Mateus – 23. 1-39 – A Hipocrisia dos “mestres” que enganam o povo – parte 1

 



Mateus – 23. 1-39 – A Hipocrisia dos “mestres” que enganam o povo – parte 1

Mas, não façais conforme as suas obras, porque dizem e não praticam. Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-lo”. Mateus 23.3b;4.

Jesus sempre foi perseguido em seu ministério. Sempre os “mestres” das leis tentavam interrogá-Lo para que pudessem envergonhá-Lo. Jesus enfrentou muitas tentações, não somente no deserto, no início de seu ministério, mas em todo o tempo, assim como nós. Somos tentados a responder quando somos questionados e humilhados, somos tentados a reagir em situações adversas, a responder no momento de raiva, sim, sentimos raiva, frustração, revolta, são sentimentos humanos e não é porque somos cristãos que estamos livres de senti-los, pelo contrário, sentimos mais intensamente por conhecermos a verdade e sabermos que essas atitudes muitas vezes são intencionais para nos afrontar e tentar. Os homens maus usam dessas situações para denegrir nossa imagem e caráter, para nos acusar dentro da própria Palavra de Deus, e isso nos revolta sim, mas devemos sempre pedir sabedoria ao Espírito Santo de Deus para nos guiar e sabe como agir nessas situações.

Em nossos dias, no entanto, temos vivido esses momentos mais vividamente e constantemente. Temos a todo momento sido atacados, questionados, ouvido blasfêmias e toda sorte de ofensas, pelo simples fato de declararmos que somos cristãos. Temos visto igrejas serem queimadas, templos serem invadidos e pessoas congregadas ali serem atacados e mortos. E o que temos feito? O que os “mestres” do povo têm feito? O que eles têm dito a respeito disso? Nada!

Jesus aqui nos adverte a termos cuidado com os “mestres” que ouvimos, pois eles somente colocam fardos pesados e insuportáveis para nós carregarmos, enquanto eles estão desfrutando um assento confortável e rindo do nosso sofrimento. Quando Deus chama alguém para ser o guia do povo, o pastor das ovelhas, não é para ficar sentado confortavelmente enquanto as pessoas estão sofrendo e caminhando no caminho errado. Infelizmente é o que temos visto acontece.

Esse texto no faz refletir em nossos dias. Cada versículo nos chama a atenção para as situações que vemos acontecendo a todo instante em nossas vidas e em como o descaso daqueles que se intitulam “mestres”, contribuiu para o mundo caminhar para a destruição cada vez mais. Se instalou a frase, “está escrito que isso aconteceria no final dos tempos. O fim do tempo está chagando”, e com essa desculpa, não se tomam atitudes, não se combate o pecado, e deixam vidas irem para o inferno. “Mestres” que deveriam ensinar os preceitos e os ensinamentos de Deus para que as pessoas tenham uma vida de felicidade e paz, para combater o mal e salvar quem está perdido, são os primeiros que mancham o nome de Deus.

- Prosélitos: pessoa recém convertida a uma religião.

- Filactério: amuleto com que se busca afastar infortúnio. Uma caixa com pedaço de pergaminho que os judeus usam em suas testas e braços nas orações matinais dos dias úteis, com o intuito de lembrar das Palavras de Deus.

Versículo 2: Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus. Jesus aqui estava falando daqueles que se instruíam na Lei. Sumo sacerdote, sacerdotes, escribas (quem fazia cópias das Lei), mestres, doutores, discípulos (aqueles que estudavam a Lei). Ele queria dizer que eles estavam, naquele tempo, ocupando o lugar que um dia Moisés ocupou, de liderar o povo espiritualmente. O dever de um líder espiritual é: “Pois os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do Senhor dos exércitos. Malaquias 2.7.” Ou seja, o líder, pastor, bispo, precisam ter conhecimento da Palavra de Deus para ensinar ao povo. Muitas vezes, nós, quando estamos tristes, quando não sabemos como agir em determinadas situações, buscamos alguém para nos instruir e aconselhar, o dever dos líderes é esse, ter conhecimento na Palavra do Senhor para aconselhar e ajudar as pessoas quando elas estão aflitas. Porém, hoje vemos que muitos líderes, não tem conhecimento. Eles somente conhecem versículos que usam para pregar prosperidade e riquezas, não sabem nenhum para consolar o coração aflito. Com essa falta de conhecimento e atenção para com o povo necessitado, as pessoas têm procurado conselhos onde encontrarem, e acabam sendo aconselhados e orientados por ensinamentos errados, por quem não reconhece Deus, por quem é contra Deus, por quem faz o povo achar que Deus os abandonou, ou os condenou, ou que Ele não existe. Os líderes não estão cuidando do povo e as pessoas estão cada vez mais se revoltando contra Deus e se afastando do Senhor.

