprimento desse texto, homens que somente querem reconhecimento e glória, querem que seus nomes sejam lembrados como homens influentes e não como homens de Deus. Usam o nome de Deus para benefícios próprios, levando o povo para o caminho errado, enganando as pessoas para conquistarem o que desejam sem se importarem com a vida dessas pessoas.

A Palavra de Deus nos diz: “Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles, de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que estás nos céus. Quando deres esmolas, não faças tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade nos figo que já receberam a sua recompensa… e, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa… quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa”. Mateus 6.1,2,5,16.

Vemos as pessoas transformando o jejum em algo banal, transformando esse momento de purificação em moeda de troca por “bênçãos”. Vemos os líderes usando as boas obras para elevarem seus egos e serem reconhecidos como homens piedosos que se importam com o próximo, quando na verdade, somente querem glórias e reconhecimento de homens para inflarem seus egos.

Quando realizamos a boa obra, cuidar do próximo, não precisamos espalhar o que fazemos para que ninguém nos reconheça como pessoas piedosas, pelo contrário, Jesus nos diz, “portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam,fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas”. Mateus 7.12. Ou seja, se desejamos que os homens nos tratem bem, com respeito, amor, dignidade, também devemos tratar os demais assim. Se realizamos a boa obra para com nosso próximo, deve ser porque desejamos ser tratados bem e da mesma maneira caso estivéssemos naquela determinada situação, e não para termos o nosso ego inflado e elevado. A glória pertence somente a Deus, pois somente Ele fez algo mais do que extraordinário por nós, venceu a morte para nos dar a vida.

Porém, hoje, temos visto como muitos que se dizem líderes espirituais têm criado tradições e tabus pesados para que nós sigamos nos fazendo sentir oprimidos e sufocados por essas imposições. Mas, eles mesmos não seguem, não cumprem o que ordenam a nós, não dão o exemplo. Levam o povo a cometer mais erros em vez de ensinar o caminho certo a seguir, levando muitas vezes as pessoas a se afastarem de Deus. “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus, em por torpe ganância, mas de boa vontade, nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho”. I Pedro 5.2-3. Os líderes hoje têm imposto a vontade deles, muitos se tornam “líderes” para benefícios próprios, pois transformaram o ministério de pregar a Palavra em comércio, vemos pessoas recebendo para irem pregar em igrejas, palestras, congressos, transformando em mercadoria a Palavra de Deus. Vendendo profecias que satisfazem os homens, vendendo um deus fracionado, enganando o povo com mentiras usando a própria Palavra de Deus para isso. Dominando a vida das pessoas de maneira que elas desistem de seguir o Senhor Jesus, pois acham um fardo pesado e mentiroso quando não recebem o que lhes foi prometido, “bênçãos” terrenas. Pessoas sendo ensinadas que se derem o dízimo receberão o que desejam, como se o dízimo comprasse a Deus para Ele realizar os desejos. Esses líderes têm levado o povo para o caminho da perdição. “Ai de vós escribas e fariseus hipócritas! Porque percorreis o mar e a terra para fazer um seguidor; e depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais folho do inferno do que vós”. Mateus 23.15, os líderes têm feito que o povo siga o caminho do inferno com os ensinamentos mentirosos deles, com as más condutas que praticam, com a vergonha e desonra que eles têm trazido para o nome de Deus diante dos homens.

Homens hipócritas, que têm visto como o nome de Deus tem sido escarnecido, e não fazem nada. Têm visto como as pessoas têm zombado do Senhor, e ficam calados, têm visto como muitas autoridades têm perseguido e até matado os líderes que o Senhor envia para pregar a Palavra e nada fazem para ajudar esses irmãos. Missionários sendo mortos, sinagogas, igrejas sendo queimadas, cristãos sendo assassinados, e o que os “líderes espirituais” têm feito? Nem mesmo se pronunciado contra esses ataques. Somente pensam nos bens que conquistaram e ainda querem conquistar; na influência que têm sobre a vida das pessoas para julgá-las e impor fardos pesados, quando Cristo nos diz que o fardo d’Ele é leve e que devemos deixar toda a carga com Ele, pois o maior fardo Ele já levou, a morte na cruz pelos nossos pecados. Líderes que não pregam que Jesus está vivo, mas pregam um deus de bens materiais, que dá riqueza e prosperidade em troca de dízimos. Que fazem longas orações com palavras difíceis e bonitas, para que todos digam “como ora bem”, “esse é um homem de oração”, quando são orações vazias que Deus não ouve, “Então clamarão ao Senhor; Ele, porém, não lhes responderá, antes esconderá deles a sua face naquele tempo, conforme eles fizeram mal nas suas obras. Assim diz o Senhor a respeito dos profetas que fazem erra o meu povo, que clamam: Paz! Enquanto têm o que comer, mas prepara a guerra contra aquele que nada lhes mete na boca. Portanto se vos fará noite sem visão; e trevas sem adivinhação haverá para vós. Assim se porá o sol sobre os profetas, e sobre eles, obscurecerá o dia…  Ouvi agora isto, vós chefes da casa de Jacó, e vós governantes da casa de Israel, que abominais a justiça e perverteis tudo o que é direito, edificando a Sião com sangue, e a Jerusalém com iniquidade. Os seus chefes dão a sentença por peitas, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? nenhum mal nos sobrevirá. Portanto, por causa de vós, Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedra, e o monte desta casa em lugares altos dum bosque”. Miquéias 3.4-6;9-12.

Usam o nome de Deus para perverter os bons costumes, preceitos e valores. Fazem o povo de Deus parecer preconceituoso e perverso diante daqueles que não têm conhecimento da Palavra de Deus, distorcem os ensinamentos dos profetas e as Palavras de Jesus, vendem as sentenças, cobram para ensinar, profetizam em troca de receber pagamentos, propagam as próprias palavras como sendo ditas pelo Senhor, enganam, mentem, e levam as pessoas para o caminho da perdição.

A “boa obra” que realizam até ajuda quem necessita, mas são falsas e nada valem, pois pervertem o principal mandamento e o que mais tem valor, o amor!

Não há amor para com o próximo, não há amor em ensinar a Palavra do Senhor, não há amor em levar a salvação a quem precisa ser resgatado das trevas do pecado, não há amor para com o próximo que tanto necessita conhecer a luz e a salvação, o caminho que nos dá a vida.

Não podemos ser dessa maneira, não podemos agir dessa forma, precisamos fazer a diferença, ser a luz que o mundo necessita a anseia. O amor de muitos têm se esfriado devido à maldade que têm aumentado, e isso têm acontecido porque os que deveriam nos guiar na Palavra, a usam para os próprios interesses.

Precisamos refletir em como tem sido nossa vida para com Deus, e mudar o que é necessário, e agir da maneira correta diante do Pai, seguindo os ensinamentos de Jesus, amar o próximo, e a Deus. Entregar nossa vida para que seja transformada e assim, possamos dar o exemplo como Cristo nos deu e ensinou.

Não permita que homens pervertam seu coração e sua vida, não permita que o mal exemplo de outros, o afaste do Senhor. Jesus quer transformar a sua vida para o melhor, permita que Ele entre em sua vida!


Comentários

Postagens mais visitadas