Versículo 3: Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam. Hoje não podemos fazer tudo o que dizem, pois incluíram de forma pecaminosa e perversa, ensinamentos de homens entre os ensinamentos de Cristo. Porém, Jesus nos adverte, fazei e observai, ou seja, observe para saber se aquilo está correto, nós seres humanos, temos o censo do que é certo e errado, embora muitos queiram praticar somente o erro, mas sabemos analisar se certa atitude é correta ou não. Devemos sempre observar o que ouvimos para discernir se é certo ou errado o que estamos sendo orientados a fazer. Mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam, isso é o que mais temos visto acontecer, os “líderes” falam, mas eles mesmos não praticam. Não devemos fazer porque alguém faz, aquele ditado, “ele fez, então também vou fazer”, não! Não é porque alguém que se diz “líder espiritual” fez algo que devo fazer igual, devemos usar nosso censo para discernir se aquela atitude está correta, e com conhecimento bíblico, também podemos avaliar se é o certo. Nós pecamos porque não queremos ler a Palavra de Deus. Hoje, com a projeção da Bíblia para leitura de todos da plateia, muitos deixam a Bíblia em casa, a tratam somente como um livro que caiu em desuso porque podemos tê-la como um e-book no celular, tablet, porque é projetada para que todos leiam, e assim, muitos deixam a Bíblia em casa. E quando estão em casa, nem mesmo a pegam para ler, estudar e meditar. Quando nos alimentamos da Palavra de Deus, temos o conhecimento para observar tudo o que estamos ouvindo e vendo e discernimento para saber quais atitudes tomar, o que realmente praticar e não sermos enganados.

Versículo 4: Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. Fardos pesados! Quantos ensinamentos de homens não temos ouvido e têm nos feito “desistir”? Sim, pessoas têm desistido de seguir a Cristo por causa de fardos pesados que falsos mestres têm imposto e ensinado erroneamente. Tradições de homens que sufocam a vida das pessoas, o Amor de Deus não sufoca, não maltrata, não condena, não faz ninguém sofrer. Temos vivido sob o julgo de igrejas e líderes que determinam sobre o que podemos falar e discutir, sobre o que podemos vestir, sobre o que podemos comer, sobre o que devemos falar, sobre com quem devemos nos relacionar, sobre como devemos viver e abaixar a cabeça para situações sob o pretexto de “se está acontecendo é porque Deus quer assim”, ou “se está acontecendo, é porque Deus permitiu que acontecesse, é tribulação para trabalhar a sua vida, porque Deus tem um propósito”, MENTIRA! Deus não é mal para ser tentado e a ninguém tenta! Deus não nos faz sofrer! “Ninguém sendo tentado diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Tiago 1.13-14. (Concupiscência: cobiça de bens materiais; anelo de prazeres sensuais; luxúria carnal; desejo libidinoso). Deus não nos faz sofrer, o que traz sofrimento para nossa vida é o pecado, e muitas vezes somos levados a pecar por recebermos ensinamentos distorcidos, que nos levam a agir de forma errada e trazem consequências para nossas vidas, mas Deus não nos dá tribulação, pelo contrário, Ele nos ensina a viver de uma forma que evitemos o sofrimento. A tribulação vem? Sim, vem, mas porque há pessoas que não conhecem ao Senhor e vivem em pecado. A tribulação acontece porque o inimigo nos ronda procurando uma brecha para nos destruir, e cria situações para nos fazer cair na armadilha maligna. Devemos observar se nossas “tradições” como cristãos estão corretas à luz da Bíblia ou se estão sendo implantadas por homens. Homem não salva ninguém, quem salva é Jesus Cristo. Lembremo-nos sempre disso.

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas